Biscoitos

Como fazer um bolo de laranja simples

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer um bolo de laranja simples
Imagem: misthermorecetas.com

Podemos fazer um bolo seguindo a receita tradicional, composta por farinha, açúcar, leite e ovos, ou incorporar novos ingredientes para dar um toque diferente. Este é o caso da laranja, um cítrico que proporciona às nossas sobremesas um sabor intenso além de múltiplos benefícios, como seu alto conteúdo em vitamina C. Não perca esta receita de umComo e descubra como fazer um bolo de laranja simples.

Entre 1 e 2 horas Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer um bolo de laranja

Passos a seguir:

1

Antes de começar a fazer o bolo de laranja devemos deixar prontos todos os ingredientes. Para isso, retire a manteiga da geladeira alguns minutos antes de começar para que fique à temperatura ambiente. Depois, pré-aqueça o forno a 200ºC. Separe as gemas das claras de ovo, já que teremos de incluí-las em passos diferentes. Como você pode ver, esta receita de bolo não contém leite, pois este líquido já é substituído pelo suco de laranja. Se desejar acrescentar um pouco para suavizar o bolo, pode fazê-lo a gosto.

2

Agora sim, vamos começar. Em um recipiente coloque a manteiga e o açúcar, misture bem até obter uma massa homogênea. Para que seja mais fácil incorporar os ingredientes, pode cortar a manteiga. Uma vez misturados, acrescente as gemas uma a uma e sem deixar de mexer. Pode bater à mão ou usar a batedeira elétrica.

Como fazer um bolo de laranja simples - Passo 2
Imagem: trini-recetas.com
3

Quando tiver incorporado bem os ingredientes anteriores, para seguir com a receita do bolo de laranja simples, peneire a farinha com o fermento em pó e acrescente à mistura pouco a pouco. Pode peneirá-la por partes diretamente sobre o recipiente com o resto dos ingredientes, assim evitará sujar mais louça. Neste passo deverá ter paciência, pois tem de misturar tudo muito bem para evitar que fiquem grumos.

Como fazer um bolo de laranja simples - Passo 3
Imagem: monterobonificacioacocina.com
4

Quando tiver obtido uma massa consistente e sem grumos, é o momento de colocar o suco de laranja para reduzir a espessura. Adicione também a raspa de laranja e misture tudo. Reserve a massa por alguns segundos enquanto bate as claras em ponto de neve em um recipiente à parte. Após batê-las bem de forma que não caiam ao virar a tigela, coloque-as na massa e misture com a ajuda de uma espátula, fazendo movimentos suaves.

Como fazer um bolo de laranja simples - Passo 4
Imagem: directoragerentedelhogar.com
5

Agora é só colocar a massa do bolo de laranja em uma forma e deixar cozinhar durante 40-45 minutos, até que obtenha a textura e consistência adequada. Pode utilizar a forma que desejar desde que seja própria para o forno. Após o tempo determinado, faça o teste do palito para confirmar que está pronto.

Como fazer um bolo de laranja simples - Passo 5
Imagem: vitaminur.com
6

Quando o bolo estiver pronto, retire do forno e deixe esfriar um pouco. Depois, desenforme e polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro. Se desejar, pode fazer uma calda com suco de laranja e açúcar de confeiteiro e passar o bolo com ele. Outra opção muito boa é incorporar rodelas finas de laranja na parte superior do bolo antes de colocá-lo no forno. E pronto! Já tem seu bolo de laranja simples preparado para servir. Se você gosta destas receitas, não perca as receitas de bolo de iogurte e bolo fofo.

Como fazer um bolo de laranja simples - Passo 6
Imagem: recetas.cocina.es

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um bolo de laranja simples, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
Imagem: misthermorecetas.com
Imagem: trini-recetas.com
Imagem: monterobonificacioacocina.com
Imagem: directoragerentedelhogar.com
Imagem: vitaminur.com
Imagem: recetas.cocina.es
1 de 6
Como fazer um bolo de laranja simples