Partilhar

Como fazer risoto fácil

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer risoto fácil

Gosta de risoto? Agora pode aprender a fazer você mesmo em casa com uma simples receita na qual explicaremos para você, passo a passo, os truques para preparar esta receita de uma forma rápida e simples. Tanto se tiver convidados em casa como se tiver vontade de surpreender os seus, o risoto é um prato delicioso que certamente agradará a toda a sua família. Neste artigo de umComo contamos a você, passo a passo, como fazer risoto fácil e saboroso. Vai ver como é fácil de fazer e uma delícia!

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer risoto de camarão
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

O primeiro passo que temos de fazer para preparar um risoto fácil em casa consiste em picar os alhos e a cebola em pedaços pequenos. De seguida, adicionamos as colheres de manteiga e azeite em uma panela funda para ser mas fácil de trabalhar. Deixe derreter a manteiga e esquente bem o azeite até começar a borbulhar.

Como fazer risoto fácil - Passo 1
2

Quando estiver assim, terá que acrescentar as cebolas e o alho e cozinhar por 10 minutos em fogo muito baixo até que as cebolas estejam transparentes. Depois, pegue no arroz e coloque para fritar com as cebolas. Aumente o fogo e deixe o arroz dourar um pouco.

Como fazer risoto fácil - Passo 2
3

Quando estiver ligeiramente dourado e em fogo alto, pegue no vinho, que é como meia xícara das normais de tomar café e coloque na panela. Deixe ferver e não se distancie do arroz. Enquanto estiver em fogo alto vai evaporar o licor e também absorverá rápido o líquido. Em uns 3-4 minutos ficará como na imagem, onde ainda há líquido, mas o arroz cresceu um pouco.

Como fazer risoto fácil - Passo 3
4

Agora é momento de adicionar o caldo. Baixamos o fogo do arroz primeiro. Ao lado, devemos ter uma panela com caldo feito por você ou usando um cubinho ou tablete de caldo pronto; se quiser, use caldo caseiro. O que importa é que não esteja muito concentrado e que esteja fervendo ao lado, pronto para ser usado, com uma concha. Depois, adicione uma concha de caldo fervendo ao arroz e baixe o fogo.

Não se distancie do arroz, mexa de vez em quando e deixe que absorva o caldo. Repita isso até terminar o caldo. Para saber se já absorveu líquido suficiente, prove o arroz e revise o tempero, sal e pimenta. Também quando vir que ao mexer com uma colher de madeira no fundo está quase seco de líquido e está espesso, é o momento de apagar o fogo.

Como fazer risoto fácil - Passo 4
5

Uma vez apagado o fogo, adicione o resto da manteiga e do queijo parmesão. Misture bem, deixe derreter e prove. Não mexa mais o risoto, tampe e deixe descansar 4-5 minutos. Quando passar o tempo de repouso, a manteiga e o queijo e o fato de tampar e baixar a temperatura o deixará mais espesso. Sirva com mais queijo por cima e saboreie um risoto fácil e delicioso.

Como fazer risoto fácil - Passo 5
6

Em umComo temos mais receitas específicas de diferentes risotos que você certamente gostará. Descubra como fazer um risoto de camarão ou um risoto de quinoa. São uma delícia!

Como fazer risoto fácil - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer risoto fácil, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Não se distancie do risoto, pois ele queima-se mais rapidamente do que você pensa.
  • A base de qualquer risoto é o arroz adequado, vinho branco, o caldo, manteiga e queijo parmesão. Não os substitua por outras coisas.
  • Se quer prepará-lo de cogumelos, frango, marisco ou qualquer outra coisa, adicione isso quando colocar a última concha de caldo.
  • Use menos vinho e mais caldo, como as quantidades que demos a você nesta receita porque com muito vinho o sabor fica muito forte ao comer.
  • Os últimos passos: tampá-lo, tirar do fogo, pôr a manteiga e queijo, são inevitáveis. Isso dará o toque final.

Escrever comentário sobre Como fazer risoto fácil

O que você achou da receita?

Como fazer risoto fácil
1 de 7
Como fazer risoto fácil

Voltar ao topo da página