Alimentos crus

Comer quinoa crua faz mal? Resposta aqui!

Comer quinoa crua faz mal? Resposta aqui!

A quinoa é um dos alimentos "queridinhos da vez" por atletas, nutricionistas e demais pessoas ligadas ao mundo fitness. Originária da América do Sul, sobretudo da região dos Andes, a quinoa fazia parte da alimentação tradicional dos povos andinos antes da chegada do colonizador espanhol. Hoje redescoberto, esse alimento faz sucesso por sua enorme carga proteica, além de conter muitas fibras. Devido a esses benefícios, muitos brasileiros têm incluído cada vez mais a quinoa na sua alimentação. Mas esse alimento pode ser consumido indiscriminadamente ou há alguma maneira correta de prepará-lo? Comer quinoa crua faz mal? É isso que iremos discutir hoje em umCOMO, continue lendo.

Também lhe pode interessar: Como conservar quinoa

Índice

  1. Comer quinoa crua faz mal?
  2. Como comer quinoa em grãos
  3. Quinoa: flocos ou grão?
  4. Quinoa: quantidade diária
  5. Como consumir quinoa para emagrecer

Comer quinoa crua faz mal?

Infelizmente, sim, comer quinoa crua faz mal. Apesar de muito benéfico, se consumido cru, esse alimento pode produzir desconfortos gastro-intestinais e até mesmo uma complicação de maior risco, pois ele é rico em saponina (tóxica ao organismo humano). O ideal, portanto, é lavar bem a quinoa antes de consumi-la para retirar a saponina. Você encontra instruções em nosso artigo como lavar a quinoa.

Como comer quinoa em grãos

Já que não se pode comer quinoa crua, surge a dúvida: como comer quinoa em grãos? O ideal é que esse alimento seja cozido para que não cause prejuízos a sua saúde. Além disso, cozinhar a quinoa irá garantir um melhor aproveitamento dos nutrientes dessa planta. Não deixe de conferir também quais são os benefícios da quinoa.

Para cozinhar a quinoa, siga o passo a passo:

  1. Lave bem a quinoa para retirar a saponina;
  2. Para cada xícara de quinoa, utilize duas xícaras de água;
  3. Leve a quinoa para cozinhar por cerca de quinze a vinte minutos. Para deixá-la mais saborosa, você pode adicionar temperos durante o cozimento! Veja algumas sugestões sobre como dar sabor à quinoa.

Se você preferir uma técnica um pouco mais prática, também é possível cozinhar quinoa no microondas. Outra sugestão é usar quinoa no arroz: basta lavar bem a quinoa e cozinhá-la junto com o arroz, normalmente. Seu arroz ficará mais nutritivo e proteico.

Comer quinoa crua faz mal? Resposta aqui! - Como comer quinoa em grãos
Imagem: cookinglight.com

Quinoa: flocos ou grão?

Existem algumas diferenças entre a quinoa em flocos e a quinoa em grãos, mas ambas são igualmente benéficas para a saúde. No entanto, seu consumo se dá de formas distintas. Vejamos a seguir:

  • Quinoa em grãos - para que serve: ideal para se comer cozida em saladas, junto com arroz, etc.
  • Quinoa em flocos - para que serve: pode ser polvilhada por cima de frutas, iogurtes, batida com leite, etc. Não há limites sobre como comer quinoa em flocos, vale o que sua imaginação mandar!

A quinoa em flocos é muito parecida com a chia. Quanto a essa última, a chia pode se comer crua sem causar nenhum dano a saúde. Ambas vão bem com frutas e iogurtes, assim como a aveia. Aveia, chia e quinoa são ricas em fibras e melhoram o funcionamento do intestino.

Quinoa: quantidade diária

De acordo com Paracelso, a diferença entre o veneno e o remédio é a dose. Essa mesma frase se aplica para o caso da quinoa, pois apesar de muito nutritiva, não pode ser consumida em excesso. O ideal é não ultrapassar os 100 gramas de quinoa por dia para não sobrecarregar o organismo. Lembre-se também de dividir seu consumo ao longo do dia, por exemplo:

  • Café da manhã: flocos de quinoa com iogurte, flocos de quinoa com banana e aveia, etc.
  • Almoço: risoto de quinoa, quinoa com legumes, pizza de quinoa, etc.
  • Jantar: salada com quinoa, quinoa cozida e temperada à gosto, etc.

Lembre-se também que quanto mais diversificada for sua alimentação, melhor será sua saúde. Não coma só quinoa, inclua também legumes, verduras, frutas e cereais em seu cardápio.

Como consumir quinoa para emagrecer

Se seu objetivo é consumir quinoa para emagrecer, a melhor opção é consumi-la no lugar de carboidratos simples (como arroz branco e macarrão branco). Além de não alterar o índice glicêmico da mesma maneira que os carboidratos simples, a quinoa gera sensação de saciedade por ser rica em fibras.

Você também pode substituir a farinha de trigo por farinha de quinoa no preparo de pães e bolos. Dessa forma, esses deliciosos alimentos ficam mais nutritivos e menos calóricos, pois retirou-se a farinha de trigo (que vira açúcar no organismo).

Para emagrecer também é necessário aliar o consumo de quinoa a outros bons hábitos, como por exemplo:

  • Parar de fumar;
  • Beber água;
  • Praticar atividades físicas;
  • Reduzir o consumo de alimentos industrializados;
  • Levar uma vida menos estressante.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Comer quinoa crua faz mal? Resposta aqui!, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Mariana
As informações são muito úteis e completas. Agradecida.
A sua avaliação:
LUCAS AVELAR
Boa tarde seu site está falando mal da saponina que tem na quinoa, mas diz que ela faz bem.
As saponinas fazem parte do grupo dos fitosteróis, nutrientes que trazem benefícios como baixar o colesterol, ajudar no controle do açúcar no sangue e prevenir câncer.
Cíntia Morgado
A quinoa em flocos pode ser consumida crua? Por exemplo, polvilhada por cima de frutas tipo aveia. Ou eu tenho que cozinhar os flocos para consumir por causa das saponinas?
Giuseppe
Prezados(as), Uma dúvida que acho bem relevante... Se não podemos comer quinoa crua em grãos por causa da saponina, por que podemos comer os flocos crus? Agradeço.
Sonia
Acredito eu,na minha santa ignorância,que os grãos já foram lavados pela indústria,antes de virarem flocos. Será???
Imagem: cookinglight.com
1 de 2
Comer quinoa crua faz mal? Resposta aqui!