Bolos

Como fazer bolo simples fofo

Como fazer bolo simples fofo

Muitas vezes comemos um bolo fofinho na casa de alguém ou em algum restaurante e nos perguntamos: como fazer para deixar um bolo tão fofo? Bom, você vai descobrir a resposta para esta pergunta neste artigo. Esta é a receita do bolo tradicional que quase todo mundo conhece, mas o resultado final é um acabamento totalmente fofo e agradável ao paladar. Este bolo pode ser comido tanto no café da manhã, lanche da tarde ou sobremesa, e pode ser servido de muitas formas diferentes. Trata-se de um bolo muito fácil de fazer, portanto, ideal para servir para convidados ou se deliciar sem companhia mesmo. Aliás, sem companhia não, junto de uma boa xícara de café ou chá quentinho. Então, preste atenção e anote como fazer bolo simples fofo com a ajuda do umCOMO.

Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

Vai precisar de:

  • Forma ou bandeja
Também lhe pode interessar: Como fazer um bolo de laranja simples

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar bata os ovos e o açúcar, lentamente, até conseguir uma massa de cor amarela. A massa deve ter uma cor bem clara e não deve ter grãos. Muita atenção a parte de não deixá-la granulada, pois queremos que o nosso bolo simples fofo dê certo!

2

A seguir, continue acrescentando o resto dos ingredientes no mesmo recipiente, o óleo, o anis, o suco e as raspas de limão e a canela. Nesta receita não vai leite na massa. Adicione sempre lentamente e misturando muito bem, sem importar a ordem dos ingredientes citados, até chegar à farinha e ao fermento, que devem ser separados, pois serão os últimos ingredientes a acrescentar.

3

Enquanto mistura todos os ingredientes até conseguir uma massa consistente para o seu bolo simples fofo, você deve começar a preparar a forma que você vai usar. Neste caso, unte a forma com manteiga usando um pincel de cozinha e finalize com um pouco de farinha, assim a massa não grudará na bandeja quando colocarmos no forno.

4

Depois, misture em um recipiente diferente a farinha com o fermento e vá acrescentando ao resto dos ingredientes, pouco a pouco, mexendo sempre para que qualquer grão se desfaça, mas mantendo as bolhas de ar que vão se formando para ajudar que o bolo fique bem fofo.

    Como fazer bolo simples fofo - Passo 4
    5

    A temperatura ideal do forno é de 170ºC a 180ºC. Além disso, você deve pré-aquecer o forno antes de colocar a massa lá dentro, normalmente a uma temperatura mais alta para depois baixá-la no momento de cozinhar o bolo. Esta seria a temperatura perfeita para esta receita, para que o bolo não queime e fique pronto em 35 ou 40 minutos.

    6

    Quando tiver terminado o bolo, isto é, quando comprovar que está totalmente cozido, desligue o forno e abra a porta. Não precisa abrir totalmente, só alguns centímetros para que entre o ar frio lentamente sem que o bolo diminua de tamanho pela mudança exagerada de temperatura. É recomendável deixá-lo dentro do forno nestas circunstâncias durante uns dez minutos até tirar do forno e deixar esfriar. E assim, já está pronto seu bolo simples fofo e você pode dar por finalizada a receita e partir para a melhor parte, a de saborear junto com seu café ou chá.

    E se você gosta de receitas de bolo simples, também vai querer preparar a nossa receita de bolo de mandioca no liquidificador. Fácil e delicioso!

    Como fazer bolo simples fofo - Passo 6

    Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer bolo simples fofo, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

    Conselhos

    • Não deixe o bolo repousar muito tempo depois de terminar de misturar a massa e antes de colocá-lo no forno, para evitar que se destruam as bolhas que comentamos anteriormente.
    • Não abra o forno enquanto estiver cozinhando para que não fique mais baixo e continue crescendo. Quando achar que talvez esteja pronto e já tiver passado grande parte do tempo indicado na receita, pode abrir o forno e espetar o bolo com um palito para ver se não está cru por dentro ou se precisa cozinhar um pouco mais.
    • Deixe repousar e esfriar antes de servir ou de decorar.
    Escrever comentário
    O que você achou da receita?
    2 comentários
    A sua avaliação:
    Jackson
    Essas 2 xícaras é de suco de limão e qual a quantidade de fermento em pó ? Posso usar leite ?
    Angela
    Olá. Nessa sua receita de Bolo Fofo vc pede um envelope de fermento. Qual fermento? ? Biológico de pão ou químico tipo royal? No Brasil não temos fermento químico em envelope, por isso minha dúvida. Grata.
    1 de 3
    Como fazer bolo simples fofo