Partilhar

Acompanhamentos para feijoada

 
Por Letícia Lima. 29 agosto 2020
Acompanhamentos para feijoada

Se há um alimento típico e característico do Brasil, sem dúvidas é a feijoada. Por muitos anos, acreditou-se no mito de que o prato teria surgido nas senzalas, sendo preparado pelos escravos a partir das partes menos nobres do porco descartadas pela Casa Grande. Contudo, os historiadores Câmara Cascudo e Rodrigo Elias desmentem essa hipótese[1][2], já que portugueses e seus descendentes não desperdiçavam nenhuma parte do animal abatido. Para além disso, já existia na Europa cozidos à base de feijão e carnes, como o cassoulet francês ou o cozido à portuguesa, por exemplo. De qualquer forma, não podemos dizer que esse prato não é delicioso, especialmente com os complementos adequados. Confira no umCOMO quais são os melhores acompanhamentos para feijoada.

Também lhe pode interessar: Como fazer joelho de porco

O que servir na feijoada

Existem diversos opções de acompanhamento para a feijoada que ressaltam o delicioso sabor desse prato tão característico de nossa culinária. Mas antes de se preocupar com os acompanhamentos é interessante focar no prato principal certo? Por isso, confira nosso artigo Como fazer feijoada e esclareça todas as suas eventuais dúvidas.

A feijoada é um prato extremamente emblemático dentro da gastronomia brasileira de forma geral. Entretanto, sua versão carioca é uma das mais conhecidas, apreciadas e representativas, sendo vista como uma referência cultural local. O prato é composto por feijão, geralmente preto, e algumas partes da carne de boi e de porco, sendo normalmente acompanhados de arroz, farofa, couve refogada, laranja e, eventualmente, complementada com a caipirinha [...][4]

Acompanhamentos para feijoada

Como você pode ver, os acompanhamentos da feijoada já são históricos, de tão tradicional que esse prato é. Saiba mais sobre eles a seguir.

Arroz branco

Sem dúvidas, o melhor arroz para feijoada é o arroz branco. Por ser mais leve e de sabor mais neutro que o arroz integral ou outras variedades, ele acompanha muito bem o cozido à base de feijão e carnes pesadas sem trazer um sabor conflitante. Há quem prefira arroz soltinho, outros são do time "unidos venceremos". No entanto, no caso da feijoada o arroz soltinho vai bem. Confira como prepará-lo neste artigo.

Acompanhamentos para feijoada - Acompanhamentos para feijoada

Torresmo

Existe um famoso ditado que prega que "do porco tudo se aproveita". Não seria diferente com a gordura da barriga: a partir de um processo de fritura, ela se torna o delicioso e crocante torresmo, que adiciona sabor e textura à feijoada, sendo um item essencial para melhor aproveitar essa iguaria brasileira. Você pode comprar o torresmo já pronto em supermercados e açougues, mas também é possível fazer em casa. Confira nosso artigo sobre Como fazer torresmo.

Farofa para feijoada

A farofa é uma iguaria de origem indígena, preparada a partir da farinha mandioca. Uma boa farofa para feijoada é leve e saborosa. Nesse acompanhamento de feijoada, você pode refogar a farinha de mandioca com manteiga, alho e sal, o que trará crocância e sabor ao prato, assim como o torresmo. Se quiser, também pode adicionar cubinhos de banana frita à farofa. Vai ficar uma delícia!

Couve

Feijão e couve refogada são um casamento perfeito de sabor. No caso da feijoada não seria diferente! Além de a couve apresentar diversos benefícios à saúde, ela é uma das mais saborosas hortaliças. Para feijoada, o ideal é higienizar bem um punhado de couve, cortá-lo em tiras fininhas e refogar em uma panela com azeita, sal e alho. Com certeza será um sucesso!

Laranja

Há aqueles que torcem o nariz quando falamos em misturar pratos salgados com algo doce, mas a laranja e a feijoada vão muito bem - e a razão está muito além do paladar agradável. De acordo com especialistas em nutrição[3], a laranja nesse caso desempenha algumas funções, como por exemplo:

  • As fibras e a pectina presentes na laranja facilitam a digestão desse prato que altamente gorduroso;
  • A vitamina C melhora a absorção do ferro presente nas carnes e no feijão.

Nada de torcer o nariz para a laranja na feijoada agora, ok? Ela só traz benefícios para a saúde!

Mandioca frita

Tem gente que não dispensa uma dose extra de crocância! A mandioca frita é ingrediente imperdível como acompanhamento para feijoada de algumas famílias ou restaurantes. Fica a critério da pessoa que cozinha mas costuma agradar muito. Aqui explicamos como fritar mandioca.

Vinagrete

Para o toque de acidez e leveza, você pode optar pelo vinagrete de tomate e cebola. Há quem adicione um pouquinho de pimentão e fica uma delícia! Abaixo comentaremos um pouco sobre opções de salada que combinam com feijoada.

Caipirinha

A caipirinha pode começar a ser servida já na hora do aperitivo e combina muito com feijoada. A de limão com cachaça é a clássica mas você também pode ousar na combinação de frutas e substituir a cachaça por vodka ou saquê.

Qual salada combina com feijoada?

Em geral, não se pensa muito em uma salada para acompanhar a feijoada, já que em geral ela é servida com couve refogada ou mesmo molho vinagrete. Contudo, caso você queira fazer uma salada para acompanhar a feijoada, opte por uma salada simples de alface, rúcula e tomate, temperada apenas com um pouco de azeite e sal. Para os vegetarianos, é possível fazer feijoada vegetariana.

Churrasco combina com feijoada?

Tanto o churrasco quanto a feijoada são refeições muito pesadas devido a quantidade de carne e gordura e, por isso, não combinam entre si. Opte por fazer um ou outro. Com certeza sua família, amigos e convidados ficarão felizes com ambas as opções, pois são ótimas!

Pudim combina com feijoada?

Não há regras e você pode servir o que quiser, mas apesar de o pudim ser uma sobremesa deliciosa, pode não ser a melhor para feijoada já que é bastante doce e pesado. A sobremesa ideal para comer depois de uma feijoada é leve, gelada e cítrica, como um mousse de limão, mousse de maracujá, sorvetes de fruta, torta de limão, gelatina, compotas caseiras, salada de frutas, entre outros. Caso você não queira gastar tempo na cozinha preparando a sobremesa, compre alguns picolés diretamente da fábrica e sirva após a feijoada. Tanto adultos quanto crianças irão apreciar a surpresa!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Acompanhamentos para feijoada, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Referências
  1. ALIMENTAÇÃO EM FOCO. "Origem da Feijoada e sua História: Você tem certeza que ela nasceu nas senzalas?". Disponível em: <https://alimentacaoemfoco.org.br/historia-da-feijoada/>. Publicado em 09 de maio de 2018. Acesso em 20 de agosto de 2020.
  2. ROCHA, A. M. A feijoada no Brasil e o bacalhau em Portugal: a construção da comida como identidade cultural. Mneme - Revista de Humanidades, v. 15, n. 35, p. 224-243, 17 out. 2015. Disponível em: <https://incubadora.ufrn.br/mneme/article/view/6210>. Acesso em 20 de agosto de 2020.
  3. NUNESFARMA. Laranja e feijoada - descubra os benefícios desta dupla. Disponível em: <http://www.nunesfarma.com.br/blog_interna.php?p=49&Laranja-e-feijoada-descubra-os-beneficios-desta-dupla>. Publicado em 17 de março de 2017. Acesso em 20 de agosto de 2020.
  4. FERREIRA, Carla Beatriz Guedes. Feijoada Carioca: um estudo de caso sobre a modificação dos patrimônios culturais imateriais. Dissertação de Mestrado Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, 2017. Disponível em: <http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/bitstream/handle/unirio/10923/Disserta%C3%A7%C3%A3o_CarlaBGFerreira_PPGPMUS%202303.pdf?sequence=1>. Acesso em 20 de agosto de 2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Acompanhamentos para feijoada
1 de 5
Acompanhamentos para feijoada

Voltar ao topo da página