Partilhar

Como temperar pernil de carneiro?

Como temperar pernil de carneiro?

O pernil de carneiro não é uma das carnes mais comuns na culinária. Por se tratar de uma carne mais rara, os métodos de confecção de pratos com pernil de carneiro são variados e exigem um certo nível de conhecimento na culinária e no tempero de carnes. Apesar disso, é claro que o processo de marina de um pernil de carneiro pode ser feito por qualquer um que tenha os ingredientes em casa e um pouco de disposição para fazer um almoço gostoso para a família. Na época de festas, o pernil de carneiro é uma ótima opção de carne suculenta e saborosa para as reuniões familiares e saber prepará-lo é essencial para desfrutar de uma boa ceia. Nesse artigo do umCOMO, explicamos como temperar pernil de carneiro, além de dar algumas outras dicas sobre essa carne comum nos finais de ano do Brasil. Siga lendo e conheça as melhores maneiras de temperar o pernil de carneiro.

Vai precisar de:

Como temperar pernil de carneiro para churrasco?

A melhor maneira para temperar um pernil de carneiro que será feito na churrasqueira é bastante tradicional, mas merece ter seus cuidados pontados para que alcance um bom sabor e uma boa consistência. Você vai necessitar de:

  • Alecrim fresco;
  • Manjerona fresca;
  • Sal grosso;
  • Alho picado em pedaços relativamente grandes;
  • Pimenta do reino.

Com a carne já separada, faça alguns cortes nela, de baixa profundidade, como se fossem furos. Nesses pequenos sulcos, você colocará um pedaço de alho, um pedaço da rama de alecrim e manjerona. Despeje o sal grosso de maneira igualitária pela carne - assim como a pimenta do reino -, mas não exagere nas regiões com mais gordura, pois elas salgam com mais facilidade e pode acabar estragando a peça de carne de carneiro. Distribua igualmente o tempero ao longo de toda a peça de carne. Com a churrasqueira pré aquecida por 30 minutos, coloque o pernil de carneiro para assar. Essa é a melhor maneira de temperar pernil de carne de carneiro para churrasco.

Veja também: Como temperar carne para churrasco

Como temperar pernil de carneiro para assar no forno?

Agora que já falamos do pernil de carneiro feito para os churrascos, falaremos dele assado no forno. Como temperar pernil de carneiro para assar no forno? Os ingredientes para o tempero do pernil no forno são basicamente os mesmos, mas a adição de alguns outros segredos. Basicamente, você irá marinar o pernil de carneiro por algumas horas antes de colocar a carne no fogo.

12 horas antes, prepare em seu liquidificador uma mistura que conta com cheiro verde (salsa e cebolinha), alho, uma cebola picada, azeite de oliva, sal, alecrim, pimenta do reino e meio litro de vinho branco. Bata tudo em seu aparelho e prove antes para saber se ele está equilibrado. Coloque o pernil de carneiro na assadeira e o cubra com esse molho. Deixe ele por seis horas coberto e depois vire-o. Depois de doze horas sob o tempero, você já pode colocar o pernil para assar, preferencialmente em fogo baixo, para manter a suculência. Essa é a melhor maneira de temperar pernil de carneiro para assar no forno.

Leia também nosso artigo Como fazer pernil no forno, que dá outras dicas sobre a preparação desse prato.

Benefícios da carne de carneiro

A carne de carneiro é uma carne que possui muitos diferenciais se comparada a outras carnes. Cheia de benefícios, um dos grandes diferenciais da carne de carneiro é a quantidade de gordura que ela tem. Porém, curiosamente, a gordura saturada dessa carne é benéfica para a saúde, reduzindo o LDL, conhecido como o mau colesterol. Portanto, a carne de carneiro é uma ótima arma contra os problemas cardiovasculares especialmente com aqueles relacionados ao colesterol.

Além disso, a carne de carneiro é uma grande fonte de zinco, que é uma singularidade se comparada a tantas outras carnes. O zinco é importante para a regulação hormonal e para o nosso sistema imunológico. É também uma ótima fonte de vitamina B12, nutriente que está diretamente ligada à saúde do sangue e também do sistema imunológico. No artigo Quais os benefícios da vitamina B12, falamos mais sobre essa substância.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como temperar pernil de carneiro?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como temperar pernil de carneiro?

O que lhe pareceu o artigo?

Como temperar pernil de carneiro?
Como temperar pernil de carneiro?

Voltar ao topo da página