Molho bolonhesa

Como fazer molho à bolonhesa

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 27 fevereiro 2017
Como fazer molho à bolonhesa

O molho bolonhesa ou bolognesa é um molhomuito usado para acompanhar o macarrão. Trata-se de um molhoque tem uma consistência espessa e uma cor vermelha por ser feito à base de tomate. Se você também quer saber como se prepara, não perca este artigo do umCOMO com a receita para fazer um molho à bolonhesa caseiro.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

O primeiro passo para preparar o seu molho à bolonhesa é descascar e picar a cebola em pedaços pequenos, pode optar por picá-la com a ajuda de uma faca ou passá-la pela picadura para ficar bem triturada. Além disso, também pode cortar os alhos em fatias finas e cortar a cenoura em cubos.

Como fazer molho à bolonhesa - Passo 1
2

De seguida, deverá verter um pouco de azeite de oliva em uma panela e colocá-la no fogo. Quando estiver bem quente, deverá adicionar os vegetais cortados e deixar refogar no mínimo para evitar se queimarem.

Deverá conseguir que a cebola adquira uma cor transparente e mantenha a textura macia, pelo que não deverá subir o fogo.

Como fazer molho à bolonhesa - Passo 2
3

Uma vez que a cebola esteja no seu ponto, pode adicionar a carne picada previamente temperada com sal e pimenta a gosto, pode adicionar alguma erva ou especiaria para aromatizar o molho. Com a ajuda de uma espátula ou colher de madeira separe a carne, conseguindo assim que cozinhe por todos os lados.

Quanto ao tipo de carne, pode optar por o que mais gostar, embora o mais comum seja preparar o molho à bolonhesa com carne picada mista de bovino e suíno.

Como fazer molho à bolonhesa - Passo 3
4

No momento em que a carne começar a adquirir uma cor dourada, será a vez de adicionar o vinho tinto. Suba um pouco o fogo para conseguir assim que o álcool do vinho se evapore. No caso de preferir um molho mais suave e sem ficar com uma cor tão escura, também pode optar por a preparar com vinho branco.

Da mesma forma, há quem adicione leite ao molho à bolonhesa, pelo que se quiser também pode fazê-lo quando o vinho se tiver evaporado.

5

Por último, deve adicionar os tomates sem pele e cortados em pedaços ou o tomate natural enlatado junto com a água e, deixar a fogo médio-baixo durante 15 minutos para que todos os ingredientes fiquem bem misturados no molho à bolonhesa. Se vir que fica demasiado seco, poderá adicionar mais água, assim como também lhe recomendamos prová-lo e corrigir o sal e especiarias. E já tem seu molho à bolonhesa pronto!

Se gostou desta receita, não perca as nossas receitas de molho aioli e de molho barbecue.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer molho à bolonhesa, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
1 de 4
Como fazer molho à bolonhesa