Partilhar

Como comer kiwi

 
Por Redação umCOMO. 19 agosto 2020
Como comer kiwi

Fruta exótica originária da China (e, vez ou outra, da Nova Zelândia), o kiwi tem tamanho pequeno e é fruto da planta Actindia Deliciosa. Uma curiosidade é que o nome "kiwi" é o mesmo de uma ave, também da Nova Zelândia, que tem um bico comprido, não possui asas e possui penugem curta e marrom, o que faz dela um animal com aparência bastante semelhante à da fruta.

A acidez do kiwi é um tanto quanto similar àquela presente no morango, e a fruta garante um toque agridoce quando adicionada a receitas diversas. Além disso, é fonte de vitaminas e minerais ao organismo, o que contribui para que o corpo tenha ainda mais benefícios, como: ajudar a fortalecer o sistema imunológico, reduzir o risco de diversas doenças, melhorar o trânsito intestinal e muito mais.

Como se não bastasse, são múltiplas as receitas e maneiras de consumir o kiwi, e é por isso mesmo que, neste artigo do umCOMO, você vai aprender tudo sobre como comer kiwi.

Também lhe pode interessar: Como escolher Kiwi maduro

Benefícios do kiwi

Como já dissemos, o consumo do kiwi traz muitos benefícios para o corpo humano. De maneira mais concreta, os benefícios do kiwi para a saúde que mais se destacam são:

  • Ajuda a melhorar o sistema imunológico: o kiwi é uma fruta com altas concentrações de ácido fólico, ajuda a prevenir o resfriado comum e aumenta os níveis de hemoglobina no sangue, pois contribui para a produção de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. É importante lembrar que cada um desses anticorpos ajuda a impedir a chegada de certas bactérias e vírus no organismo. Ah! Se você sofre de anemia, o kiwi também pode ser bastante eficaz.
  • Proteção solar natural: além de usar um protetor solar com fator de proteção adequado (de preferência, com FPS 50 ou maior), vale também consumir o kiwi para que sua pele fique ainda mais blindada contra os raiosa solares. É que a fruta com a luteína, que ajuda a repelir os efeitos danosos dos raios UV.
  • Favorece a digestão: quem consumir essa fruta irá notar uma melhora no trânsito intestinal e, portanto, ajudando a solucionar problemas referentes à constipação. Para que o kiwi atue dessa maneira, será necessário consumi-lo durante o café da manhã.
  • Ajuda a reduzir o estresse e te faz dormir melhor: comer kiwi à noite te ajuda a relaxar e a dormir melhor. O kiwi é rico em vitaminas diversas, entre elas a C, componentes que ajudam a reduzir os níveis de estresse e de ansiedade, promovendo o relaxamento e tornando o sono mais tranquilo durante toda a noite.
  • Melhora o aspecto da pele: a fruta tem várias propriedades rejuvenescedoras, que ajudam a combater o envelhecimento precoce, causando grandes melhoras no aspecto da pele. Graças à grande quantidade de antioxidantes que ele contém, o kiwi estimula a regeneração celular e é bom para regular a acne, reduzindo cicatrizes, rugas e todos os tipos de manchas encontradas no rosto ou no corpo em geral. O couro cabeludo também será amplamente beneficiado pelo consumo de kiwi, pois a fruta funciona como fonte de hidratação para as fibras da pele e cabelo. Por todas essas razões, ele é amplamente utilizado na fórmula de cosméticos e outros produtos de beleza.

Quando NÃO comer kiwi

Pessoas alérgicas à enzima chamada "actidina proteolítica" não devem comer kiwi, da mesma maneira que o consumo de frutas como abacaxi ou mamão também deve ser evitado. Quem sofre de problemas renais, como insuficiência ou cálculos, também deve evitar o kiwi na alimentação.

Além disso, aqueles que estão passando por um quadro de intoxicação alimentar não devem comer a fruta, pois ela pode aumentar sintomas como vômitos, náuseas e problemas de deglutição.

Como comer kiwi

Existem várias formas de comer kiwi, e enquanto alguns tiram a casca para comer a fruta, há quem prefira consumi-la com casca – se esse for o seu caso, será possível sentir duas texturas completamente diferentes na mesma fruta. Além disso, quando o kiwi é consumido ainda com a casca, é mais fácil aproveitar todos os nutrientes presentes nele, como fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.

De qualquer forma, é indispensável que você higienize a fruta madura com bastante água antes de comê-la ou colocá-la nas receitas. Desse jeito você evita o consumo de restos de pesticidas e outras substâncias maléficas para o corpo.

Caso você não goste da textura da casca do kiwi, você pode comer apenas a polpa da fruta com auxílio de uma colher:

  1. Para isso, corte as extremidades superiores e inferiores da fruta, ou então faça um corte pela metade.
  2. Depois, introduza a colher e vá removendo a polpa, para consumi-lo de pouquinho em pouquinho.
  3. Se quiser, use um descascador de alimentos para tirar a casca, a polpa e comê-lo logo em seguida, seja inteiro ou em pedaços.

Não se esqueça, também, que o kiwi pode ser adicionado em diferentes e deliciosas receitas, como você verá a seguir.

Receitas com kiwi

Agora que você já entender como comer kiwi, te deixamos com algumas ideias de receitas com kiwi para que você aproveite a fruta de diferentes maneiras, todas saborosas.

Salada de frutas

O kiwi é um ingrediente fundamental nas saladas de fruta e, se você ainda não teve a chance de comê-lo misturado a outras frutinhas, a hora é agora. Prepare alguns pedaços de kiwi junto com abacaxi, banana ou banana-da-terra, maçãs, peras, melancias e uvas.

  1. Elimine todas as sementes de cada um dos frutos que você vai usar, pelo menos aquelas maiores e mais duras.
  2. Corte as frutas e coloque os pedacinhos em um recipiente.
  3. Para incrementar a salada, você pode preparar um molho com suco de laranja ou adicionar uma colher de mel.
  4. Com o molho pronto, jogue-o no recipiente onde estão as frutas picadas. Depois, coloque o recipiente na geladeira por alguns minutos, e será possível se deliciar com uma salada de frutas geladinha!

Smoothie de kiwi

Para fazer um refrescante smoothie de kiwi, você vai precisar de 4 kiwis, 2 limões, água, açúcar e gelo (opcional).

  1. Corta os kiwis em pedaços grandes e coloque-os no liquidificador. Vá adicionando água, de acordo com a textura que preferir.
  2. Adicione o suco de limão e bata todos os ingredientes.
  3. Sirva com ou sem cubos de gelo.

Esta bebida é perfeita para ser consumida sozinha ou como acompanhamento de qualquer refeição. Tente, por exemplo, beber o smoothie no café da manhã, e verá que ele é capaz de fornecer a energia necessária diariamente.

Aqui você confere mais uma receita de smoothie de kiwi, para conhecer ainda mais combinações: Como fazer uma vitamina de maçã e kiwi.

Sorvete de kiwi

Ideia ótima de sobremesa para agradar as crianças da casa, para preparar um sorvete de kiwi você vai precisar de 9 kiwis descascados, açúcar, água e suco de limão.

  1. Coloque o açúcar e a água em uma panela pequena e deixe ferver. Quando os dois ingredientes estiverem misturados, deixe-os descansar.
  2. Coloque a mistura acima no liquidificador, juntos com os kiwis e com o suco de limão.
  3. Bata tudo até que a mistura obtenha uma consistência suave.
  4. Coloque a mistura em uma forminha de sorvete, picolé ou palito, e ponha no freezer por, pelo menos, meia hora. Passado esse tempo, eles estarão prontos para comer.

Como explicamos ao longo deste artigo, existem várias maneiras de comer kiwi e preparar deliciosas receitas tendo essa fruta nutritiva como ingrediente principal. Quanto mais você consumi-la, maiores os benefícios que ela irá trazer para o seu corpo. Ou seja, coma kiwi quantas vezes quiser!

Como comer kiwi - Receitas com kiwi

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comer kiwi, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como comer kiwi

O que lhe pareceu o artigo?

Como comer kiwi
1 de 2
Como comer kiwi

Voltar ao topo da página