Partilhar

Como fazer charque caseiro

Por Redação umCOMO. Atualizado: 8 fevereiro 2017
Como fazer charque caseiro

Charque é a espécie de carne seca desidratada no sol que se consome no Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. A quantidade de sal usada no preparo, a quantidade de gordura que a peça de carne (na maioria das vezes bovina) deve ter e o tempo de desidratação são diferenciais para distinguir o charque da carne seca e da carne de sol, pois são muito confundidos.

Esse tipo de carne pode ser produzido em grande escala. O processo de desidratação permite que seja consumida muitos dias após a data de fabricação e transportada por longas distâncias sem refrigeração. A partir do charque dessalgado você consegue preparar pratos como paçoca de carne, arroz carreteiro, entre outros.

Desidratar a carne soa um tanto quanto complicado mas é totalmente possível fazer em casa. Ficou com vontade? Agora o umCOMO te mostra como fazer charque caseiro.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Se a peça de carne estiver muito grande, corte em mantas de aproximadamente 3 centímetros de espessura. Ou, quando for ao açougue você já pode pedir o corte em manta.

Como fazer charque caseiro - Passo 1
Imagem: feed.com.br
2

Se houver excesso de gordura nas laterais, retire com o auxílio de uma faca.

3

Transfira a carne do charque caseiro para uma bacia e cubra com sal grosso. Se você não tem sal grosso, pode ser outro tipo de sal. O importante é que ela fique submersa pelo sal por todas as extremidades.

4

Cubra a bacia do charque caseiro com um pano limpo. Essa carne deverá ficar no sal por 72 horas (3 dias).

5

Pelo menos 1 vez por dia (a cada 24 horas), com cuidado incline a bacia na pia para o líquido que se soltou da carne escorrer. Despreza esse líquido.

6

Após as 72 horas, espete a carne em um gancho para pendurar carne (encontrado em lojas de artigos para churrasco) e deixe pendurada em um local de sombra por 60 horas (2 dias e meio).

7

Passado o tempo, retire a carne do gancho e tire o excesso de sal. A esse ponto seu charque caseiro já está pronto para ser usado no preparo de receitas. Para armazenar, envolva em plástico filme e guarde na geladeira.

8

Praticamente todas as receitas com charque pedem que ele seja dessalgado, o procedimento é igual ao de dessalgar carne de sol. Algumas sugestões de pratos de carne de sol que também podem ser feitos com charque são:

Como fazer charque caseiro - Passo 8
Imagem: barpedia.org

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer charque caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como fazer charque caseiro

O que você achou da receita?
3 comentários
A sua avaliação:
Andriel Bourchert Birck
Posso fazer da mesmo forma, mas com mantas tirados do lombo de porco???? Ou tem um processo diferente???
Abraço
rota campos
olá boa tarde para vocês tava vendo aqui em curitiba pr e gostei muito pra mim foi um,a aula ficou muito bom agente aprende em casa abraço deus abençoe
A sua avaliação:
sidinei ibarra ceccon
eu fazia quase tudo certo,só pecava na grossura da manta.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Sidinei, dava certo com outras espessuras? Essa de 3 cm costuma funcionar sempre!

Como fazer charque caseiro
Imagem: feed.com.br
Imagem: barpedia.org
1 de 3
Como fazer charque caseiro

Voltar ao topo da página