Alimentos congelados

Pode congelar comida com creme de leite?

 
Eduardo Saad
Por Eduardo Saad. 30 novembro 2022
Pode congelar comida com creme de leite?

Será que pode congelar comida com creme leite? Essa é uma dúvida muito comum, principalmente, entre as pessoas que não possuem tanta experiência no preparo de comidas.

De fato, é importante obter essa informação, pois armazenar e guardar comida pode ajudar a diminuir os gastos e também evita o desperdício. Por isso, o umCOMO resolveu trazer algumas informações sobre o assunto, ajudando você a ter um cuidado a mais na hora de guardar alimentos.

Também lhe pode interessar: Pode congelar batata?

Índice

  1. Afinal, pode congelar comida com creme de leite?
  2. Pode congelar creme de leite fresco?
  3. Posso congelar creme de leite em receitas prontas?
  4. Pode congelar creme de leite?

Afinal, pode congelar comida com creme de leite?

Se você dedicou seu tempo àquela receita especial e agora está na dúvida se pode congelar comida com creme de leite, saiba que não é o mais indicado, pois o produto irá sofrer alterações que podem influenciar o sabor e a consistência do prato.

O conselho é acrescentar o creme de leite ao finalizar o prato logo antes de servir, evitando assim congelar misturado ao alimento. Outro fator que deve ser levado em conta é que o creme de leite pode azedar se mantido por longas horas fora da geladeira, portanto deve-se evitar fazer grandes quantidades de comida que levam o creme de leite na receita.

Composto basicamente pela gordura do leite, sendo também matéria prima principal da fabricação da manteiga, o creme de leite quando misturado à comida e ao ser congelado e descongelado, toma uma aparência de granulado e talhado. Isto se dá devido a separação entre a gordura e o soro contido no creme de leite, portanto, deve se evitar.

Pode congelar creme de leite fresco?

O consumo do creme de leite fresco é geralmente feito quando o produto foi recém-fabricado de forma artesanal ou recém-retirado de sua embalagem. O creme de leite fresco deve ser mantido na geladeira e, após aberto, ser consumido no prazo de 3 a 5 dias. Se houver grandes sobras do produto, o congelamento pode sim ser feito, mas tenha em mente que as chances do produto perder a qualidade, são altas.

Feito de forma relativamente fácil, o creme de leite fresco é muito utilizado pela facilidade de fabricação e também por se tratar de um produto mais puro e mais saudável. Consiste em ferver o leite, de preferência fresco e com alto teor de gordura, com manteiga e depois deixar por algumas horas em repouso na geladeira.

Como congelar creme de leite fresco

Existem formas de se congelar creme de leite fresco que diminuem as chances de o produto perder. Antes de tudo escolha um recipiente de vidro e esterilize com água fervente para se livrar de todas as bactérias. Vale lembrar que bactérias levam o creme de leite a fermentar, então fique atento. O recipiente deve ser devidamente tampado de forma hermética, para evitar que odores de outros alimentos passem para o creme de leite.

É importante lembrar de deixar um espaço de cerca de 3 centímetros entre a tampa e o creme de leite para que não ocorram acidentes durante a dilatação que o produto irá sofrer no congelamento.

Quanto tempo dura o creme de leite fresco no congelador

O creme de leite fresco pode ser congelado por até dois meses e o descongelamento é feito de um dia para o outro. Aconselha se retirar do freezer e descongelar lentamente na geladeira, a fim de tentar preservar o máximo de cremosidade possível.

O creme de leite fresco deve ser delicadamente misturado após estar completamente descongelado para se tornar o mais homogêneo possível. Apesar de perder muito de sua cremosidade original, ainda existem inúmeras receitas que ele possa ser utilizado.

Posso congelar creme de leite em receitas prontas?

Ao utilizar creme de leite em qualquer receita se deve, antes de tudo, calcular bem a quantidade necessária. Deste modo evita-se sobras deste produto que não é o mais indicado a se congelar. O motivo é que, por sua composição, o creme de leite perde a cremosidade, que é uma de suas características principais.

Se sobrar comida já misturada com creme de leite, deve-se manter imediatamente na geladeira, pois a receita vai azedar rapidamente. Mesmo na geladeira procure consumir o quanto antes e evite assim desperdícios.

Como congelar comida com creme de leite

Caso tenha a necessidade de congelar creme de leite providencie um recipiente limpo de plástico com uma tampa com boa vedação. Tenha o cuidado de deixar um espaço entre o creme de leite e a tampa e também escolha um local onde o frasco não seja derrubado por acidente dentro do freezer.

O creme de leite é um produto bastante suscetível à contaminação por odores e sabores, portanto, mesmo bem vedado, evite colocar alimentos com cheiro ou gosto forte perto.

Como descongelar comida com creme de leite

O processo de descongelamento deve ser feito de forma lenta e é recomendado deixar o recipiente fechado descongelar durante a noite. Desta forma uma maior homogeneidade do produto é garantida.

Após descongelar por completo, o creme de leite deve ser misturado lentamente até atingir uma aparência uniforme. A quantidade de gordura que depende do tipo de creme de leite utilizado influencia no congelamento.

Os que possuem menos gordura em sua composição congelam melhor, pois possuem menos soro em sua composição e a validade do creme de leite congelado é de 2 meses

Pode congelar creme de leite?

É comum se perguntar se pode congelar creme de leite pois a versatilidade deste produto o faz ser presença certa em cozinhas de todo o mundo. O congelamento deste produto não é o mais indicado. Para aproveitar seu sabor e cremosidade, o creme de leite deve ser preferencialmente consumido fresco ou em poucos dias caso o produto for industrializado.

Procure evitar que sobre creme de leite da receita, mas, se necessário, o congele em recipiente bem fechado. Trata-se de um produto muito sensível a aromas e sabores, portanto armazene separado de alimentos fortes.

Ao descongelar, faça da forma mais lenta possível e, após o degelo completo, misture com cuidado para que o creme de leite fique homogêneo. O creme de leite descongelado perde muito de sua cremosidade, porém pode ser utilizado em muitas receitas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode congelar comida com creme de leite?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Bibliografia
  • Segredos da Comida. Pode Congelar Comida com Creme de Leite. Descubra a verdade. Disponível em <https://segredosdacomida.com.br/pode-congelar-comida-com-creme-de-leite/> Acesso em 28 de novembro de 2022.
  • Treinamento 24. Quando Tempo o Creme de Leite Pode Ficar no Congelador. Disponível em <https://treinamento24.com/library/lecture/read/407325-quanto-tempo-o-creme-de-leite-pode-ficar-no-congelador> Acesso em 28 de novembro de 2022.
  • Ecloniq. Pode Guardar Comida com Creme de Leite no Congelador? Disponível em <https://ecloniq.com/pode-guardar-uma-comida-com-creme-de-leite-no-congelador-confira-isto-pode-congelar-marmita-de-strogonoff/> Acesso em 28 de novembro de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Pode congelar comida com creme de leite?