Como fazer charque caseiro
Charque é a espécie de carne seca desidratada no sol que se consome no Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. A quantidade de sal usada no preparo, a quantidade de gordura que a peça de carne (na maioria das vezes bovina) deve ter e o tempo de desidratação são diferenciais para distinguir o charque da carne seca e da carne de sol, pois são muito confundidos.
Esse tipo de carne pode ser produzido em grande escala. O processo de desidratação permite que seja consumida muitos dias após a data de fabricação e transportada por longas distâncias sem refrigeração. A partir do charque dessalgado você consegue preparar pratos como paçoca de carne, arroz carreteiro, entre outros.
Desidratar a carne soa um tanto quanto complicado mas é totalmente possível fazer em casa. Ficou com vontade? Agora o umCOMO te mostra como fazer charque caseiro.
Ingredientes:
Vai precisar de:
- Bacia
- Pano de prato limpo
- Gancho para espetar a carne
Passos a seguir:
Se a peça de carne estiver muito grande, corte em mantas de aproximadamente 3 centímetros de espessura. Ou, quando for ao açougue você já pode pedir o corte em manta.
Se houver excesso de gordura nas laterais, retire com o auxílio de uma faca.
Transfira a carne do charque caseiro para uma bacia e cubra com sal grosso. Se você não tem sal grosso, pode ser outro tipo de sal. O importante é que ela fique submersa pelo sal por todas as extremidades.
Cubra a bacia do charque caseiro com um pano limpo. Essa carne deverá ficar no sal por 72 horas (3 dias).
Pelo menos 1 vez por dia (a cada 24 horas), com cuidado incline a bacia na pia para o líquido que se soltou da carne escorrer. Despreza esse líquido.
Após as 72 horas, espete a carne em um gancho para pendurar carne (encontrado em lojas de artigos para churrasco) e deixe pendurada em um local de sombra por 60 horas (2 dias e meio).
Passado o tempo, retire a carne do gancho e tire o excesso de sal. A esse ponto seu charque caseiro já está pronto para ser usado no preparo de receitas. Para armazenar, envolva em plástico filme e guarde na geladeira.
Praticamente todas as receitas com charque pedem que ele seja dessalgado, o procedimento é igual ao de dessalgar carne de sol. Algumas sugestões de pratos de carne de sol que também podem ser feitos com charque são:
- Feijão com carne seca
- Feijoada
- Baião de dois
- Charque com mandioca
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer charque caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.