Partilhar

As melhores verduras para jantar

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
As melhores verduras para jantar

A hora do jantar é um momento importante no dia porque é quando temos que levar mais em conta a quantidade de gorduras e calorias que ingerimos para evitar engordar e usufruir de um sono prazeroso. É importante que durante a última refeição do dia tenha em consideração o tipo de alimentos que come, bem como o modo de preparar as receitas já que é sempre melhor um jantar leve para poder ter uma saúde e um corpo melhores. Neste artigo de umComo revelamos a você as melhores verduras para jantar para saber assim quais as que são assimiladas mais facilmente por seu organismo.

Também lhe pode interessar: Quais são os melhores alimentos para jantar
Passos a seguir:
1

Por que é tão importante a hora do jantar? Porque após um dia fazendo a sua rotina diária, queimando calorias e em movimento, de repente, chega o momento do descanso. Seu corpo se prepara para dormir e, portanto, as funções de seus órgãos vitais também; de modo que, para facilitar o trabalho de seu corpo é altamente recomendável que opte por jantares leves e deixe para trás maus hábitos como jantar uma pizza, batatas fritas ou beliscar. Tanto para se manter em forma como para ter um descanso profundo, deve prestar especial atenção ao seu menu durante a hora do jantar e as verduras são as suas melhores aliadas.

2

Entre as melhores verduras para jantar começaremos falando das de folha verde como por exemplo o espinafre, a acelga ou a alface. Faz tempo que se lançou um mito a respeito de que jantar salada não era bom para a saúde, mas este é um boato completamente falso já que as verduras, sejam cruas ou cozidas, são o melhor ingrediente para ingerir na última hora do dia.

Além disso, para conseguir manter seu baixo teor calórico e sua fácil digestão, opte por temperos saudáveis e deixe o vinagre balsâmico para outros momentos do dia (já que tem muito açúcar). Neste artigo de umComo contamos a você como temperar uma salada caso precise de um pouco de inspiração.

As melhores verduras para jantar - Passo 2
3

Os pepinos também são um bom ingrediente para ingerir durante o jantar já que contêm muita quantidade de água, fibra, vitaminas e muito poucas calorias. De modo que, por exemplo, uma opção deliciosa e saudável seria acompanhar seu prato de frango na chapa com um pepino cru e temperado com um pouquinho de azeite e uma pitada de sal. Delicioso, saciante e com poucas calorias.

As melhores verduras para jantar - Passo 3
4

Também pode incorporar aos seus jantares qualquer tipo de pimentão, seja vermelho, verde ou amarelo. Este vegetal é ideal para consumir neste momento já que tem grandes quantidades de vitaminas, fibra e minerais e, evidentemente, com poucas calorias. Mas tem que ter cuidado na hora de comer pimentão já que algumas pessoas sentem indigestão ou arrotam o pimentão após ter comido; se este for o seu caso, não ingira à noite porque seus efeitos poderiam se agravar e acabaria passando uma noite ruim.

Assim, se o pimentão cai bem, uma boa maneira de cozinhá-lo é no forno sem nenhum tipo de tempero ou, se preferir, também pode fazer pimentão recheado de atum, por exemplo, um prato completo, com poucas calorias e com o qual ficará sem a sensação de fome.

As melhores verduras para jantar - Passo 4
5

Os tomates também são legumes perfeitos para jantar porque também não contêm calorias e seu teor em fibra é tão grande que conseguirá saciar a sua fome rapidamente. Por isso se gostar de jantar uma salada pode acrescentar tomate sem nenhum problema e, além de potencializar seu sabor, estará se sentindo mais satisfeito e sem comer mais calorias além das necessárias. Mas, além da salada, também pode preparar um tomate picado com queijo e orégano ou fazer tomates no forno.

As melhores verduras para jantar - Passo 5
6

As cenouras também são uma boa alternativa para acompanhar o seu jantar, é um ingrediente muito saudável, repleto de minerais e vitaminas que conseguirá oferecer ao seu organismo a quantidade calórica necessária para poder funcionar bem, mas sem excessos. A maneira mais habitual de consumir cenouras é em uma salada, mas também pode preparar um creme de cenoura, por exemplo, e aproveitar assim os seus benefícios.

As melhores verduras para jantar - Passo 6
7

E por último, a abobrinha é também uma boa verdura para jantar já que contém grandes minerais e vitaminas, mas poucas calorias. A forma de cozinhar estas hortaliças é importantíssima, já que se utilizar muito azeite ou adicionar molhos, o teor calórico aumentará muito e o seu corpo acabará armazenando esse excesso em gordura saturada. De modo que, para garantir que os alimentos sejam saudáveis, tem que cozinhá-los com pouco azeite (nada de frituras) e com pouco sal; um truque é temperar com um pouco de limão já que é muito saboroso, desintoxicante e um tempero perfeito para jantar.

No caso da abobrinha, uma boa receita para poder ingeri-la na hora do jantar é preparar na chapa ou no forno; também pode optar por uma receita de abobrinha recheada ou um creme feito com esta hortaliça.

As melhores verduras para jantar - Passo 7
8

Há outras verduras como o brócolis, a alcachofra, a couve ou a couve-flor que, normalmente, se aconselham muito nas dietas para emagrecer ou nos hábitos de vida saudáveis. No entanto, para a hora do jantar não são uma boa opção já que têm um alto teor em fibra até ao ponto de poder causar o aparecimento de gases e dor estomacal que não deixarão você dormir bem. Portanto, este tipo de verdura é melhor comer durante o dia e reservar a noite para outros alimentos mais leves para o seu organismo.

As melhores verduras para jantar - Passo 8
9

Em termos gerais, os alimentos que deveria evitar comer durante a noite são os carboidratos, tanto os simples como os complexos, já que contêm um alto índice glicêmico que, se não se queima imediatamente, acaba se convertendo em açúcar e, portanto, em gordura saturada. Além disso, a digestão destes alimentos é mais pesada, por isso não é recomendável para o jantar:

  • Pré-cozidos como lasanha, pizza, empanadas, etc.
  • Qualquer receita que se faça empanada.
  • Os alimentos fritos ou com molhos.
  • Embutidos.
  • Legumes.
  • Carboidratos complexos: massas, arroz, batatas. É melhor comer pela manhã.
  • Carboidratos simples: doces, bolos, etc. As frutas entram neste grupo e, se você quer emagrecer, recomenda-se que não as coma à noite e que opte por as comer durante o dia, porque contêm altos níveis de açúcar que se queimam rápido, mas se for dormir logo talvez dê tempo.
As melhores verduras para jantar - Passo 9
10

Por outro lado, um jantar saudável é aquele que combina vegetais, sobretudo os que mencionamos, com proteínas com poucas gorduras. Assim, alguns exemplos de jantar saudável seriam os que mostramos a seguir:

  • Creme de cenoura + Linguado ao forno.
  • Pimentão ao forno recheado de atum.
  • Salada verde + Frango na chapa.
  • Tomates ao forno + Salteado de camarões com merluza.

Neste artigo de umComo revelamos a você quais são os melhores alimentos para jantar para que assim possa preparar seu cardápio diário facilmente.

As melhores verduras para jantar - Passo 10

Se pretende ler mais artigos parecidos a As melhores verduras para jantar, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre As melhores verduras para jantar

O que lhe pareceu o artigo?

As melhores verduras para jantar
1 de 10
As melhores verduras para jantar

Voltar ao topo da página