Partilhar

Como diferenciar amora de framboesa

 
Por Julia Latorre, Editora. 6 fevereiro 2017
Como diferenciar amora de framboesa

A amora e a framboesa são frutas vermelhas silvestres encontradas em bosques e que podem ser cultivadas em casa - no Brasil, principalmente, a amora. Ambas podem ser usadas como ingredientes para pratos doces e salgados e também resultam em deliciosas geleias. A framboesa pode ser vermelha ou preta, sendo que a preta tem uma aparência muito similar à amora. Para te ajudar a saber como diferenciar amora de framboesa o umCOMO te apresenta alguns pontos que devem ser levados em conta.

Também lhe pode interessar: Como fazer compota de amoras
Passos a seguir:
1

Se a sua dúvida surgir em um ambiente em que a fruta já foi colhida e está sendo apresentada como ingrediente, a maneira mais prática e gostosa é diferenciá-las pelo sabor. Ambas são conhecidas por sua acidez e leve doçura. Mas, note que uma é mais doce e a outra mais encorpada:

  • A framboesa manifesta-se ao paladar como mais azeda e um sabor mais delicado, com um perfume adocicado.
  • A amora tem um sabor mais intenso enquanto sua acidez é mais discreta.

Essa diferenciação por sabores só pode ser realizada quando se tem certeza que os frutos são comestíveis. Se você encontrou uma árvore com frutos e não tem certeza se pode prová-los, não coma. Algumas plantas silvestres são venenosas e podem levar à morte. Tente diferenciar pelos outros elementos que vamos expor a seguir.

Como diferenciar amora de framboesa - Passo 1
2

A cor das frutas também pode ser considerada na hora de diferenciar amora de framboesa. As amoras, apesar de sempre serem pretas ou roxo escuro, ficam vermelhas antes de amadurecer. Já as framboesas, podem ser encontradas maduras tanto na espécie que é vermelha, quanto na espécie que é preta (além de outras cores que não são tão comuns e não lembram amoras). Portanto, além de prestar atenção nas cores, você também deve reparar na densidade e outros detalhes que comentaremos nos próximos passos.

Como diferenciar amora de framboesa - Passo 2
3

Vistas de longe, o formato dessas duas frutas até pode confundir. Uma vez que ambas são um composto de agregado de drupas unidas por pelinhos microscópicos em volta de um núcleo. Mas, se você reparar bem, perceberá que as amoras são mais compridas e as framboesas são mais arredondadas.

Como diferenciar amora de framboesa - Passo 3
4

Na hora de colher, você também pode observar se a fruta é oca ou não. A framboesa quando é colhida deixa o seu núcleo para trás, o que deixa a fruta com um buraco oco no meio onde é até possível encaixar os dedos. Lembre-se: framboesa é oca e amora não!

Como diferenciar amora de framboesa - Passo 4
5

Outro aspecto que pode ser visto na colheita para diferenciar amora de framboesa são as hastes. Quando você colhe uma amora a haste (o "cabinho" da planta) é deixada para trás junto com o núcleo. No caso da amora, esse cabo se parte junto com a fruta. Tanto é que na hora de chupar amora essa haste acaba ficando na nossa mão.

6

Embora a framboesa seja uma planta típica do Hemisfério Norte, pois se adapta melhor a climas mais frios, até 7ºC, ela pode ser plantada no Brasil. As plantas de framboesa e amora são bem parecidas, mas alguns detalhes podem diferenciar o pé de cada fruta.

No caso da amora, o caule é bem resistente, tem espinhos parecidos com os das roseiras e pode chegar a até 3 metros de comprimento. Já os caules das árvores de framboesa só crescem no máximo até 1,5 metros e seus espinhos, ao invés de serem pontudos e espetar, são aveludados.

Como diferenciar amora de framboesa - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como diferenciar amora de framboesa, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como diferenciar amora de framboesa

O que lhe pareceu o artigo?

Como diferenciar amora de framboesa
1 de 6
Como diferenciar amora de framboesa

Voltar ao topo da página