Partilhar

Como higienizar morangos

 
Por Ketlyn Araujo. 15 julho 2020
Como higienizar morangos

Frutas e verduras, em sua grande maioria, são colhidas direto da terra, razão pela qual costumam contar com uma grande quantidade de bactérias e outros microorganismos, que devem ser eliminados antes do consumo desses alimentos. Caso contrário, o risco de contrairmos certas doenças fica ainda maior.

Os morangos são uma das frutas que mais costumam ficar cheias de terra, já que crescem com as raízes bem próximas do solo. É por isso que, por exemplo, morangos podem carregar um parasita de nome Giardia Lambilia, que apesar de não pode ser visto a olho nu, costuma colocar seus ovos na fruta. Dessa forma, existem diferentes maneiras de higienizar morangos, um hábito essencial.

Se você quer mais informações para lavar os morangos e livrá-los de microorganismos considerados prejudiciais, continue lendo este artigo do umCOMO sobre como higienizar morangos.

Também lhe pode interessar: Como higienizar verduras

Composição nutricional dos morangos

A fruta possui altas concentrações de vitaminas C e K. Além disso, é rica em fibras, antioxidantes, ácido fólico, potássio, ferro, magnésio, silício, cobre, água, carboidratos e proteínas. O alimento, ainda, é pouco calórico, de modo que 100 gramas de morangos têm apenas cerca de 33 calorias.

Os morangos têm um sabor que transita entre o ácido e o doce, além de um aroma bem característico. Com eles, é possível preparar inúmeras receitas, entre geleias, doces em compota, molhos, emulsões, sobremesas e mais.

Propriedades e benefícios dos morangos

O consumo de morangos traz diversas vantagens para o nosso corpo. Entre as propriedades e benefícios de comer morangos, estão:

  • Previnem o envelhecimento precoce: por terem uma alta concentração de minerais e vitaminas antioxidantes, que combatem os radicais lires e melhoram a produção de colágeno, entre outros benefícios, essas frutas ajudam também a combater e prevenir o envelhecimento prematuro do corpo.
  • Ajudam a aumentar a quantidade de ferro no sangue: já que possuem ferro, ácido fólico e vitamina C em sua composição, os morangos ajudam a reter o ferro no sangue e, assim, mantê-lo em bons níveis, podendo prevenir até mesmo quadros de anemia.
  • Podem melhorar a hipertensão: graças às altas quantidades de potássio, o morango ajuda a reduzir os níveis de pressão arterial. É por isso que seu consumo é recomendado para quem sofre de hipertensão.

É importante destacar, ainda, que para aproveitar cada um dos benefícios que os morangos podem trazer ao corpo, eles devem ser muito bem lavados e higienizados, na intenção de eliminar microorganismos nocivos e possíveis agrotóxicos e conservantes. Por isso, vamos te contar agora como lavar e higienizar morangos corretamente.

Como lavar morangos com água

É importante que você lave bem os morangos exatamente quando for comê-los, pois se você deixá-los secando ao ar, sem armazenamento correto, eles poderão facilmente ficar contaminados de novo. Para lavar bem os morangos, siga as etapas:

  1. Lave os morangos, um a um, em água corrente. Não é recomendável deixá-los submersos em um recipiente com água por muito tempo, já que eles podem murchar.
  2. Caso você queira deixá-los na água para não ter que levar um por um, coloque água em uma tigela grande e mergulhe e enxágue os morangos por um curto período de tempo.
  3. Depois de lavá-los, seja embaixo da torneira ou em uma tigela com água, continue secando-os. Outra opção é colocar os morangos em uma peneira, por 1 ou 2 minutos, deixar escorrer o excesso de água e esperar que eles sequem naturalmente, mas não espere muito para consumi-los. Você também pode seguir as dicas do post que explica como fazer o morango não soltar água.
  4. Se eles tiverem acumulado muita água, você também pode secá-los usando papel absorvente ou de cozinha, com toques leves e tomando cuidado para não quebrá-los. Apenas role cuidadosamente o papel para remover o excesso de água e não para secá-lo completamente.
Como higienizar morangos - Como lavar morangos com água

Como higienizar morangos com vinagre

Há pessoas que preferem higienizar os morangos usando uma solução à base de vinagre para matar as bactérias que podem ser encontradas neles, já que o vinagre é um desinfetante natural de alimentos amplamente utilizado em todo o mundo e, além disso, ajuda a preservá-los por mais tempo.

Para preparar uma solução de vinagre para desinfetar e higienizar morangos, é necessário:

Materiais e ingredientes para higienizar morangos

  • Um recipiente grande.
  • Vinagre de vinho ou de maçã.
  • Água fria.

Passos para higienizar morangos com vinagre

  1. Encha o recipiente até a metade com água fria (sob nenhuma circunstância a água pode estar quente, porque isso vai amolecer a fruta).
  2. Coloque uma xícara de vinagre para cada três de água, e mexa bem para que se misturem.
  3. Na hora de limpar os morangos, lave uma pequena quantidade de cada vez com o desinfetante natural, para garantir que eles sejam bem desinfetados. Cada uma dessas frutas deve passar pela solução por um tempo de 30 minutos.
  4. Após esse período, lave-os novamente com água fria para remover o sabor do vinagre.
  5. Não se esqueça de secá-los com papel absorvente ou com uma toalha de cozinha, e trate de comê-los logo em seguida.

Como dissemos, os morangos são uma fruta capaz de proporcionar ao corpo excelentes benefícios, e desinfetá-los corretamente é de extrema importância para apreciá-los melhor. Dessa forma, será ainda mais fácil desfrutar de uma deliciosa sobremesa ou qualquer outra receita que tem o morango como protagonista.

Além disso, existem algumas maneiras de fazê-los durar por mais tempo em boas condições. Aqui nós te contamos como conservar os morangos.

Dependendo da receita em que você for usá-los, sugerimos esses truques para tirar as folhas dos morangos:

Quando não comer morangos

Por fim, queremos terminar este artigo dizendo quando que não é recomendável consumir os morangos:

  • Pessoas que frequentemente sofrem de doenças ou condições intestinais, como cólon irritado ou colite irritável, não devem comer essa fruta, pelo menos não com frequência. Isso ocorre porque os morangos auxiliam na mobilidade intestinal e podem acabar causando irritação nessas áreas do corpo.
  • Pessoas que sofrem com cálculos renais também não devem consumir a fruta, graças aos chamados oxalatos presentes nela, capazes de aumentar a produção de pedras nos rins.
  • De mesmo modo, se você possui algum tipo alergia aos morangos ou aos componentes que geralmente estão presentes na fruta (como alergias ou intolerâncias à frutose), evite consumi-los.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como higienizar morangos, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como higienizar morangos
1 de 2
Como higienizar morangos

Voltar ao topo da página