Acompanhamentos para cachorro-quente
Pão e salsicha: os essenciais ingredientes para cachorro-quente. Quem poderia imaginar que uma combinação tão simples resultaria em um lanche tão gostoso e popular em todo o mundo? Sem dúvidas, nem mesmo seu criador, o alemão Charles Feltman imaginaria que o sanduíche ficaria tão famoso. Tendo se estabelecido nos Estados Unidos em meados do século XIX, o imigrante viu seu negócio prosperar entre esse período e o começo do século XX, e chegou a vender cerca de 40 mil cachorros-quentes por dia, segundo apuração do jornal BBC[1]. No Brasil, cada região tem sua forma de preparo e os acompanhamentos que considera imprescindíveis. Confira nesse artigo do umCOMO algumas ideias de Acompanhamentos para cachorro-quente.
Acompanhamentos para cachorro-quente
Cada parte do Brasil tem seus acompanhamentos característicos para cachorro-quente. Do purê de batatas à uva passa, não faltam polêmicas no que diz respeito ao que pode acompanhar o delicioso pão com salsicha. Nós do umCOMO sugerimos deixar os preconceitos de lado e dar uma chance a um desses complementos usados nos cachorros-quentes mais premiados e famosos do país[2]:
Batata palha
Muito além do estrogonofe! A batata palha é uma excelente pedida para acompanhar o cachorro-quente. Isso acontece porque ela traz um crocância especial, contrastante com a maciez da salsicha e do pão. Duvidamos que você vá se arrepender!
Purê de batata
Praticamente um ícone do cachorro-quente de São Paulo, o purê de batata é um acompanhamento polêmico, mas que encontra muitos defensores. Além de saboroso, o purê ajuda a grudar os ingredientes e permite que mais acompanhamentos sejam adicionados ao hot-dog, formando um cachorro-quente completo, contendo milho, ervilha, ovos em conserva, passas e o que mais couber entre duas fatias de pão.
Vinagrete ou molho à campanha
O vinagrete ou molho à campanha é um prato levemente ácido feito a base de tomate, cebola e pimentão, que acompanha muito bem carnes em geral (como churrasco, por exemplo). Por que não adicionar um pouco ao seu cachorro-quente?
Molho chilli
A origem do chilli é controversa: há quem diga que o prato surgiu nos Estados Unidos, enquanto outros sustentam que é do México. De qualquer forma, o chilli é um dos melhores molhos para cachorro quente, já que é levemente picante. Confira nossos artigos sobre como fazer chilli com carne e como fazer molho de cachorro quente para mais informações.
Além do chilli, você pode colocar um molho de cachorro quente com barbecue, que trará um gosto defumado e muito saboroso ao seu hot dog. Se quiser preparar o cachorro quente na grelha e adicionar o molho barbecue como complemento, dê uma olhada nessa receita.
Queijo ralado
Nada é tão bom que não fique um pouco melhor com queijo ralado por cima. Escolha seu queijo favorito e acrescente por cima do cachorro-quente! Se o lanche estiver quente, o queijo irá derreter e o seu sanduíche ficará ainda mais apetitoso.
Bacon frito em cubos
Que o bacon tem uma legião de fãs e defensores fiéis não é mistério para ninguém. Mas você sabia que além do hambúrguer, o bacon frito em cubos vai muito bem também como acompanhamento para cachorro-quente? Basta tostar os cubinhos na própria gordura e aproveitar a crocância e o sabor desse delicioso acompanhamento.
Salsichas especiais
A salsicha em si não é um acompanhamento, mas se você investir em salsichas especiais, feitas de carnes mais puras e nobres, sem dúvidas terá um cachorro quente gourmet. Aproveite e use um pão especial para preparar!
Salada de repolho
Uma boa salada de repolho cortado bem fininho e temperado com um pouco de vinagre e sal pode fazer maravilhas e ser um dos melhores complementos para cachorro-quente, adicionando sabor e crocância. Veja como prepará-la neste artigo.
Se você quiser fa o cachorro quente gaúcho receita, adicione chucrute (repolho fermentado) ao pão com salsicha. Essa receita se dá devido à influência germânica na região sul do Brasil. Veja tudo sobre como fazer chucrute caseiro.
Guacamole
Quer inovar? Aposte em uma guacamole bem cremosa para dar um toque de frescor e muita cor! Confira a receita completa de guacamole.
Molhos e condimentos especiais
Há quem prefira servir o cachorro quente já com os condimentos ou deixá-los à gosto das pessoas convidadas. O legal é que até nessa parte você pode apostar em opções caseiras e dar um toque especial. Nossas sugestões de receitas são:
Cachorro-quente para festa: noite do cachorro-quente
Que tal reunir os amigos e fazer uma noite do hot dog? Essa é uma opção de festa relativamente barata e divertida que agrada tanto crianças quanto adultos. Confira nossas dias abaixo.
Noite do cachorro-quente para crianças
Como as crianças ainda não possuem muitas habilidades motoras para montarem os próprios hot dogs, a sugestão é adotar o mini cachorro quente para festa infantil. Você pode preparar os mini hot dogs e colocá-los à disposição das crianças em uma mesa decorada com uma toalha bonita e outros enfeites, além das bebidas (sucos, refrigerantes, etc) e outras guloseimas.
Noite do cachorro-quente para adultos
A noite do hot dog para os adultos é uma ótima forma de encontrar os amigos e confraternizar. Você pode montar um buffet de cachorro quente em uma mesa de cachorro quente self service. Confira as dicas abaixo:
- Em uma mesa com uma bela toalha, coloque um prato com uma ou mais variedades de pão para cachorro-quente;
- Faça uma panela de molho de cachorro-quente e deixe-o em um rechaud para que ele continue quentinho ao decorrer da noite;
- Capriche nos acompanhamentos! Além dos sugeridos acima, você pode usar milho, ervilha, uva passa, ovo de codorna, cebola roxa picadinha...
- Não se esqueça dos molhos! Ketchup e mostarda são essenciais, mas você também pode preparar um vinagrete, como sugerido, bem como um molho barbecue para adicionar ao hot dog;
- Deixe pratos e guardanapos disponíveis para os convidados à vontade;
- Para criar uma atmosfera mais casual, deixe as bebidas (sucos, refrigerantes, cerveja, etc) em garrafas dentro de um cooler com gelo. Utilize os copos de sua preferência;
- Faça bandeirinhas decorativas na cor vermelha e coloque-a sobre a mesa onde o buffet está sendo servido. Isso sem dúvidas irá adicionar um toque especial de capricho à sua organização;
- Se você quiser servir sobremesas, opte pelas geladas, como sorvetes, picolés e tortas frias. Uma noite do cachorro-quente é uma ótima forma de passar uma noite de verão.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Acompanhamentos para cachorro-quente, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.
- HAMMOND, Julia. A verdadeira origem do 'hot dog', a comida mais emblemática dos Estados Unidos. BBC Brasil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/vert-tra-49293807>. Publicado em 12 de agosto de 2019. Acesso em 17 de agosto de 2020.
- CARVALHO, Luciana. 10 cachorros-quentes muito apetitosos pelo Brasil. Exame. Disponível em: <https://exame.com/casual/10-cachorros-quentes-muito-apetitosos-pelo-brasil/>. Publicado em 08 de dezembro de 2012. Acesso em 17 de agosto de 2020.