Outras Técnicas para cozinhar

Como tirar cheiro de alho da mão

 
Isadora R. Hausen
Por Isadora R. Hausen. 19 outubro 2023
Como tirar cheiro de alho da mão

Para muitos de seus pratos, a culinária brasileira tem como base o refogado, que nada mais é do que um saboroso preparo de cebola e alho fritos no óleo ou azeite para incrementar a comida. Quem não resiste a um arroz refogadinho soltinho ou a um feijão bem temperado?

Além de ser um ingrediente indispensável para dar sabor às preparações salgadas na cozinha, o alho traz importantes benefícios para a saúde, pois é muito nutritivo, sendo rico em vitaminas, fibras, cálcio e potássio.

Mas nem só de benefícios é feito o alho, afinal, ninguém gosta de ficar com os dedos com esse odor depois de manusear o alimento, não é mesmo? Mas não se preocupe! Neste artigo do umCOMO te mostraremos várias maneiras de como tirar cheiro de alho da mão.

Também lhe pode interessar: Como separar gema da clara

Índice

  1. Por que o alho deixa cheiro
  2. Aço inox
  3. Água corrente
  4. Alumínio
  5. Borra de café
  6. Grama
  7. Laranja
  8. Leite
  9. Limão
  10. Óleo de Cozinha
  11. Pasta de dente
  12. Sal grosso
  13. Salsinha
  14. Vinagre
  15. Como tirar cheiro de alho da geladeira
Ver mais >>

Por que o alho deixa cheiro

Apesar de trazer um sabor incrível e intenso para a sua comida, o alho tem um cheiro bem forte e característico, que impregna nas nossas mãos e dedos. Por essa razão algumas pessoas optam por não usar o tempero, não por questões de paladar, mas sim pelo incômodo de ficar cheirando a alho durante um tempo.

Esse cheiro característico do alho se deve ao odor olináceo[1] que vem do enxofre presente no alho. E não é apenas os dentes de alho que possuem essa substância: a cebola, a cebolinha e o brócolis também contêm enxofre em sua composição.

Uma vez que você está com a mão cheirando a alho, como fazer para retirá-lo? Veja a seguir algumas dicas que podem solucionar o problema de como tirar cheiro de alho da mão.

1. Aço inox

Esfregar um objeto de aço inox também pode ser eficaz para tirar cheiro de alho da mão. Existem inclusive os chamados sabonetes de inox[2] que você pode deixar à disposição na cozinha para utilizar sempre que for cozinhar usando alho.

2. Água corrente

Sim, por incrível que pareça, o simples ato de deixar a água escorrer pelas mãos remove o forte odor do alho. E o melhor, você nem precisará de sabão ou de esfregar muito uma mão na outra para a magia acontecer. Na verdade, ao esfregar você estará espalhando mais o odor. Então, basta ficar com as mãos embaixo da água corrente por 30 segundos. Repita o processo até o cheiro sair por completo.

3. Alumínio

Há quem diga que pegar um pedaço de papel alumínio e amassá-lo com os dedos, friccionando nas mãos, ajuda a ir removendo o odor de alho.

4. Borra de café

Que a borra de café é um poderoso neutralizador de odores todo mundo sabe. Para o cheiro alho não é diferente. Com as mãos secas, passe um pouco da borra nas palmas e esfregue até remover todo o odor. O procedimento também funciona com o café em pó.

5. Grama

Você também pode usar grama ou outras folhagens verdes para esfregar as mãos e tirar o cheiro forte de alho sem grandes esforços.

6. Laranja

Seja a casca, sejam os gomos da laranja, ambos podem ser bastante úteis na remoção de odores. Passe eles pelas mãos e lave em seguida. Você trocará o cheiro forte de alho por um aroma cítrico e suave.

7. Leite

O leite serve tanto para tirar o odor do alho das mãos quanto do seu hálito, após comê-lo. Passe um pouco de leite nas mãos, esfregue-as e depois lave bem. Já para o hálito forte, beba um copo de leite durante a refeição para evitar a halitose.

8. Limão

Esprema o sumo do limão em um recipiente e submerja as mãos por alguns minutos. Retire e lave bem as mãos. Lembre-se que o limão em contato com o sol, queima a pele, causando manchas indesejáveis.

9. Óleo de Cozinha

Apenas uma pequena quantidade de óleo ou de qualquer produto oleoso, como manteiga e azeite, pode ser de grande ajuda para tirar cheiro de alho[3]. Espalhe nas mãos, esfregando bem, inclusive entre os dedos e debaixo das unhas. Tire o excesso com um papel toalha e depois lave as mãos com detergente.

10. Pasta de dente

A pasta de dente tem diversas utilidades, além da higiene bucal. Ajudar na remoção do cheiro de alho é uma delas. Espalhe um pouco do produto nas mãos e, em seguida, lave-as com água e sabão.

11. Sal grosso

Com poder esfoliante, o sal grosso cumpre bem a função de tirar o odor de alho. Com as mãos ainda secas, esfregue um punhado de sal grosso nas mãos. Depois lave normalmente com água e sabão.

12. Salsinha

Pegue um maço de salsinha e esfregue nas mãos. Assim, como a borra de café, com a salsinha você também estará trocando um cheiro forte pelo outro. Contudo, basta você lavar com água e sabão que o cheiro da salsinha vai ficando cada vez mais suave até desaparecer.

13. Vinagre

O vinagre branco é um potente neutralizador de odores. Em um recipiente com vinagre, mergulhe as mãos e deixe-as por alguns instantes antes de lavá-las com água e sabão.

Como tirar cheiro de alho da geladeira

O cheiro de alho é tão forte que pode impregnar também na geladeira em que for armazenado. Para retirar esse cheiro forte, basta colocar um pratinho com um pouco de bicarbonato de sódio dentro do eletrodoméstico e esperar que o bicarbonato sugue todo o odor. Outra forma que previne que o cheiro de alho tome conta da sua geladeira é guardá-lo em recipientes com tampa.

Agora que você já sabe como tirar cheiro de alho da mão pode arregaçar as mangas e fazer essa deliciosa manteiga de alho para suas torradas e outros preparos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar cheiro de alho da mão, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Referências
  1. COMO TIRAR CHEIRO DE ALHO DA MÃO. Disponível em: <https://ypedia.com.br/como-tirar-cheiro-de-alho-da-mao/>. Acesso em 09/10/2023.
  2. COMO TIRAR CHEIRO DE ALHO DA MÃO. Disponível em: <https://drlavatudo.com/blog/como-tirar-cheiro-de-alho-da-mao#:~:text=Existem%20diversas%20formas%20de%20tirar,lavar%20com%20%C3%A1gua%20e%20sab%C3%A3o./>. Acesso em 09/10/2023.
  3. COMO TIRAR CHEIRO DE ALHO DAS MÃOS. Disponível em: <https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2020/12/11/como-tirar-o-cheiro-de-alho-das-maos-chef-testa-truques-e-da-o-veredito.htm/>. Acesso em 09/10/2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como tirar cheiro de alho da mão