Partilhar

Como fazer batatas hasselback

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer batatas hasselback
Imagem: tastespotting.com

Todo o mundo gosta de batatas. Sejam fritas, assadas ou coradas, existe uma receita para cada pessoa. Para mim, a melhores são as batatas Hasselback. Essa receita teve origem na Suécia e foi batizada depois de ter sido criada num restaurante chamado Hasselbacken. Nesse artigo do umComo você vai encontrar duas receitas de batates diferentes: Batatas Hasselback com queijo e bacon, para os mais gulosos, e batatas hasselback com alho, limão e alecrim, para quem busca uma opção menos calórica ou vegan. Para aprender como fazer batatas Hasselback, continue lendo esse artigo e delicie-se com o acompanhamento perfeito.

Também lhe pode interessar: Como fazer batata suíça

Batatas Hasselback com queijo e bacon

Para fazer batatas Hasselback com queijo e bacon, confira os seguintes passos:

Ingredientes

  • 6 batatas monalisa (prefira as mais redondinhas)
  • 3 colheres (de sopa) de manteiga
  • Queijo parmesão ralado (a gosto)
  • 100 g de bacon (cortado em cubinhos)
  • Pimenta do reino e sal (a gosto)

Preparação

Coloque as batatas numa panela e leve ao gofo até levantar fervura. Quando ferver, marque 8 minutos. Pré-aqueça o forno a 180 º C.

Faça cortes transversais nas batatas, nunca chegando ao fundo. Coloque as batatas, com os cortes virados para baixo, em uma assadeira e leve ao forno por 15 a 20 minutos.

Vire as batatas ao contrário, coloque o queijo entre os cortes e acrescente a manteiga em pinceladas generosas. Devolva a assadeira ao forno.

Numa frigideira, frite os cubinhos de bacon até ficarem crocantes. Escorra o excesso de gordura e reserve. Quando as batatas ficarem macias, retire-as do forno e coloque o bacon por cima. Está pronto a servir!

Como fazer batatas hasselback - Batatas Hasselback com queijo e bacon

Batatas Hasselback com alho, limão e alecrim

Para fazer batatas Hasselback com alho, limão e alecrim de forma mais saudável que a receita anterior, confira a preparação:

Ingredientes

  • 4 batatas russet (médias)
  • 2 colheres (de sopa) de azeite extra virgem
  • 2 colheres (de sopa) de manteiga
  • 2 dentes de alho (cortados ao meio)
  • 1 colher (de chá) de alecrim (em folhas inteiras)
  • Raspas de um limão
  • 1 colher (de sopa) de manteiga derretida
  • Sal (a gosto)
  • 1 colher (de chá) de folhas de alecrim (picadas)

Preparação

Comece por pré-aquecer o forno a 250 º C. Forre uma assadeira com papel de alumínio e comece a preparar as batatas. Corte uma fatia fininha por baixo de cada uma das batatas. Isso vai garantir que as batatas têm uma superfície lisa e não vão rolar.

Vire o lado que cortou para baixo e, com uma faca afiada, corte fatias fitinhas verticais (de um lado para o outro). Tenha atenção para não cortar até ao fim.

Junte a manteiga, o azeite, as folhas de alecrim e o alho numa tigela pequena e leve ao microondas por 30 segundos. Mexa o conteúdo da tigela e cozinhe por mais 30 segundos. Retire a tigela, junte as raspas de limão e reserve.

Esfregue as batatas com um pouco de azeite e coloque-as na assadeira. Leve ao forno por 15 minutos e retire. Pincele as batatas com metade da mistura de manteiga, colocando bastante entre as fatias cortadas. Leve ao forno por mais 15 minutos e volte a pincelar com o resto da mistura de manteiga. Leve ao forno por 15 minutos novamente.

Após a terceira ida ao forno, junte uma colher de manteiga ao alecrim e ao alho. Leve ao microondas por 30 segundos. Retire as batatas do forno e pincele-as com a mistura, polvilhando com um pouco de sal. Volte a levar ao forno por 10 a 20 minutos até as batatas ficarem crocantes por fora. Retire e polvilhe com alecrim picado. Pode servir!

Como fazer batatas hasselback - Batatas Hasselback com alho, limão e alecrim
Imagem: mooza.ro

Outras receitas de batata

Agora que já sabe como fazer batatas Hasselback de duas formas, confira outras receitas deliciosas com batata:

Como fazer batatas aioli

Como fazer batata recheada

Como fazer batatas panaderas

Bom apetite!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer batatas hasselback, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre Como fazer batatas hasselback

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer batatas hasselback
Imagem: tastespotting.com
Imagem: mooza.ro
1 de 3
Como fazer batatas hasselback

Voltar ao topo da página