Conservar produtos

Como guardar cogumelos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 13 agosto 2018
Como guardar cogumelos

Os cogumelos são um alimento muito apreciado em toda a cozinha, já que oferecem uma infinidade de possibilidades na hora de preparar. Além disso, trata-se de um produto delicado, cuja conservação requer uma atenção especial para que não se estraguem; por isso, no caso de querer conservá-los em ótimas condições durante longos períodos de tempo, será necessário levar a cabo alguma técnica como a desidratação, congelamento ou embalado a vácuo. Por isso, em umComo explicamos a você de forma detalhada como guardar cogumelos sem que percam suas propriedades nem sabor.

Também lhe pode interessar: Como limpar cogumelos

Índice

  1. Como guardar cogumelos: ao natural
  2. Como guardar cogumelos: desidratados
  3. Como guardar cogumelos: congelados
  4. Como guardar cogumelos: em seu suco
  5. Como guardar cogumelos: em azeite, vinagre ou sal

Como guardar cogumelos: ao natural

Após coletar cogumelos ou comprar em qualquer estabelecimento, poderemos conservá-los ao natural na geladeira durante alguns dias. Deverá colocar com as folhas para abaixo, sem os lavar, em um recipiente, se possível, de papelão, e tampados com um pano úmido. Desta forma, se conservarão perfeitamente durante alguns dias, mas deverão ser cozidos logo ou conservados com outro método.

Como guardar cogumelos - Como guardar cogumelos: ao natural

Como guardar cogumelos: desidratados

Outro dos métodos mais comuns de conservação de cogumelos é através da desidratação, isto é, cogumelos secos. Para isso, o primeiro que deverá fazer será limpar os cogumelos com conhecimento e de preferência sem água e, posteriormente, poderá escolher entre os diferentes métodos para eliminar a água e evitar que se apodreçam:

- Desidratar os cogumelos ao ar livre, seja sobre uma grade ou atravessando-os com um fio, como fosse roupa pendurada. Deverá colocar em um lugar com corrente de ar ou quente, mas sempre sem umidade.

- Secar os cogumelos diretamente ao sol; o problema que apresenta esta opção serão os insetos, as mudanças meteorológicas, etc. Além disso, se você vive em um lugar úmido, recomenda-se que pelas noites não os deixe ao ar livre.

- Usar o forno para secar cogumelos, com uma temperatura baixa e muita paciência, já que este processo levará algumas horas. São preferíveis os fornos elétricos e usar o ventilador caso tiver.

Como guardar cogumelos - Como guardar cogumelos: desidratados
Imagem: casadiez.es

Como guardar cogumelos: congelados

Uma boa alternativa para manter os cogumelos em perfeitas condições é congelá-los; de maneira que após limpá-los e -de preferência- cortá-los, deverá escaldá-los em água fervendo, ainda que se destaque que também podem ser congelados crus. A seguir, se escorrem e secam com um pano antes de colocá-los em sacos ou recipientes para congelar. Poderá conservar os cogumelos no congelador até cerca de seis meses.

Como guardar cogumelos - Como guardar cogumelos: congelados
Imagem: picstocpin.com

Como guardar cogumelos: em seu suco

Esta técnica consiste em guardar os cogumelos ao natural, em seu próprio suco dentro de frascos embalados a vácuo. Por isso, antes de tudo, deverá esterilizar os potes ou frascos que utilizará para que os cogumelos se preservem em ótimas condições. Em seguida, terá que lavar os cogumelos e cortar; depois, escaldá-los e não tirar a água que sobrar. Coloque os cogumelos no frasco junto com o suco do cozimento, enchendo-o ao máximo e ponha a tampa apertando forte.

Para realizar o vácuo dos frascos, terá que colocá-los para ferver em uma panela suficientemente grande para que a água cubra a totalidade dos recipientes. Você pode ver o passo a passo mais detalhado em nosso artigo como embalar a vácuo em potes de vidro.

Como guardar cogumelos - Como guardar cogumelos: em seu suco
Imagem: tapatdetapes.blogspot.com

Como guardar cogumelos: em azeite, vinagre ou sal

Como variante à técnica anterior para guardar os cogumelos, também podem ser mantidos macerados em:

- Azeite: após escaldar os cogumelos previamente lavados, deverá colocá-los em um frasco sem o suco do cozimento, acrescentar-lhes um pouco de sal e acabar de recheá-los com azeite de oliva. Recomenda-se fazê-lo com cogumelos carnudos e grandes; também pode incluir ervas aromáticas para dar um pouco mais de sabor.

- Vinagre: neste caso, deverá acrescentar o vinagre diretamente na água com que vai escaldar os cogumelos, junto com um pouco de sal. O líquido resultante será o que servirá para rechear o pote junto com os cogumelos.

- Sal: se quer conservar os cogumelos em sal, após escaldá-los, terá que colocá-los em um frasco sem o suco e ir alternando camadas de sal com camadas de cogumelos, acabando com uma última de sal. Antes de prepará-los para comer, será necessário lavá-los bem.

Leia também: Como saber se os cogumelos estão estragados

Como guardar cogumelos - Como guardar cogumelos: em azeite, vinagre ou sal
Imagem: petitchef.es

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como guardar cogumelos, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: casadiez.es
Imagem: picstocpin.com
Imagem: tapatdetapes.blogspot.com
Imagem: petitchef.es
1 de 6
Como guardar cogumelos