Técnicas culinárias

Como rechear um peru de Natal

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 2 julho 2018
Como rechear um peru de Natal
Imagem: adrenaline.uol.com.br

Não há como negar que peru recheado é um dos top pratos que compõem a ceia do Natal. Algumas receitas levam os miúdos, outras linguiça e quase sempre farofa - essa parte permite a criatividade e o talento.

Entretanto, recheá-lo exige técnica, assim como para limpar e temperar. Se você não sabe como rechear um peru de Natal, confira as dicas do umCOMO e não erre mais.

Entre 1 e 2 horas Dificuldade média

Ingredientes:

  • Opcional

Vai precisar de:

  • 1 panela
  • 1 agulha de costura esterilizada
  • Linha de costura estéril 100% algodão
  • 1 forma assadeira
  • Papel alumínio
Também lhe pode interessar: Como conservar o fiambre de peru

Passos a seguir:

1

Rechear peru de Natal requer alguns preparativos. Reserve o peru descongelado já limpo e temperado em uma forma na geladeira.

Se ele estava marinando, é hora de descartar o molho e secar a ave por dentro e por fora com papel toalha. Cuidado com os respingos desse líquido pela cozinha. A solução estava em contato com carne crua, portanto, jogue fora e não deixe que entre em contato com outros utensílios ou alimentos para não contaminá-los.

Agora sim você já pode começar a preparação do peru recheado.

Como rechear um peru de Natal - Passo 1
Imagem: axialind.com
2

Se você guardou o saquinho de miúdos, é hora de cozinhar a moela, o fígado e o coração da ave até que eles fiquem macios.

  • Esses ingredientes, apesar de serem muito descartados, dão um toque especial no hora de rechear peru de Natal.
3

Com os miúdos já cozidos, corte-os até ficarem com aparência de desfiados.

4

Utilize a manteiga para refogar os miúdos do peru em uma panela com a cebola e o tomate (ambos picados em cubos pequenos).

5

Quando já estiverem refogados, adicione o bacon (ou o presunto, ou a linguiça), farinha de mandioca (aos poucos) e azeitonas picadas (opcional). Misture bem.

6

Retire a farofa do fogo e prove. Sinta se o recheio do peru está bom de sal. A seguir, corte os 2 ovos cozidos e misture-os à farofa.

Como rechear um peru de Natal - Passo 6
Imagem: yoki.com.br
7

Salpique salsa e cebolinha, ou os temperos que elegeu, a gosto. Mescle a farofa.

Como rechear um peru de Natal - Passo 7
8

Só essa mistura já poderia servir com um ótimo acompanhamento. Mas, agora é hora de rechear o peru que está na geladeira.

9

Para que a técnica de rechear peru funcione, besunte-o por dentro com manteiga.

10

Pela cavidade, insira a farofa por toda a parte de dentro e aperte. Não precisa encher até a cavidade, pois com o calor a farinha vai inchar.

Se sobrar farofa, guarde-a para também servi-la como acompanhamento.

11

Para que o recheio não escape enquanto o peru assa, você terá de costurar a cavidade por onde colocou a farofa. Para isso você necessitará uma agulha esterilizada.

A esterilização pode ser feita na própria cozinha. Você pode ferver a agulha ou banhá-lo com água fervente.

12

Una as extremidades da cavidade e costure com uma linha grossa e preferencialmente 100% algodão. O barbante não é recomendado pois não é feito com material virgem.

13

Nesse ponto você já tem o seu peru recheado pronto para ser assado. Cubra-o com papel alumínio com um pouco de óleo e coloque-o em uma assadeira. Leve ao forno preaquecido e deixe assar.

Se a sua receita tem molho, regue a carne eventualmente para que não resseque. O tempo de assamento pode variar de 1 a 2 horas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como rechear um peru de Natal, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
Imagem: adrenaline.uol.com.br
Imagem: axialind.com
Imagem: yoki.com.br
1 de 4
Como rechear um peru de Natal