Geleia

Como fazer compota de tomate

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer compota de tomate
Imagem: elprimertomate.com

A compota de tomate é uma das mais deliciosas e incomuns ao mesmo tempo. Normalmente costuma-se preparar compotas de frutas, como a de morango, ameixa, etc., e deixamos de lado as hortaliças, mas também podemos fazer com elas sobremesas espetaculares. Se comprou mais tomate do que deveria e não sabe o que fazer, pegue eles e prepare uma magnífica compota. Neste artigo de umComo.com.br mostramos a você como fazer compota de tomate de forma fácil e barata.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer compota de limão
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deve fazer antes de preparar a compota de tomate é descascar e picar todos os tomates. Se estiver um pouco complicado de descascá-los, recomendamos fazer uma cruz na base, colocar água para ferver e esquentá-los durante alguns segundos. Assim com certeza você não terá problemas para retirar a pele.

Como fazer compota de tomate - Passo 1
Imagem: filotecnologa.com
2

Depois de descascados e picados, pese os tomates para equilibrar a quantidade de açúcar. Para fazer a compota de tomate precisará calcular o açúcar em função do peso dos tomates. Você deve usar a metade do peso de tomates em quantidade de açúcar. Portanto, se dessa vez são 450 g de tomates, precisará de 225 g de açúcar.

3

Acrescente os tomates picados, o açúcar e o suco de limão em uma panela e deixe repousar durante 2 ou 3 horas. Desta forma todos os ingredientes vão se misturar bem e será mais fácil de dissolver no fogo. Com esta compota você pode fazer sobremesas com tomate, diferentes e originais, ou preparar lanches com torradas usando uma compota diferente das compotas de frutas que usa normalmente.

Como fazer compota de tomate - Passo 3
Imagem: cocinandoentreolivos.com
4

Depois desse tempo, coloque a panela para esquentar a fogo lento e mexa sempre a mistura com uma colher de pau, ou outro utensílio de cozinha, até virar uma massa homogênea consistente. Verifique sua espessura deixando cair algumas gotas, se forem líquidas você ainda precisa de mais tempo; se ao invés disso elas caem lentamente e se juntam, quer dizer que a compota de tomate está pronta. Precisará de aproximadamente 45 minutos para isso.

5

Retire a compota do fogo por alguns minutos antes de atingir a espessura adequada já que ao esfriar ela ficará ainda mais compacta e consistente. Guarde a compota de tomate em potes com fechamento hermético para que não estraguem e se conservem até à hora do seu uso. Como você pode ver, fazer compota de tomate é muito simples e não precisa de ingredientes difíceis de encontrar nem caros. Experimente esta receita e prepare sobremesas com tomate, lanches ou cafés da manhã diferentes.

Como fazer compota de tomate - Passo 5
Imagem: blogs.lanacion.com.ar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer compota de tomate, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
Imagem: elprimertomate.com
Imagem: filotecnologa.com
Imagem: cocinandoentreolivos.com
Imagem: blogs.lanacion.com.ar
1 de 4
Como fazer compota de tomate