Como fazer um bolo de laranja simples

Como fazer um bolo de laranja simples
Imagem: misthermorecetas.com

Podemos fazer um bolo seguindo a receita tradicional, composta por farinha, açúcar, leite e ovos, ou incorporar novos ingredientes para dar um toque diferente. Este é o caso da laranja, um cítrico que proporciona às nossas sobremesas um sabor intenso além de múltiplos benefícios, como seu alto conteúdo em vitamina C. Não perca esta receita de umComo e descubra como fazer um bolo de laranja simples.

Entre 1 e 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Antes de começar a fazer o bolo de laranja devemos deixar prontos todos os ingredientes. Para isso, retire a manteiga da geladeira alguns minutos antes de começar para que fique à temperatura ambiente. Depois, pré-aqueça o forno a 200ºC. Separe as gemas das claras de ovo, já que teremos de incluí-las em passos diferentes. Como você pode ver, esta receita de bolo não contém leite, pois este líquido já é substituído pelo suco de laranja. Se desejar acrescentar um pouco para suavizar o bolo, pode fazê-lo a gosto.

2

Agora sim, vamos começar. Em um recipiente coloque a manteiga e o açúcar, misture bem até obter uma massa homogênea. Para que seja mais fácil incorporar os ingredientes, pode cortar a manteiga. Uma vez misturados, acrescente as gemas uma a uma e sem deixar de mexer. Pode bater à mão ou usar a batedeira elétrica.

Imagem: trini-recetas.com
3

Quando tiver incorporado bem os ingredientes anteriores, para seguir com a receita do bolo de laranja simples, peneire a farinha com o fermento em pó e acrescente à mistura pouco a pouco. Pode peneirá-la por partes diretamente sobre o recipiente com o resto dos ingredientes, assim evitará sujar mais louça. Neste passo deverá ter paciência, pois tem de misturar tudo muito bem para evitar que fiquem grumos.

Imagem: monterobonificacioacocina.com
4

Quando tiver obtido uma massa consistente e sem grumos, é o momento de colocar o suco de laranja para reduzir a espessura. Adicione também a raspa de laranja e misture tudo. Reserve a massa por alguns segundos enquanto bate as claras em ponto de neve em um recipiente à parte. Após batê-las bem de forma que não caiam ao virar a tigela, coloque-as na massa e misture com a ajuda de uma espátula, fazendo movimentos suaves.

Imagem: directoragerentedelhogar.com
5

Agora é só colocar a massa do bolo de laranja em uma forma e deixar cozinhar durante 40-45 minutos, até que obtenha a textura e consistência adequada. Pode utilizar a forma que desejar desde que seja própria para o forno. Após o tempo determinado, faça o teste do palito para confirmar que está pronto.

Imagem: vitaminur.com
6

Quando o bolo estiver pronto, retire do forno e deixe esfriar um pouco. Depois, desenforme e polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro. Se desejar, pode fazer uma calda com suco de laranja e açúcar de confeiteiro e passar o bolo com ele. Outra opção muito boa é incorporar rodelas finas de laranja na parte superior do bolo antes de colocá-lo no forno. E pronto! Já tem seu bolo de laranja simples preparado para servir. Se você gosta destas receitas, não perca as receitas de bolo de iogurte e bolo fofo.

Imagem: recetas.cocina.es

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um bolo de laranja simples, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.