Receitas sem glúten

Como fazer farinha de batata

Como fazer farinha de batata

A batata é uma alimento presente na dieta daqueles que não podem comer glúten. Existem cada vez mais pessoas intolerantes ao glúten e a verdade é que não existe muita variedade de produtos que não o contêm. A batata se torna então numa excelente opção. Você pode comê-la de várias maneiras e ainda a pode transformar em farinha, podendo fazer outro tipo de alimentos a partir dela. Sopas, pão, molhos, bolos, entre outras tantas receitas. A farinha de batata, também conhecida como amido da batata, resulta dos processos de secagem e moagem deste tubérculo. Um pó branco, inodoro e leve, bastante fácil de fazer. Em umComo ensinamos-lhe como fazer farinha de batata.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer farinha de tapioca
Passos a seguir:
1

Para fazer farinha de batata comece por ralar as batatas. Escolha batatas farinhentas para que seja mais fácil elas se desfazerem. Adicione as batatas raladas a uma panela grande com água e mexa bem.

2

Deixe repousar a mistura durante cerca de 6 horas. Depois deste período é importante que troque a água da panela por água fresca e volte a misturar tudo. Durante o dia deve ir repetindo este processo mais ou menos entre cada 3 a 4 horas.

3

Depois de um dia volte a repetir o processo, mas desta vez coloque apenas cerca de 2 a 3 quatros de água na panela.

4

Para fazer farinha de batata apenas precisa de batatas, água e alguns utensílios de cozinha. Pegue numa peneira fina e coloque a panela sob ela. De seguida verta a mistura, peneirando a batata. Para ter a certeza que toda a farinha é aproveitada, jogue um pouco de água sobre a peneira, para que a ela seja levada para baixo.

5

Quando a farinha estiver sedimentada no fundo da outra panela, pode drenar a água. De seguida divida os sedimentos de batata, que vão originar farinha, em vários pratos.

6

A sua farinha de batata está quase pronta. Agora, ligue o forno a baixas temperaturas e coloque os sedimentos para secar. Quando a sua farinha estiver seca volte a passar na peneira e depois coloque em uma garrafa. Não se esqueça de fechar bem a garrafa, colocando uma tampa. A farinha de batata deve ser preservada em um local seco para que não perca as suas características.

Como fazer farinha de batata - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer farinha de batata, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Tropicaliano
Excelente Tutorial. Tudo claro e bem explicado. Minha gratidão por ter compartilhado seus conhecimentos com a comunidade.
1 de 2
Como fazer farinha de batata