Vitaminas saudáveis

Como fazer vitamina de proteínas

Como fazer vitamina de proteínas

As vitaminas de proteínas são bastante consumidas por pessoas que fazem exercícios e existem nas mais variadas versões prontas para consumo. Porém, é mais saudável e econômico que você mesmo prepare sua vitamina de proteínas. A receita de vitamina de proteínas é bastante simples e leva poucos ingredientes.

O segredo dessa receita está em mesclar um alimento com alto conteúdo proteico, como os ovos, com frutas, que ajudem a absorver rapidamente esta proteína, e leite ou iogurte, preferivelmente desnatados, que deem uma textura mais encorpada para a mistura. A proposta que lhe oferecemos no umCOMO é feita com ovos, iogurte e banana. Acompanhe o passo a passo para descobrir como fazer vitamina de proteínas.

Menos de 15 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer uma vitamina de pêssego
Passos a seguir:
1

Para começar a fazer a sua vitamina com ovo, você deve separar as gemas das claras dos ovos. Para isso, separe dois recipientes, em um você colocará as claras e em outro deixará as gemas, que não serão usadas nessa receita de vitamina de proteínas, mas que podem ser usadas em outras receitas, para não serem desperdiçadas.

Uma coisa importante que você deve levar em consideração nesse passo é a seguinte: as claras serão consumidas cruas, por isso é de extrema importância que você faça a higienização das cascas dos ovos antes de quebrá-los. Para isso, lave bem as cascas dos ovos usando uma bucha e sabão de coco ou detergente.

2

Seguindo com a receita de vitamina de proteínas, você deve descascar a banana e corte-la em pedaços pequenos. É preferível que a fruta esteja madura para que se misture mais facilmente com o resto dos ingredientes.

3

Acrescente a banana ao recipiente onde guardou as claras dos ovos e, depois, o iogurte. Como a ajuda de um liquidificador, comece a batê-la até que veja que os ingredientes se misturaram por completo e que a vitamina de proteínas já está em estado líquido.

4

Pronto! Em apenas alguns minutos você já tem uma deliciosa vitamina com ovo feita em casa.

Vale ressaltar que existe um perigo em comer claras de ovos cruas, mesmo que as cascas dos ovos tenham sido higienizadas. A higienização da parte de fora dos ovos ajuda a diminuir os riscos de contrair a salmonelose, doença provocada pela salmonela, mas não elimina esse risco, já que em alguns casos, a salmonela pode ser transferida da ave para o ovo quando ele ainda está em formação[1].

De acordo com a matéria "Por que é perigoso comer ovo cru?", a única maneira de garantir que você vá matar essa bactéria é expondo o ovo a uma temperatura de 65º ou mais, o significa cozinhar ou fritar bem o ovo, nas versões fritas somente os ovos com gema dura, isso é, totalmente cozidas, é que estão livres do risco. Apesar de poucos ovos serem afetados por esse risco, o que corresponde a 1% dos ovos de galinha, ele existe e deve ser ressaltado para que você escolha se vai ou não consumir a receita de vitamina de proteínas.

Se você quiser conhecer mais informações sobre a salmonelose e os sintomas da doença, acesse o nosso artigo sobre o assunto.

5

Caso você prefira consumir outros alimentos ricos em proteínas e optar por não preparar a vitamina com ovo cru, nós temos uma lista no site que pode te ajudar.

Também existem outras opções de vitamina de proteínas sem ovo que podem ser boas alternativas:

  • Também pode substituir o iogurte por 2 copos de leite desnatado e combinar com um punhado de amendoim não torrado. Neste caso, não use as claras dos ovos.
  • Outra opção para preparar uma vitamina de proteínas é misturar dois copos de iogurte, mas líquido, 1 kiwi e 4 castanhas de caju.
  • Acesse esse artigo e descubra 6 shakes de proteína caseiros para ganhar massa muscular.

E se você preferir fazer a sua vitamina com ovo tomando os devidos cuidados você também pode preparar uma outra versão sem banana. Basta separar as claras de ovo, acrescentar 1 copo de iogurte e, no lugar da banana, adicionar 4 ou 5 morangos em pedaços, o que resultará em uma alternativa com um sabor completamente diferente.

Não deixe de conferir também as nossas receitas de como fazer brownie proteico e omelete de claras.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer vitamina de proteínas, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Não abuse dos sucos de proteínas, já que nenhum alimento em excesso é saudável.
Referências
  1. Por que é perigoso comer ovos crus? NOGUEIRA, Marcos. Disponível em: <https://super.abril.com.br/saude/por-que-e-perigoso-comer-ovos-crus/#:~:text=A%20salmonela%20vive%20nos%20intestinos,enquanto%20ele%20est%C3%A1%20em%20forma%C3%A7%C3%A3o.> Acesso em: 26 de janeiro de 2021.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
3 comentários
A sua avaliação:
Arnaldo
preciso saber se fazer vitamina de leite banana maçã e ovo está certo
Graca Belo
Ameeeeii a dicas de vitaminas com proteínas!
Editor umComo.com.br
Oi Graça, valeu pelo comentário :) Continue acompanhando os artigos do umCOMO!
ovos
e a salmonela do ovo cru?
Graça
Eu vou fazer com ovos cozidos, só as claras!
Como fazer vitamina de proteínas