Partilhar

Como temperar bife de fígado? Dicas essenciais!

Por Letícia Lima. Atualizado: 30 outubro 2017
Como temperar bife de fígado? Dicas essenciais!
Fonte: cozinhandopararelaxar.com

Amado por muitos e odiado por outros, o bife de fígado divide opiniões e paladares. Mesmo assim, é inegável que essa é uma carne muito nutritiva, sendo rica em ferro e indicada para pacientes com casos de anemia ou até mesmo para grupos nutricionalmente vulneráveis, como crianças, idosos e gestantes. O bife de fígado tem cheiro e sabor muito fortes, mas é possível torná-lo mais suave a depender da forma de preparo - para isso, existem inúmeros temperos e técnicas culinárias à disposição. Gostando ou não de bife de fígado, leia em umCOMO como temperar bife de fígado e dê uma chance a essa carne!

Também lhe pode interessar: Como temperar pernil de carneiro?

Como temperar bife de fígado com leite

O forte cheiro e gosto o bife de fígado afastam pessoas de paladar mais suave dessa carne. No entanto, o que pouca gente sabe é que, ao temperar bife de fígado com leite, seu sabor e aroma ficam mais agradáveis e, portanto, agradáveis a quem não gosta de bife de fígado.

Corte os bifes de fígado em fatias bem finas e, em um recipiente, adicione leite o suficiente para cobri-los. Deixe o bife de fígado descansando no leite por cerca de uma hora antes de fritar, em um recipiente fechado dentro da geladeira. Descarte o leite e prepare-o ao seu modo. Pronto! Seu bife de fígado estará mais suave.

Esse pré-preparo é muito útil para quem deseja saber como temperar bife de fígado à milanesa. Caso esse seja seu caso, siga nossas recomendações:

  1. Após escorrer o leite, tempere os bifes de fígado com alho e sal;
  2. Bata gemas o suficiente para a quantidade de fígado a ser preparado;
  3. Em uma vasilha, passe os bifes de fígado nas gemas;
  4. Em outra vasilha, cubra-os com farinha de rosca;
  5. Leve os bifes para fritar em óleo quente. Está pronto seu bife de fígado à milanesa!

Como temperar bife de fígado com limão

Temperar bife de fígado com limão também ajuda a deixá-lo com um sabor e aroma mais agradáveis aos paladares sensíveis. Veja a seguir:

  1. Corte o fígado em fatias finas de bife;
  2. Adicione suco de limão espremido na hora e sal - deixe descansando por meia hora;
  3. Em uma panela, refogue no azeite cebolas cortadas em anéis e o tempero verde a gosto (cebolinha, salsinha, etc);
  4. Adicione os bifes de fígado e espere até ficar no seu ponto de preferência. Está pronto!

Veja outra sugestão de receita em como fazer fígado acebolado.

Como temperar bife de fígado de boi

Além de bife de fígado acebolado, existem outras possibilidades de temperar bife de fígado de boi. Uma boa opção é utilizar temperos como alho, cebola e cominho (excelente para o preparo de carnes), como vamos ver a seguir:

  1. Corte o fígado em finas fatias de bife e deixe-o descansar com um pouco de molho inglês ou shoyu;
  2. Amasse alguns dentes de alho e corte uma cebola em cubinhos;
  3. Misture o alho, a cebola e uma pitada de cominho aos bifes e deixe “pegando tempero” por cerca de uma hora na geladeira;
  4. Após esse tempo, frite os bifes em uma panela bem quente até atingir o ponto de cozimento desejado.

Como temperar bife de fígado para churrasco

O fígado não é a carne mais comum de se encontrar em churrascos, mas há quem goste. Para temperar bife de fígado para churrasco, você deve cortar a carne em cubinhos e temperá-la com sal, mostarda e molho shoyu. Deixe repousando por uma hora na geladeira. Passado esse tempo, coloque os cubinhos de bife em um espeto e leve à churrasqueira. Pronto! Não deixe de conferir também como fazer fígado frito.

Como temperar bife de fígado: outras informações

Se você gostou desse artigo, confira nossa categoria Receitas de Carne e descubra como preparar outros pratos. Não se esqueça que a procedência da matéria prima (nesse caso, o bife de fígado) é muito importante para o sucesso de qualquer receita. Portanto, apenas compre carne em açougues verificados e confiáveis para evitar aborrecimentos.

Você também pode seguir nossas recomendações de como temperar bife de fígado para prepará-lo de outras formas. Algumas sugestões são fazer iscas de fígado, picadinho de fígado ou fígado ao molho de tomates. Essa é uma carne muito nutritiva e de preparo bastante variado, além de ter um preço mais em conta se comparado a outras carnes. Aproveite!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como temperar bife de fígado? Dicas essenciais!, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como temperar bife de fígado? Dicas essenciais!

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Maria Elide Souza Franco
Amei as dicas!! Facilita muito o nosso dia a dia e a forma de servi-lo.
Editor umComo.com.br
Oi Maria Elide! Que bom que você gostou da matéria. Continue acompanhando o umCOMO :)

Como temperar bife de fígado? Dicas essenciais!
Fonte: cozinhandopararelaxar.com
Como temperar bife de fígado? Dicas essenciais!

Voltar ao topo da página