Produção de queijo

Como fazer queijo

Como fazer queijo

Existem vários tipos de queijo, formatos, sabores, cheiros, tempos de maturação e de diversas origens diferentes. No entanto, há um ponto de partida para a elaboração da mais variada gama de queijos existentes. Ele é a base para que você possa fazer o queijo do seu gosto, com os ingredientes que deseja. Se quer descobrir como fazer queijo de maneira simples e na sua casa, acompanhe os 7 passos aqui do umCOMO e crie o acompanhamento perfeito para seu lanche da tarde ou café da manhã, para comer junto com pães, biscoitos, doces em compota e geleias.

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade média
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • Peneira
  • Recipiente para dispensar soro
  • Pote para armazenar o queijo caseiro
Também lhe pode interessar: Como fazer queijo coalho
Passos a seguir:
1

Para começar sua receita de como fazer queijo, coloque o leite dentro de uma panela e leve a fogo médio, até que o leite comece a ferver. Quando levantar fervura desligue o fogo.

2

Em seguida adicione as colheres de vinagre ao leite quente, uma a uma, até completar as oito.

3

Mexa e deixe a mistura descansar por 15 minutos para que o leite talhe.

4

Observe a panela, quando o leite talhado estiver separado do soro é hora de separar a coalhada do soro. Pegue uma peneira, coloque um recipiente embaixo e verta o conteúdo da panela. A parte talhada ficará na peneira e o soro cairá no recipiente.

5

Descarte o soro do recipiente e tempere a massa coalhada com sal à gosto.

6

Lave a coalhada com água ou leite, para garantir que o gosto azedo saia, e misture-a com a colher de chá de manteiga.

7

Para terminar o seu passo a passo de como fazer queijo, dê uma última espremida na sua coalhada na peneira para garantir que não sobrou soro. Passe para um pote com o formato que quiser e deixe ficar 12 horas na geladeira para que o seu queijo caseiro fique na consistência ideal e ganhe forma. Depois é só saborear! Fica uma delícia na companhia de uma geleia caseira e torradas.

Vale lembrar que é bom colocar a data de produção do seu queijo caseiro no pote, assim você não corre o risco de perder a data de validade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer queijo, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
3 comentários
A sua avaliação:
Flávia
Então eu li toda a receita de como fazer o queijo bri mais não tem continuação , a massa tem que ser cozida depois quanto de sal, para criar aquele bolor como fazer ????????? Desde de já muito obrigada ficarei no aguardo de uma resposta.
A sua avaliação:
José Bolívar Tolentino silva
Não estou conseguindo fazer o queijo de saquinho. Esfarela sempre. Abraço
Isabel Almeida
por que meu frescsl fica todo furadinho. ..? gosto dele lisinho. ..
ana beatriz
é por causa do método que usou para a formação da coalhada, para formar pedaços menores é melhor usar apenas o calor.
Como fazer queijo