Conservas caseras

Pepino em conserva engorda?

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 27 outubro 2021
Pepino em conserva engorda?

Você desiste dos aperitivos porque acha que eles podem prejudicar sua dieta? Se a resposta for sim, preste atenção neste artigo do umCOMO. Desta vez queremos falar com você sobre o valor nutricional dos pepinos em conserva, um alimento que pode se tornar uma opção perfeita para manter a forma ou até mesmo para ajudá-lo a perder peso, desde que seja conservado em vinagre.

Os pepinos em conserva e as cebolinhas têm uma infinidade de benefícios e propriedades purificantes e digestivas que ajudam seu corpo. Se adicionarmos o ácido acético do vinagre a eles, a combinação é perfeita para estimular o metabolismo e queimar mais calorias. Mas, afinal, pepino em conserva engorda? Veja a resposta aqui no umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como fazer pera em conserva

Índice

  1. Pepino em conserva engorda?
  2. Calorias do pepino em conserva
  3. Propriedades do pepino em conserva

Pepino em conserva engorda?

O pepino é um vegetal que muitas vezes é adicionado a aperitivos ou saladas e embora muitas pessoas pensem que ele, junto com a azeitona e a cebolinha, apenas faz parte de um adereço ou mesmo que comê-los poderia quebrar a dieta, a realidade é bem diferente.

Pepino em conversa engorda? A resposta é simples: não. Além disso, este alimento pode ser um bom aliado na manutenção do peso. Mas por que isso acontece? A razão está nas propriedades contidas em todos os alimentos que são conservados em uma solução ácida, como é o caso dos pepinos em conserva e das cebolinhas em vinagre. A combinação de vegetais com ácido acético não só ajuda a melhorar a digestão, mas também estimula e acelera o metabolismo, o que resulta na queima de mais calorias, conhecido como o ciclo de Krebs.

A este respeito, deve-se observar que a composição dos picles varia em função do processo de formação. Isto significa que tanto as condições ácidas quanto as salinas fazem desaparecer as bactérias nocivas e apenas aquelas que têm efeitos metabólicos positivos, como a dissolução de gordura ou uma queima de calorias mais elevada e mais eficaz permanecem.

Por outro lado, o ácido acético contido no vinagre ajuda ativamente o processo de metabolização de carboidratos e gorduras, convertendo-o em trifosfato de adenosina, que evita o acúmulo de gordura, pois injeta mais energia nas células e isto resulta na aceleração do metabolismo ou na estimulação de outros órgãos como o fígado e o pâncreas.

Portanto, podemos dizer que pepino em conserva não engorda, mas, sim, ajudam a perder peso. Entretanto, eles devem ser consumidos em conservas de vinagre, já que se este tipo de conservas tiver sido processado, o alimento não só perderá seu valor nutricional inicial, como também poderá acrescentar calorias através de molhos ou óleos. Em qualquer caso, certifique-se de que o lanche seja fresco e que o picles seja apenas em vinagre, a fim de incorporá-lo à sua dieta de maneira favorável.

Calorias do pepino em conserva

Agora que você sabe um pouco mais sobre os benefícios e o valor nutricional do pepino em conserva, um alimento rico em vitaminas e minerais, é importante conhecer o conteúdo calórico deste lanche em nossa dieta. Embora os pepinos em conserva e as cebolinhas sejam muito mais saudáveis e até nos ajudem a perder peso, quantas calorias os pepinos em conserva contêm?

Para responder a esta pergunta, devemos especificar que este alimento não é normalmente consumido em grandes quantidades, pois é um lanche, acompanhamento ou aperitivo, portanto, estima-se que não sejam consumidas mais de 40 ou 50 gramas.

O pepino é um vegetal composto de 92% de água, portanto, sua ingestão calórica é de 16 kcal por 100 gramas. Tendo em mente que cerca de 50 gramas são normalmente consumidas cada vez que este alimento é ingerido, estaríamos falando de 8 kcal por porção. Dado seu baixo teor calórico e a função do ácido acético no picles, o pepino é um petisco perfeito para manter o excesso de peso à distância.

Propriedades do pepino em conserva

Como já mencionamos, o pepino em conserva é um alimento com alto valor nutricional, além de ser baixo em calorias e composto quase inteiramente de água. Aqui estão as propriedades deste picles:

  • Contém numerosas vitaminas (A, B3, E, C e ácido fólico ou B9) e é considerado uma fonte de vitamina B6.
  • Fornece inúmeros minerais como ferro, cálcio, fósforo, potássio, magnésio e zinco.
  • É uma fonte de fibra.
  • Tem um alto teor de água.
  • É baixo em calorias e não contém gordura.

Embora os pepinos em conserva sejam um lanche ideal por seu valor nutricional, você deve ter cuidado com um de seus maiores inconvenientes: seu alto teor de sódio. É importante saber que seu alto teor de sal faz deles um lanche indesejável para pessoas com hipertensão, um fator de risco para doenças cardiovasculares. Lembre-se de que a OMS recomenda uma ingestão de 5 gramas de sal por dia, e 100 gramas de pepino em conserva representam 2,3 gramas de sódio, portanto você deve consumi-los com moderação.

Se você quer saber como fazer pepino em conserva, não perca este artigo do umCOMO.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pepino em conserva engorda?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Pepino em conserva engorda?