Outros Alimentos e Saúde

Chocolate engorda?

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 25 agosto 2022
Chocolate engorda?

A maioria de nossos leitores provavelmente responderia a esta pergunta com um retumbante "sim", já que desde crianças nos ensinam a associar chocolate a um produto insalubre que não podemos abusar. A verdade é que o chocolate é um alimento com várias propriedades benéficas para nossa saúde, mas como outros produtos ricos em açúcares ou outras substâncias similares, deve ser consumido com moderação.

Na verdade, é precisamente o alto nível de açúcar adicionado que faz deste prazer algo que pode se tornar negativo para nossa saúde. Isto significa que comer chocolate puro com moderação não é necessariamente sinônimo de engordar. Se você tiver interesse em saber mais sobre a resposta à pergunta "chocolate engorda?", continue lendo este artigo do umCOMO para obter mais detalhes.

Também lhe pode interessar: Chocolate estraga?

Índice

  1. Benefícios do chocolate
  2. Como é feito o chocolate
  3. Chocolate engorda?
  4. Propriedades do chocolate

Benefícios do chocolate

O chocolate se tornou um desses alimentos "proibidos" porque é considerado incompatível com uma dieta equilibrada e ligado ao excesso de peso e a outros problemas de saúde. Como resultado, consideramos este prazer como uma proibição da qual abusamos de tempos em tempos, esquecendo que este alimento tem realmente benefícios para a saúde. Confira quais são os benefícios do chocolate:

Antioxidantes

O chocolate ajuda a combater o excesso de radicais livres no corpo por ser rico em antioxidantes. Este produto é possui flavonóides e ajuda a prevenir o envelhecimento prematuro das células, razão pela qual pode ser usado como máscara facial e corporal.

Energia

O chocolate é um estimulante que nos dá energia e é essencial para nos sentirmos com mais vitalidade durante o dia.

Saúde dos olhos

O chocolate preto pode melhorar a visão devido ao seu conteúdo flavonóide, que melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro e o fluxo sanguíneo para a retina.

Melhora do humor

Seu conteúdo de um composto químico chamado anandamina melhora o humor, reduzindo as chances de depressão e aumentando nosso bem-estar. Além disso, comer este alimento estimula a produção de serotonina no cérebro, o que nos ajuda a nos sentirmos mais felizes, evitando sentimentos de angústia, mau humor e estresse.

Como é feito o chocolate

O chocolate é o resultado da mistura de pasta de cacau e manteiga de cacau, as quais provêm da manteiga de cacau e do açúcar. Assim, todos os chocolates são obtidos desta mistura, utilizados em maior ou menor quantidade e incorporando outros produtos, como leite e castanhas. Da mesma forma, a forma como consumimos chocolate também pode variar, obtendo este alimento em pó, como bebida, como sólido ou como base para produtos de confeitaria.

Chocolate engorda? - Como é feito o chocolate

Chocolate engorda?

Como explicamos no ponto anterior, o chocolate é produzido misturando diferentes ingredientes e, dependendo destes, obteremos um ou outro resultado. Assim, a qualidade e os benefícios para a saúde do chocolate dependerão da mistura utilizada. Por isso, para saber se chocolate engorda é preciso saber que tipo de chocolate é e com o que foi preparado.

Chocolate engorda muito?

Para que o chocolate não engorde, devemos consumi-lo em seu estado mais puro possível, sem misturá-lo com leite e sem grandes quantidades de açúcares adicionados. Isto porque o que mais engorda no chocolate são os produtos lácteos e os açúcares adicionados, não o chocolate em si.

Além disso, o chocolate, como outros produtos similares, deve ser consumido com moderação. O mais recomendado é o chocolate preto, pois é o mais puro e o que preservará e trará mais benefícios para a saúde. É precisamente neste ponto que podemos distinguir entre os 3 principais grupos de chocolates:

Chocolate preto ou chocolate amargo

Este tipo de chocolate deve conter um mínimo de 50% de pasta de cacau, o que garante que o toque amargo seja percebido. Este chocolate é mais rico nas propriedades que mencionamos na primeira seção do artigo, tais como antioxidantes.

Chocolate ao leite

Este é o mais comumente consumido, especialmente em produtos escolhidos pelas crianças, por ser mais doce. A proporção de cacau neste tipo de chocolate é inferior a 40%, e pode chegar a 50% nos mercados gourmet. O leite é adicionado, portanto, por um lado, ele fornece cálcio, mas como é menos puro, ele possui menos propriedades citadas como benéficas para a saúde.

Chocolate branco

Este tipo contém um mínimo de 20% de manteiga de cacau, 14% de sólidos lácteos, 3,5% de gordura láctea e um máximo de 55% de açúcar ou outros edulcorantes. Esta mistura é feita com manteiga de cacau em vez de sólidos, por isso assume uma tonalidade amarela, juntamente com leite em pó e açúcar. Os chocolates brancos de má qualidade têm uma tonalidade branca em vez de amarelada, pois não contêm manteiga de cacau.

Chocolate engorda? - Chocolate engorda?

Propriedades do chocolate

Agora que já respondemos à pergunta se comer chocolate engorda, vamos analisar mais de perto alguns dos estudos que foram realizados sobre o assunto para determinar os efeitos que seu consumo tem sobre nossa saúde.

Como tudo, o chocolate engorda, mas não é um fator determinante na obesidade. De fato, estudos da Universidade da Califórnia associaram um menor índice de massa corporal com um maior consumo de chocolate. Pesquisadores da Universidade de Granada concluíram que um maior consumo de chocolate está associado a menores níveis de gordura.

Outros estudos concluíram que quantidades moderadas de consumo de chocolate tiveram um impacto positivo em nossa saúde, mas apesar disso, o consumo excessivo poderia ter efeitos prejudiciais. Entretanto, não é necessário retirar o chocolate de uma dieta, pois ele não engorda em si, desde que seja consumido nas condições descritas neste artigo.

Finalmente, vale ressaltar os benefícios do consumo de chocolate sobre a saúde cardiovascular que alguns estudos têm demonstrado. Estes estudos demonstraram que o consumo de chocolate protege o coração, tem um efeito benéfico sobre a pressão arterial e regula a insulina, portanto pode ser positivo para pessoas que sofrem de problemas cardiovasculares, além de fortalecer o sistema imunológico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Chocolate engorda?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Chocolate engorda?