menu
Partilhar

Pepino em conserva engorda?

 
Por Redação umCOMO. 27 outubro 2021
Pepino em conserva engorda?

Você desiste dos aperitivos porque acha que eles podem prejudicar sua dieta? Se a resposta for sim, preste atenção neste artigo do umCOMO. Desta vez queremos falar com você sobre o valor nutricional dos pepinos em conserva, um alimento que pode se tornar uma opção perfeita para manter a forma ou até mesmo para ajudá-lo a perder peso, desde que seja conservado em vinagre.

Os pepinos em conserva e as cebolinhas têm uma infinidade de benefícios e propriedades purificantes e digestivas que ajudam seu corpo. Se adicionarmos o ácido acético do vinagre a eles, a combinação é perfeita para estimular o metabolismo e queimar mais calorias. Mas, afinal, pepino em conserva engorda? Veja a resposta aqui no umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como conservar pepino na geladeira

Pepino em conserva engorda?

O pepino é um vegetal que muitas vezes é adicionado a aperitivos ou saladas e embora muitas pessoas pensem que ele, junto com a azeitona e a cebolinha, apenas faz parte de um adereço ou mesmo que comê-los poderia quebrar a dieta, a realidade é bem diferente.

Pepino em conversa engorda? A resposta é simples: não. Além disso, este alimento pode ser um bom aliado na manutenção do peso. Mas por que isso acontece? A razão está nas propriedades contidas em todos os alimentos que são conservados em uma solução ácida, como é o caso dos pepinos em conserva e das cebolinhas em vinagre. A combinação de vegetais com ácido acético não só ajuda a melhorar a digestão, mas também estimula e acelera o metabolismo, o que resulta na queima de mais calorias, conhecido como o ciclo de Krebs.

A este respeito, deve-se observar que a composição dos picles varia em função do processo de formação. Isto significa que tanto as condições ácidas quanto as salinas fazem desaparecer as bactérias nocivas e apenas aquelas que têm efeitos metabólicos positivos, como a dissolução de gordura ou uma queima de calorias mais elevada e mais eficaz permanecem.

Por outro lado, o ácido acético contido no vinagre ajuda ativamente o processo de metabolização de carboidratos e gorduras, convertendo-o em trifosfato de adenosina, que evita o acúmulo de gordura, pois injeta mais energia nas células e isto resulta na aceleração do metabolismo ou na estimulação de outros órgãos como o fígado e o pâncreas.

Portanto, podemos dizer que pepino em conserva não engorda, mas, sim, ajudam a perder peso. Entretanto, eles devem ser consumidos em conservas de vinagre, já que se este tipo de conservas tiver sido processado, o alimento não só perderá seu valor nutricional inicial, como também poderá acrescentar calorias através de molhos ou óleos. Em qualquer caso, certifique-se de que o lanche seja fresco e que o picles seja apenas em vinagre, a fim de incorporá-lo à sua dieta de maneira favorável.

Calorias do pepino em conserva

Agora que você sabe um pouco mais sobre os benefícios e o valor nutricional do pepino em conserva, um alimento rico em vitaminas e minerais, é importante conhecer o conteúdo calórico deste lanche em nossa dieta. Embora os pepinos em conserva e as cebolinhas sejam muito mais saudáveis e até nos ajudem a perder peso, quantas calorias os pepinos em conserva contêm?

Para responder a esta pergunta, devemos especificar que este alimento não é normalmente consumido em grandes quantidades, pois é um lanche, acompanhamento ou aperitivo, portanto, estima-se que não sejam consumidas mais de 40 ou 50 gramas.

O pepino é um vegetal composto de 92% de água, portanto, sua ingestão calórica é de 16 kcal por 100 gramas. Tendo em mente que cerca de 50 gramas são normalmente consumidas cada vez que este alimento é ingerido, estaríamos falando de 8 kcal por porção. Dado seu baixo teor calórico e a função do ácido acético no picles, o pepino é um petisco perfeito para manter o excesso de peso à distância.

Propriedades do pepino em conserva

Como já mencionamos, o pepino em conserva é um alimento com alto valor nutricional, além de ser baixo em calorias e composto quase inteiramente de água. Aqui estão as propriedades deste picles:

  • Contém numerosas vitaminas (A, B3, E, C e ácido fólico ou B9) e é considerado uma fonte de vitamina B6.
  • Fornece inúmeros minerais como ferro, cálcio, fósforo, potássio, magnésio e zinco.
  • É uma fonte de fibra.
  • Tem um alto teor de água.
  • É baixo em calorias e não contém gordura.

Embora os pepinos em conserva sejam um lanche ideal por seu valor nutricional, você deve ter cuidado com um de seus maiores inconvenientes: seu alto teor de sódio. É importante saber que seu alto teor de sal faz deles um lanche indesejável para pessoas com hipertensão, um fator de risco para doenças cardiovasculares. Lembre-se de que a OMS recomenda uma ingestão de 5 gramas de sal por dia, e 100 gramas de pepino em conserva representam 2,3 gramas de sódio, portanto você deve consumi-los com moderação.

Se você quer saber como fazer pepino em conserva, não perca este artigo do umCOMO.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pepino em conserva engorda?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Pepino em conserva engorda?
Pepino em conserva engorda?

Voltar ao topo da página