Receitas vegetais

Como secar tomates no forno

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como secar tomates no forno

Nesta receita vamos explicar a forma mais rápida e econômica de secar tomates no forno e desidratá-los; este tomate é boníssimo para colocar nas saladas e como acompanhamento de muitos outros pratos. Preste atenção em como fazer uns tomates secos no forno facilmente.

Mais de 2 horas Dificuldade média
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer aspargos no forno
Passos a seguir:
1

O primeiro passo consiste em cortar os tomates ao meio tirando todas as impurezas que possam ter e que possam empobrecer o gosto dos tomates secos. Para fazer uns tomates secos saborosos, precisamos de tomates maduros, mas que sejam carnosos; não importa o tamanho, mas quanto menor, melhores são, porque depois ficarão mais bonitos para utilizar nas saladas e nos aperitivos.

Como secar tomates no forno - Passo 1
2

O segundo passo é forrar uma bandeja para o forno com papel de alumínio, em cima colocar os tomates cortados ao meio, de boca para cima, com bastante sal em cima. Você pode ver melhor na imagem anexa a este passo. Um ponto muito importante é pôr um pouco de azeite em cima da lâmina de papel de alumínio para que os tomates não grudem.

Como secar tomates no forno - Passo 2
3

Se dispõe de um forno profissional, você pode seguir os conselhos deste artigo para saber como desidratar os tomates com uma máquina a vácuo, se não, continue lendo este artigo. O seguinte passo para fazer os tomates secos ao forno é pôr no forno a 180º C durante umas 3 horas para que percam toda a água, o forno tem que ser posto em modo ventilador.

Como secar tomates no forno - Passo 3
4

Quando os tomates já estiverem secos, retire do forno, coloque em um recipiente com tampa hermética e mantenha-os aí de seis a oito horas (ou toda a noite). Pôr em azeite para que se conservem perfeitamente. Também podemos acrescentar um pouco de salsa ou alho para dar um toque diferente aos tomates desidratados.

Como secar tomates no forno - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como secar tomates no forno, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Devido a seu conteúdo de licopeno (antioxidante), é muito recomendável consumir tomates vermelhos em situações de estresse.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
1 de 5
Como secar tomates no forno