Partilhar

Como fazer creme de pasteleiro

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer creme de pasteleiro

O creme de pasteleiro é um dos cremes mais usados na confeitaria e é muito versátil, além de ser delicioso. Assim, o creme de pasteleiro é ideal para rechear os seus bolos, tortas ou qualquer doce que preparar. No entanto, também é delicado de conservar por ser preparado com ovo, de maneira que deverá mantê-lo sempre na geladeira ou refrigerador. Não espere mais e aprenda com este artigo de umComo como fazer creme de pasteleiro.

Dificuldade média
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer creme de chantilly com nata
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

O primeiro passo para preparar um delicioso creme de pasteleiro é colocar a ferver em uma panela o leite - reservando um copo de leite - junto com as cascas do limão e o pau de canela ou fava de baunilha, dependendo do aroma que preferir dar-lhe. Mexa com a ajuda de um batedor para dar sabor ao leite. No momento em que começar a ferver, deverá apagar o fogo, retirar a panela e reservar tapado com um prato ou com a tampa da panela.

Como fazer creme de pasteleiro - Passo 1
2

Em outro recipiente, deverá colocar as gemas de ovo, o açúcar e a maizena. Lembre-se que não deverá usar as claras de ovo.

Como fazer creme de pasteleiro - Passo 2
3

Depois bata bem todos os ingredientes de maneira a conseguir uma mistura homogênea. De seguida, verta o copo de leite que reservou no primeiro passo e continue mexendo para misturar tudo bem e se converter no seu creme de pasteleiro.

Como fazer creme de pasteleiro - Passo 3
4

De seguida, deverá pegar na panela que tinha reservado e, com a ajuda de um coador, deverá filtrar para retirar as cascas de limão e a fava de baunilha ou o pau de canela. Filtre para o recipiente onde misturou os ovos, a maizena e o açúcar. Deste modo, terá todos os ingredientes no mesmo recipiente e terá de mexer de novo para conseguir um creme sem grumos e uniforme. Uma vez misturado, deverá voltar a colocar para aquecer para espessar e adquirir a consistência adequada.

Como fazer creme de pasteleiro - Passo 4
5

Existe quem opte por adicionar um pouco de manteiga à temperatura ambiente enquanto estiver no fogo para que a textura seja um pouco mais cremosa, no entanto este passo é completamente opcional. Quando vir que o creme de pasteleiro tem a espessura adequada, já poderá retirá-lo do fogo e deixar esfriar tapada com papel transparente até estar frio e puder usar em qualquer uma das suas sobremesas como uma torta de morangos.

Para rechear os seus bolos ou doces com este delicioso creme de pasteleiro, poderá utilizar um saco de confeiteiro para facilitar a tarefa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer creme de pasteleiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como fazer creme de pasteleiro

O que você achou da receita?
1 comentário
Dagoberto Engel
Na preparação vocês falam em 03 (três) gemas, mas dizem que se necessita de 06 (seis) GEMAS. Qual é o certo?

Como fazer creme de pasteleiro
1 de 5
Como fazer creme de pasteleiro

Voltar ao topo da página