Partilhar

Como fazer uma escalivada

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer uma escalivada

A escalivada é um prato muito típico da Catalunha. É composto principalmente de berinjela, pimentão vermelho e cebola, mas há outras variantes deste prato ao qual você pode acrescentar bacalhau e batatas. Neste artigo de umComo vamos explicar como fazer uma escalivada. Espero que você goste!

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer falafel
Passos a seguir:
1

Primeiro lave as berinjelas, o pimentão e os tomates e seque-os com um pano. Faça pequenos cortes com uma faca nas berinjelas.

2

Pré-aqueça o forno a 170ºC. Coloque em uma forma as berinjelas, o pimentão, as cebolas e a cabeça de alho e regue tudo com um bom azeite.

Como fazer uma escalivada - Passo 2
3

Coloque a forma durante 1 hora e vá virando as verduras para assar dos dois lados.

4

Após ter passado a hora, coloque os tomates.

5

Deixe tudo mais meia hora no forno.

6

Seque-as e espere que esfriem.

Como fazer uma escalivada - Passo 6
7

Depois de frias, tire as sementes e a pele dos pimentões e das berinjelas. Descasque também as cebolas e dentes de alho.

8

Sirva-o em um ou dois pratos a gosto. Coloque as berinjelas, o pimentão e as cebolas em um prato; e os tomates e o alho em outro. Acrescente sal e azeite no prato onde colocou as berinjelas, o pimentão e as cebolas.

Como fazer uma escalivada - Passo 8
9

A escalivada já está pronta para comer! Agora só falta torrar um pouco de pão, untá-lo com o tomate e alho e acrescentar um pedaço de berinjela, outro de pimentãoe de cebola. E se quer dar um toque mais realçado coloque uma anchova por cima. Delicioso!

Como fazer uma escalivada - Passo 9

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma escalivada, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre Como fazer uma escalivada

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer uma escalivada
1 de 5
Como fazer uma escalivada

Voltar ao topo da página