Partilhar

Como fazer um bolo fofo

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer um bolo fofo
Imagem: Kkeyks.blogspot.com

Vocês não podem perder nossa receita sobre como fazer um bolo fofo. Esta é a receita do bolo tradicional que quase todo mundo conhece, mas o resultado final é um acabamento totalmente fofo e agradável ao paladar. Este bolo pode ser comido tanto no café da manhã, lanche ou sobremesa, e pode ser servido de muitas formas diferentes. Trata-se de uma sobremesa muito agradável e muito fácil de fazer, portanto é ideal, e além disso nunca decepciona porque todo mundo costuma gostar. Prestem atenção a esta fabulosa receita de bolo fofo.

Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer um bolo de esponja
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Em primeiro lugar bata os ovos e o açúcar, lentamente, até conseguir uma massa de cor amarela. A massa deve ter uma cor mais bem clara e não deve ter grãos.

2

A seguir, continue acrescentando o resto de ingredientes no mesmo recipiente, sempre lentamente e misturando muito bem, sem importar a ordem até chegar à farinha e ao fermento, que devem ser os últimos ingredientes a acrescentar.

3

Enquanto mistura todos os ingredientes até conseguir uma massa consistente e sem grãos, você deve começar a preparar a forma a usar. Neste caso, unte a forma com manteiga usando um pincel de cozinha para que o papel de cozinha grude nela, e assim a massa não grudará na bandeja quando colocarmos no forno.

4

Depois, misture em um recipiente diferente a farinha com o fermento e vá acrescentando ao resto dos ingredientes, pouco a pouco, mexendo cada vez para que os grãos se desfaçam, mas mantendo as bolhas de ar que vão se formando para ajudar a que o bolo fique bem fofo.

    Como fazer um bolo fofo - Passo 4
    Imagem: lacocinayrecetasdelanouvellevie.blogspot.com
    5

    A temperatura ideal do forno é de 170ºC a 180ºC. Além disso você deve pré-aquecer o forno antes de colocar a massa lá dentro, normalmente a uma temperatura mais alta para depois baixá-la ao cozinhar o bolo. Esta seria a temperatura perfeita para esta receita, para que o bolo não queime e fique pronto em 35 ou 40 minutos.

    6

    Quando tiver terminado o bolo, isto é, quando comprovar que está totalmente cozido, desligue o forno e abra a porta. Não precisa abrir totalmente, só alguns centímetros para que entre o ar frio lentamente sem que o bolo diminua de tamanho pela mudança exagerada de temperatura. É recomendável deixá-lo dentro do forno nestas circunstâncias durante uns dez minutos até tirar do forno e deixar esfriar. E assim, já está pronto seu bolo fofo e você pode dar por finalizada a receita.

    Como fazer um bolo fofo - Passo 6
    Imagem: Dulcinenca.com

    Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um bolo fofo, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

    Conselhos
    • Não deixe o bolo repousar muito tempo depois de terminar de misturar a massa e antes de colocá-lo no forno, para evitar que se destruam as bolhas que comentamos anteriormente.
    • Não abra o forno enquanto estiver cozinhando para que não fique mais baixo e continue crescendo. Quando achar que talvez esteja pronto e já tiver passado grande parte do tempo indicado na receita, pode abrir o forno e espetar o bolo com um palito para ver se não está cru por dentro ou se precisa cozinhar um pouco mais.
    • Deixe repousar e esfriar antes de servir ou de decorar.

    Escrever comentário sobre Como fazer um bolo fofo

    O que você achou da receita?
    1 comentário
    Angela
    Olá. Nessa sua receita de Bolo Fofo vc pede um envelope de fermento. Qual fermento? ? Biológico de pão ou químico tipo royal? No Brasil não temos fermento químico em envelope, por isso minha dúvida. Grata.

    Como fazer um bolo fofo
    Imagem: Kkeyks.blogspot.com
    Imagem: lacocinayrecetasdelanouvellevie.blogspot.com
    Imagem: Dulcinenca.com
    1 de 3
    Como fazer um bolo fofo

    Voltar ao topo da página