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Como comer pitaya

 
Por Ketlyn Araujo. 31 julho 2020
Como comer pitaya

A pitaya, também conhecida por pitaia ou fruta-dragão, é uma fruta originária da América Central, e bastante famosa por seu formato ovalado e sua casca cheia de espinhos. Além disso, a pitaya possui um ótimo valor nutricional, o que faz dela um alimento delicioso e cheio de benefícios para o organismo.

Para que você possa desfrutá-la, neste post do umCOMO vamos te explicar sobre as propriedades nutricionais, benefícios e usos medicinais dessa fruta, além de te dar acesso às melhores receitas para que você saiba como comer pitaya e aproveitá-la ao máximo.

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Benefícios da pitaya

A pitaya ou pitaia, também popularmente como fruta-dragão, de acordo com a região, é uma fruta originária da América Central e se caracteriza por seu formato ovalado e casca cheia de espinhos. Há diferentes variedades que fazem a pitaia mudar de acordo com sua polpa e casca: a pitaya amarela por fora e com a polpa branca e cheia de sementinhas e a pitaya vermelha por fora e com a polpa branca ou vermelha com sementes estão entra as mais conhecidas. Ela é aromática e muito doce, o que a torna um fruto delicioso.

Como se não bastasse, o valor nutricional que a pitaya carrega é extraordinário, bem como suas propriedades. Ela é uma fruta rica em antioxidantes, mucilagem e fenóis, mas se destaca mesmo por ser fonte de vitaminas (C e B), minerais e por conter alto teor de água, possuindo também proteínas vegetais e grande quantidade de fibras. Destaca-se, ainda, por suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antitumorais.

Por tudo isso, a fruta-dragão é um alimento altamente benéfico, pois funciona promovendo saúde a várias áreas do nosso corpo. Estes são os principais benefícios da pitaya para a saúde:

  • Fortalece o sistema imunológico.
  • Estimula a produção de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.
  • Seu poder antioxidante retarda o envelhecimento celular.
  • Diminui o risco de infartos e derrames.
  • Por ser fonte de fibras, ela ajuda a regular o intestino. Além disso, suas sementes possuem efeito laxativo.
  • Previne cálculos renais.
  • Regula os níveis de açúcar (ou glicose) do sangue.
  • Inibe o crescimento e desenvolvimento de células que causam tumores.
  • Estimula a produção de colágeno.
  • Melhora a absorção de ferro, por isso ajuda a combater a anemia.
  • Reforça a formação de ossos e dentes.
  • Previne a arterosclerose.
  • A pitaya auxilia no emagrecimento, e é uma fruta altamente indicada para uma dieta de redução de peso de maneira saudável, já que é rica em água e tem baixas concentrações de carboidratos, o que faz com que seja pouco calórica.
  • Tomar a pitaya em forma de chá vai te ajudar a reduzir os níveis de ansiedade, estresse e demais condições nervosas, além de ajudar no combate à insônia e a dores de cabeça ou enxaqueca.
Como comer pitaya - Benefícios da pitaya

Pitaya tem gosto de quê?

Muita gente que nunca provou essa fruta mas está pensando em fazê-lo sente curiosidade para saber qual o sabor da pitaya ou fruta-dragão. Fato é que a fruta é doce e, na verdade, semelhante a uma mistura entre os sabores do kiwi e da pêra.

Logo, se você é fã dessas outras duas frutas, ou costuma preferir frutas doces às cítricas, é bem provável que vai gostar da pitaya e do seu suco.

Como comer pitaya

Agora que você já conhece todas as propriedades e benefícios que a pitaya pode trazer ao organismo, é imprescindível que você saiba quais são as melhores formas de comer essa deliciosa fruta. A pitaya, como qualquer outra fruta, costuma ser consumida fresca e, se sua intenção é saber onde comprar pitaya, a resposta varia muito de acordo com a região na qual você mora. Em alguns países elas são facilmente encontradas em supermercados, mercadinhos e na feira, enquanto em outros você só vai encontrar pitaya em supermercados e lojas especializadas em alimentos asiáticos e latino-americanos.

Para consumir a pitaya fresca, você deve escolher uma que esteja madura. Observe que a cor da casca da fruta deve ser brilhante (será muito mais fácil encontrar as de tom vermelho ou rosado). Quanto mais madura a fruta estiver, mais gostosa ela será. Se, ao tocar a fruta, você sentir que a casca está muito mole, é sinal de que ela não está tão boa assim. Já se estiver muito dura, recomendamos que você espere mais alguns dias antes de comê-la.

Depois de escolher sua pitaya, corte a fruta ao meio usando uma faca afiada. Você vai se deparar com a polpa branca e brilhante, similar à do kiwi, visto que também estará cheia de sementinhas pretas. Com auxílio de uma colher, remova a polpa, que vai soltar facilmente caso a pitaya esteja madura. Pronto, já pode comer, seja cortando a fruta em quatro pedaços ou levando a colher diretamente à boca – a fruta é uma delícia de qualquer forma!

Receitas com pitaya

Se você não quer comer a pitaya fresca in natura, anote algumas das melhores receitas com pitaya a seguir.

A pitaya é um alimento doce e delicioso que pode virar o ingrediente principal de um smoothie dos mais nutritivos. Se você optar por consumir a pitaya dessa forma, anote a seguinte receita de vitamina de pitaya:

Smoothie de pitaya

  1. Escolha as frutas que você irá usar para preparar a vitamina. Sugerimos que, além da pitaya, você inclua amoras, bananas, kiwi ou qualquer outra fruta de sua preferência.
  2. Descasque a pitaya e retire a polpa para cortá-la em pequenos cubos. Faça o mesmo com o restante das frutas selecionadas.
  3. Encontre uma base para preparar o seu smoothie. A pitaya possui uma textura cremosa e, por isso, uma base cremosa será a escolha ideal. Opte por iogurte ou leite.
  4. Se você gostar de vitaminas mais adocicadas, pode adicionar outros ingredientes como suco de uva ou maçã, mel, xarope ou manteiga de amêndoas.

Com todos os ingredientes prontos, é hora de colocá-los no liquidificador para que eles se misturem até que o resultado seja uma vitamina ou smoothie de pitaya cremoso e delicioso. Se ficar muito grosso, o ideal é suavizar a receita adicionando suco, água ou leite. Se, pelo contrário, você achar que a vitamina precisa de mais consistência, adicione algumas colheres de aveia à receita. Gostoso e refrescante!

Como comer pitaya - Smoothie de pitaya

Espetinhos de fruta com pitaya

Quer aproveitar todo o sabor da pitaya? Então anote esta receita original e deliciosa de espetinhos de fruta grelhados. A execução deste prato, ideal para consumir uma sobremesa diferente e até inovadora é bem simples. Vamos lá?

  1. Prepare a pitaya.
  2. Descasque, retire a polpa e corte-a em cubos pequenos. O espetinho, além disso, deve combinar a pitaya com outras frutas tropicais (recomendamos kiwi, manga ou abacaxi). Corte todos os ingredientes selecionados em pedaços pequenos.
  3. Coloque os palitinhos de madeira de molho por 10 minutos para evitar que eles queimem na hora de grelhar. Se você optar pelo uso de palitos de metal, pode pular essa etapa.
  4. Coloque os pedaços de frutas no espeto, alternando os ingredientes selecionados.
  5. Em seguida, coloque os espetinhos para grelhar em fogo médio para alto, e deixe que assem até que fiquem levemente dourados.
  6. Quando estiverem prontos, use açúcar para polvilhar e... bom apetite!

Sorvete de pitaya

A opção mais refrescante que a gente sugere para que você consuma pitaya é transformando a fruta em sorvete. Gostou da ideia? É fácil!

  1. Descasque a pitaya e remova a polpa. Você pode guardar a casca para servir o sorvete de maneira diferente e criativa.
  2. Faça uma mistura usando a pitaya como base, adicione 3/4 de xícara de água, 2 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de sopa de suco de limão. Os ingredientes devem ficar líquidos.
  3. Despeje a mistura em um recipiente leve-o ao freezer por 2 horas. Após esse tempo, mexa a mistura com uma colher e coloque-a novamente no freezer. Você precisará mexer o sorvete congelado a cada duas horas até que passem 8 horas desde a primeira vez em que o congelou. Depois, deixe-o durante toda a noite no congelador.
  4. Após esse período, você terá seu sorvete pronto para provar e acompanhar bolos ou outros doces. Aproveite!
Como comer pitaya - Sorvete de pitaya

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