Partilhar

Como tirar a baba do quiabo

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tirar a baba do quiabo

O quiabo é um fruo de origem africana que possui sementes brancas redondas e é usado antes da sua maturação. A baba do quiabo possui um alto teor de vitaminas A. B, C e fósforo. Além disso, o quiabo e um alimento com baixo teor calórico. Contudo, nem todo o mundo gosta da babinha do quiabo, fazendo cara feia só de pensar. No Brasil, o quiabo faz parte de pratos regionais como o caruru, em que é servido cozido e acompanhado de camarão seco. Se você é fã de quiabo mas dispensa a baba que ele cria, fique sabendo que existem várias soluções para preparar o fruto sem o líquido. Continue lendo essas dicas do umComo e descubra como tirar a baba do quiabo.

Também lhe pode interessar: Como tirar o soro do creme de leite
Passos a seguir:
1

Limão

Uma das formas mais eficazes de tirar a baba do quiabo consiste em cortar as pontas do fruto e deixar de molho no suco de um limão por, no mínimo, meia hora.

Depois de demolhar por 30 minutos, deixe o quiabo secar e prepare como desejar.

Como tirar a baba do quiabo - Passo 1
2

Limão e vinagre

Outra alternativa para remover a babinha indesejada do quiabo é muito semelhante à anterior, incluindo vinagre. Deixe o quiabo por 15 minutos no suco de um limão e lave bem o fruto.

Depois, mergulhe o quiabo em vinagre por mais 15 minutos, volte a lavar e deixe secar. Está pronto a cozinhar.

3

Água

Deixar o quiabo de molho em água de um dia para o outro é, possivelmente, a melhor técnica para remover toda a baba do quiabo.

Demolhe o quiabo em bastante água e coloque na geladeira. Deixe repousar de um dia para o outro, mexendo várias vezes durante esse período.

Nota: Esta técnica não deixa o gosto do vinagre nem do limão no quiabo.

Como tirar a baba do quiabo - Passo 3
4

Fritar

Outra opção para remover a baba do quiabo consiste em fritá-lo. No entanto, a fritura não pode ser feita de qualquer maneira.

Corte o quiabo em rodelas e coloque um pouco de óleo na frigideira, até o quiabo ficar imerso. Mexa poucas vezes para que ele não crie baba e apenas vire as rodelas do fruto uma vez.

Tenha atenção para não deixar queimar. Quando estiver pronto, retire da frigideira e use papel toalha para secar. Se optar por essa técnica, é essencial que o quiabo não tenha sido passado em limão. O resultado é quiabo com gosto azedo, sendo que o mesmo acontece com o vinagre. O ideal é escolher apenas um método!

Dica: Essa técnica é eficaz, mas acrescenta calorias desnecessárias ao quiabo.

5

Agora que já sabe como tirar a baba do quiabo, dê uma olhada nesses artigos que contêm dicas super úteis para cozinhar:

Como cozinhar sem perder nutrientes nos alimentos

Qual é a diferença entre marinar e macerar

7 truques para cozinhar com microondas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar a baba do quiabo, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como tirar a baba do quiabo

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Bruna Brito
vou experimentar todas as técnicas!
Editor umComo.com.br
Oi Bruna! Depois conte-nos o que achou :) Obrigada pelo seu comentário ;)

Como tirar a baba do quiabo
1 de 3
Como tirar a baba do quiabo

Voltar ao topo da página