Proteína Alimentos

Lanches proteicos

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 25 outubro 2023
Lanches proteicos

As proteínas são um grupo de macronutrientes constituídos por diversos aminoácidos essenciais para a saúde e o bem-estar de todo o corpo. Podemos obtê-las através de uma alimentação variada, pois são encontradas em uma grande variedade de alimentos, tanto de origem animal quanto vegetal. Optar por lanches ricos em proteínas é uma boa ideia na hora de cuidar de si mesmo, porque ela é essencial para manter os músculos em bom estado sem ganhar quilos extras. Como você pode ver, consumir proteína é só vantagem, por isso preste atenção aos lanches proteicos que sugerimos no unCOMO. Originais e deliciosos!

Também lhe pode interessar: Alimentos para ganhar massa muscular

Índice

  1. Torrada de foie gras com queijo de cabra e amêndoas
  2. Sanduíche de atum e ovo
  3. Iogurte com frutas vermelhas
  4. Presunto de Parma
  5. Rolinho de salmão defumado com ovo e alcaparras
  6. Smoothie de aveia e cacau
  7. Tofu grelhado com mel e pistache
  8. Massa folhada de abacate e peito de peru
  9. Sanduíche de carne assada (rosbife)
  10. Smoothie de vegetais
Ver mais >>

Torrada de foie gras com queijo de cabra e amêndoas

Se quiser mimar a si mesmo e saborear um lanche proteico requintado e fácil de preparar, toste uma fatia de pão e espalhe sobre ela uma boa quantidade de foie gras. O foie gras autêntico (fígado de pato) tem aproximadamente 10 gramas de proteína a cada 100 gramas (dados BEDCA), o que o torna uma fonte magnífica deste macronutriente.

Depois de espalhar o patê, coloque uma porção de queijo de cabra e finalize adicionando algumas amêndoas picadas (uma das frutas secas com maior quantidade de proteína). Se quiser, aqueça sua torrada por alguns minutos no forno ou microondas e bom apetite!

Lanches proteicos - Torrada de foie gras com queijo de cabra e amêndoas

Sanduíche de atum e ovo

Um simples sanduíche acompanhado de suco ou infusão pode se tornar um lanche proteico ideal. Prepare-o com pão de cereais ou de sementes e entre as duas fatias coloque algumas rodelas de ovo cozido e alguns pedaços generosos de atum em lata. O ovo e o atum são dois alimentos com alto teor de proteínas que você pode acompanhar, no seu sanduíche, com muitos outros ingredientes: picles, pimentão assado, cebola...

Lanches proteicos - Sanduíche de atum e ovo

Iogurte com frutas vermelhas

Tomar um laticínio no meio da tarde para recuperar as forças e evitar chegar com muita fome no jantar é uma ótima opção. O iogurte natural não só fornece uma boa dose de cálcio, mas também proteínas do leite de alta qualidade.

Estas proteínas, juntamente com as fornecidas por algumas frutas vermelhas como o morango (0,7 gramas/100 gramas) ou a framboesa (1,2 gramas), formam um conjunto perfeito na hora de ingerir este nutriente em quantidades suficientes.

Se você quer consumir seu iogurte com morangos, pode achar útill o nosso artigo sobre Como higienizar morangos.

Lanches proteicos - Iogurte com frutas vermelhas

Presunto de Parma

O presunto de Parma não é apenas um alimento excepcional na gastronomia espanhola. Esse delicioso embutido também é uma importante fonte de proteína, capaz de fornecer aproximadamente 30 gramas de proteína a cada 100 gramas. É uma quantidade mais do que considerável e você pode consumir esse presunto de mil maneiras diferentes, todas apetitosas e perfeitas para um lanche rico em proteínas.

Você pode preparar o clássico pão torrado com tomate e presunto serrano, fazer com cada fatia um 'rolinho' recheado com marmelo ou goiabada, e se quiser algo mais leve: alguns espetos, alternando presunto serrano e bolinhas de melão ou melancia, será uma ótima ideia.

Lanches proteicos - Presunto de Parma

Rolinho de salmão defumado com ovo e alcaparras

Se te apetece petiscar um lanche salgado capaz de fornecer proteína extra, o salmão é outro peixe com o qual o pode conseguir. Consumi-lo no lanche da tarde é ótimo. Se, além da proteína, você quiser um lanche leve, experimente saboreá-lo cortando-o em rodelas não muito grossas, e colocando sobre elas um pouco de ovo cozido picado e algumas alcaparras. Enrole no próprio salmão e petisque.

Lanches proteicos - Rolinho de salmão defumado com ovo e alcaparras

Smoothie de aveia e cacau

Você vem da academia depois do treino e quer um lanche com proteínas que promova a recuperação muscular? Um smoothie é uma opção perfeita porque vai te ajudar a se refrescar e se hidratar, repondo os sais minerais perdidos com o suor e te dará a proteína que você tanto precisa nesses momentos.

Você pode prepará-lo com uma infinidade de ingredientes, mas um dos melhores é aquele que se faz batendo, por alguns segundos, o leite semi desnatado com flocos de aveia em um copo, cereais que, além dos carboidratos, fornecem uma boa dose de proteína. Para finalizar, adicione uma colher de cacau em pó para dar uma adoçada ao shake cheio de proteínas.

Descubra shakes de proteína para fazer em casa e ganhar massa muscular.

Lanches proteicos - Smoothie de aveia e cacau

Tofu grelhado com mel e pistache

O tofu é um versátil derivado da soja com o qual você também pode preparar lanches originais e ricos em proteínas, já que 100 gramas desse alimento contêm pouco mais de 11 gramas do nutriente.

Corte uma fatia de aproximadamente 1 centímetro de espessura e grelhe por alguns minutos, dourando levemente dos dois lados. Quando tiver dourado, retire do fogo e regue com um pouco de mel e salpique pistache picado, também rico em proteínas.

Lanches proteicos - Tofu grelhado com mel e pistache

Massa folhada de abacate e peito de peru

Abacate e peito de peru (embutido) formam um conjunto perfeito para fornecer proteínas da maneira mais deliciosa e uma boa forma de saboreá-los é enrolando-os em uma leve massa folhada.

Corte algumas porções não muito grandes de massa folhada (do tamanho de um bolinho) e coloque sobre elas algumas fatias finas de abacate e de peito de peru. Enrole, fure a massa com um garfo e leve ao forno por cerca de 10 minutos. Espere esfriar e você terá um lanche proteico para consumir rapidamente com seu suco, smoothie ou infusão.

Lanches proteicos - Massa folhada de abacate e peito de peru

Sanduíche de carne assada (rosbife)

A carne é fonte de proteína básica e a bovina é uma das fontes que pode fornecer maior quantidade de proteínas, por isso um clássico sanduíche de rosbife, a tradicional carne assada cortada em fatias bem finas, como uma linguiça, é uma opção rica em proteínas para fazer lanches.

Prepare o seu sanduíche espalhando no pão um creme de iogurte (iogurte batido + pepino batido + gotas de limão) e coloque por cima da carne uma fatia de queijo cheddar (mais proteína do leite) e algumas folhas de alface ou rúcula. Saudável e delicioso!

Lanches proteicos - Sanduíche de carne assada (rosbife)

Smoothie de vegetais

Se pretende fazer um lanche com proteínas exclusivamente de origem vegetal, um smoothie de leite de amêndoas, espinafre e algumas sementes de chia é uma verdadeira ‘bomba’ proteica que também te fornecerá fibras e terá um suave efeito detox bastante benéfico.

Agora que você conhece alguns dos melhores lanches proteicos, não perca este artigo sobre Como fazer um brownie proteico.

Lanches proteicos - Smoothie de vegetais

Se pretende ler mais artigos parecidos a Lanches proteicos, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Referências
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
Lanches proteicos