Quais são as carnes magras
Ouvimos falar com frequência a respeito das carnes magras, trata-se de proteínas com baixo conteúdo de gordura que devem ser consumidas especialmente no caso de pacientes com condições cardíacas, fígado gordo, problemas de colesterol ou sobrepeso. No entanto, no momento de comprar nem sempre sabemos bem quais são as carnes magras, que cortes convém escolher e quais não são recomendados ou não devemos abusar. Isso acontece com você? Fique tranquilo, pois em umComo.com.br explicamos detalhadamente tudo o que você precisa saber a respeito das carnes magras.
O que se entende por carne magra?
Para determinar se uma carne é magra será necessário conhecer sua percentagem de gordura. Considera-se como carne magra todo aquele tipo ou corte que contenha menos de 10% de gordura em cada 100 gramas, o que a converte em uma proteína saudável.
Por padrão, algumas carnes entram diretamente no grupo de magras, enquanto outras entram, dependendo do corte escolhido.
Carne magra: o frango
O frango, por ser uma carne branca, entra dentro do grupo de carne magra, sempre levando em conta que deve ser consumido sem pele para garantir que realmente a porcentagem de gordura seja reduzida. As zonas do peito e a coxa são as que menos lípidos oferecem.
Em umComo explicamos como cozinhar peito de frango de forma tenra e deliciosa para desfrutar de um rico e nutritivo prato sem remorsos.
Carne magra: o peru
Como o frango, o peru é considerado uma carne magra devido ao seu baixo conteúdo de gordura e colesterol, sendo o peito e a coxa as partes com menor conteúdo calórico. Esta proteína é ideal para quem deseja levar uma dieta saudável ou perder peso reduzindo sua ingestão de lípidos.
Você pode preparar um peito de peru ao forno para desfrutar de seu delicioso sabor.
Carne magra: o coelho
Devido ao seu importante conteúdo de fibra muscular e sua baixa porcentagem de gordura, o coelho é uma proteína considerada magra, ideal para quem deseja desfrutar de uma carne com um fino sabor sem acrescentar muitas calorias à dieta.
São várias as receitas tradicionais com coelho, por isso é possível desfrutá-lo ao alho, guisado com manjericão ou preparado no forno.
Carne magra: alguns cortes de vitela, porco e cordeiro
Ainda que tradicionalmente se considere que as carnes magras são as mencionadas anteriormente, alguns cortes de vitela, porco e cordeiro também são considerados magros por conterem menos de 10% de gordura, por exemplo:
- Vitela: lombo, a vácuo e lombinho.
- Cordeiro: a perna e os cortes provenientes do cabrito.
- Porco: o lombo, a paleta e o lombinho.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as carnes magras, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.