Conservar os alimentos

Pode colocar comida quente na geladeira?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 26 fevereiro 2024
Pode colocar comida quente na geladeira?

É uma preocupação comum querer saber se comida quente pode ser colocada na geladeira. Na verdade, é possível, e até recomendado, mas algumas medidas devem ser seguidas, como separar os alimentos em recipientes diferentes. Na verdade, os alimentos devem ser refrigerados na geladeira o mais rápido possível para evitar a proliferação de bactérias, sob uma temperatura segura de pelo menos 4°C. A melhor recomendação é não permitir que a comida esfrie completamente até a temperatura ambiente.

A seguir, no umCOMO explicaremos se pode colocar comida quente na geladeira e quais as orientações que você deve seguir, bem como também vamos te contar a melhor fórmula para isso, e as consequências de não estar atento ao processo de cuidados dos alimentos, especialmente durante o resfriamento.

Também lhe pode interessar: Pode congelar comida com creme de leite?

Índice

  1. Pode colocar comida quente na geladeira?
  2. Quando colocar comida quente na geladeira
  3. Perigos de colocar comida quente na geladeira

Pode colocar comida quente na geladeira?

Não é recomendado que a comida esteja quente quando colocada na geladeira. Mas também não se deve permitir que esfrie à temperatura ambiente, isso seria muito perigoso porque a temperatura não seria favorável, pois poderia variar entre 5°C e 60°C, temperaturas propícias para a multiplicação de bactérias. Por outro lado, se a temperatura estiver abaixo ou acima desses limites, as bactérias têm menos chances de sobreviver. No entanto, isso não significa que o calor sempre “elimine” as bactérias, como tradicionalmente se acredita.

Porém, alguns especialistas recomendam que, assim que terminar de comer, coloque o restante da comida no freezer, já que em outros locais existem refrigeradores industriais e esses equipamentos modificam rapidamente a temperatura das comidas. Portanto, se a comida estiver quente, é melhor que ela fique o mínimo de tempo possível em temperatura ambiente. Só desta forma os riscos microbiológicos existentes seriam reduzidos.

A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, sigla em inglês) alertou que quando os alimentos estão em ambientes abertos, as bactérias crescem muito rapidamente. O tempo que os alimentos, depois de cozidos, podem ficar em temperatura ambiente, é de no máximo 2 horas, principalmente se o ambiente for quente ou se você mora em região abafada.

Pode colocar comida quente na geladeira? - Pode colocar comida quente na geladeira?

Quando colocar comida quente na geladeira

Você pode colocar comida quente na geladeira, mas não diretamente na panela, e sim distribuí-la em recipientes diferentes, separando-a também dos demais alimentos que estão armazenados. Os recipientes devem ser pequenos, para que a comida libere o vapor mais rapidamente e assim esfrie sem ser necessário esperar tanto. Outro detalhe é que, quando for consumir essa comida, ela deve ser reaquecida apenas uma vez e não várias vezes, a uma temperatura máxima de 75°C.

Se quiser guardar no freezer, a comida não deve estar muito quente, e sim em temperatura ambiente, mas lembrando que não deve ficar mais de 2 horas em temperatura ambiente. Também pode ser armazenada fria, mas nunca quente. Da mesma forma, é importante lembrar que a comida quente, quando colocada na geladeira, fará com que ela trabalhe mais do que o normal, portanto o consumo de energia será muito maior.

Outro truque para fazer com que a comida esfrie mais rápido é colocá-la em recipientes de aço inoxidável ou recipientes pequenos, mas sem tampá-los. Você também pode mexer um pouco para que esfrie mais rápido. Quando colocados na geladeira, os recipientes devem ser bem tampados, para que as bactérias não penetrem; além disso, os recipientes devem ser armazenados separados para que o ar circule melhor.

Por outro lado, os alimentos frios não devem estar próximos dos alimentos quentes, pois a comida quente esfriará mais rapidamente. Por fim, os alimentos crus não devem ficar próximos daqueles que já foram cozidos, para evitar contaminação cruzada.

Pode colocar comida quente na geladeira? - Quando colocar comida quente na geladeira

Perigos de colocar comida quente na geladeira

Quando se coloca comida quente na geladeira, o consumo de energia elétrica aumenta e embora isso possa não parecer importante para alguns, a verdade é que, por cada grau que a temperatura sobe, outros alimentos refrigerados também ficam comprometidos. Essa é a importância de separar os alimentos frios dos quentes.

Um exemplo particular é o arroz, que pode estar infectado com Bacillus cereus, um tipo de bactéria que sobrevive ao processo de cozimento. É por isso que não é recomendado reaquecer a comida várias vezes.

Quando a comida está fria e é aquecida, o risco de contaminação aumenta. Quando a comida é aquecida, os microrganismos não apenas sobrevivem, mas também se multiplicam e são criadas toxinas. Quando a comida é reaquecida e armazenada novamente, existe um alto risco de intoxicação alimentar.

Agora que você sabe se pode colocar comida quente na geladeira, pode se interessar por estes artigos sobre Quais legumes podem ser congelados e Como organizar a geladeira.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode colocar comida quente na geladeira?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Pode colocar comida quente na geladeira?