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Como organizar um cardápio familiar semanal

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como organizar um cardápio familiar semanal
Imagem: vitarella.com.br

Seguir uma dieta equilibrada é fundamental para manter uma vida saudável e sentir-nos bem. Por isso, a alimentação desempenha um papel bastante importante em nossas vidas e a falta de tempo do dia a dia pode pregar-nos partidas. Deste modo, organizar um cardápio semanal para toda a família pode ser a solução para assegurar você de que toda a família segue uma alimentação balanceada; basta um pouco de planejamento e em umComo relevamos a você algumas dicas a respeito de como organizar um cardápio familiar semanal.

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Passos a seguir:
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Para organizar um cardápio familiar semanal, primeiro deve analisar se todos os membros da família podem consumir os mesmos alimentos. Se algum membro é celíaco ou tem alergia a algum alimento, logicamente terá que realizar um cardápio paralelo para ele ou ela. Da mesma forma, se há algum bebê na família, nesse caso terá que elaborar um cardápio específico para o pequeno.

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Supondo que toda a família pode comer o mesmo, o primeiro que deve fazer é pegar em um lápis e papel e anotar todos os alimentos que devem consumir. Depois veremos a forma de distribuí-los ao longo da semana de forma equilibrada. Aproveite o almoço para ingerir: carne, peixe, verduras, massa, arroz e legumes. E aproveite o jantar para oferecer à sua família verduras cruas ou cozidas, ovos e peixe. Tente evitar no jantar a massa e os legumes.

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O que deve levar em conta é alternar bem os hidratos de carbono, as proteínas e as verduras, com o fim de repartir de forma equilibrada todos os componentes na dieta semanal. Isto é, se ao meio dia cozinhou arroz e ovos por exemplo, pela noite poderia compensar com uma boa salada ou uma verdura fervida e um peixe grelhado.

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Na hora de organizar um cardápio semanal para toda a família, também deve introduzir os ovos, mas no máximo 4 por semana, no caso dos adultos. Pode cozinhá-los de mil formas: fritos, cozidos na salada, na omelete... como mais gostar. Os ovos são uma importante fonte de proteínas, e são fontes de fósforo e potássio na dieta, mas consumi-los em excesso pode ser contraproducente.

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Com estes conselhos, já pode elaborar seu cardápio semanal para toda a família. Propomos a você este menu rico, saudável e variado, como exemplo, onde verá que alternamos os diferentes tipos de alimentos:

  • Segunda-feira: para almoçar pode fazer verdura cozida e filé com batatas fritas. Pela noite, pode fazer um peixe grelhado acompanhado de um tomate aberto com azeite e sal.
  • Terça-feira: para almoçar pode cozinhar um prato de massa com frutos do mar, com carne picada, com creme de leite e bacon, por exemplo. Pela noite, pode compensar as calorias com uma boa salada ou uma verdura cozida e um pouco de peito de peru e queijo.
  • Quarta-feira: pode cozinhar para almoçar uma verdura, desta vez pode fazê-la refogada com azeite, alhos e pimentão, assim varia mas continuam comendo verdura. Pela noite, pode optar por uma omelete acompanhada de verduras como cenoura e vagem cozida.
  • Quinta-feira: pode propor umas almôndegas com molho de tomate ou molho tradicional, acompanhadas de batatas cortadas em cubos e ligeiramente fritas. Para a noite, pode optar por um peixe grelhado ou uma salada completa.
  • Sexta-feira: pode cozinhar um cordon bleu, ou propor frango assado ou um filé tipo entrecosto. Pode acompanhar umas verduras grelhadas, como abobrinha, cebola, cenoura e pimentão. Pela noite, pode propor um peixe grelhado e um tomate aberto com azeite e sal.
  • Sábado: pode propor um guisado mais elaborado e introduzir os legumes: no inverno um bom cozido com seus grãos de bico ou feijão branco; pode ser uma boa forma de incluir legumes na dieta. No verão, pode fazê-lo em saladas, às quais pode acrescentar todo o tipo de verduras. Pela noite, pode fazer um filé de peru ou peito de frango grelhado e uma verdura cozida.
  • Domingo: pode propor um risoto ou ainda, carne ensopada ou hambúrgueres. Pela noite, pode cozinhar uma tortilha, de atum ou de presunto. E pode acompanhá-la de uma salada rica e fresca.
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Não se esqueça de incluir no cardápio semanal 1 ou 2 peças de fruta diárias. Aproveite para escolher as frutas da estação, que estarão mais saborosas. E também pode incluir 3 laticínios na semana para completar o menu. Lembre-se de não abusar dos doces.

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1 comentário
MARIA ANGELA DA SILVA PINHEIRO
gostaria de receber orientaçao de um cardapio semanal para 4 pessoas incluindo na semana so um dia carne de frango ,e outro dia carne vermelha ,carne sem ser moida so 2 dias na semana .sera possivel ....obrigada

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Imagem: vitarella.com.br
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