Identificar Queijo

Como saber se o queijo está estragado

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se o queijo está estragado

O queijo é um alimento derivado do leite de diferentes animais de granja que costumamos consumir quase diariamente. Graças aos seus grandes benefícios é consumido por crianças, adultos e idosos, dentro de uma alimentação saudável e equilibrada. Pode ter diferentes texturas, dependendo geralmente do tipo de leite utilizado e do tempo de cura, cada variedade tem uma vida útil diferente antes de deixar de ser adequado para o consumo. Por isso, em umComo.com.br vamos explicar para você como saber se o queijo está estragado para evitar que possa sofrer envenenamento ou problemas digestivos por consumir queijo em mau estado.

Também lhe pode interessar: Pode congelar queijo?
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deve fazer é revisar a data de validade do produto. Quando for ao supermercado comprar os alimentos, é importante prestar atenção na data de validade para evitar comprar produtos vencidos. Além disso, é interessante que pense em quanto acha que vai demorar para consumir os produtos e adquira os alimentos em função da sua data de validade, avaliando essa regra. Alguns produtos podem ser consumidos após a sua data de validade sem riscos, mas no caso do queijo é melhor não fazer isso, inclusive se estiver cheirando bem, com um bom aspecto e sabor.

O queijo deve ser mantido sempre na geladeira. Segundo a Associação Canadense para a Educação do Consumidor sobre a Segurança Alimentar, os queijos expostos à temperatura ambiente durante mais de duas horas não deveriam ser consumidos.

Como saber se o queijo está estragado - Passo 1
2

A presença de mofo, uma mudança na cor, no cheiro ou no sabor do produto são sintomas de que o queijo não se encontra em bom estado. Para evitar problemas é melhor não o consumir, mas podemos determinar algumas exceções.

Os queijos cremosos ou processados com mofo ou mudanças em seu aspecto, sabor ou cheiro, não devem ser consumidos. Por outro lado, os queijos mais curados que tenham um pouco de mofo podem ser comidos se retirar essa camada e mais um pouquinho.

No caso de dúvida sobre a data de validade, seja porque ela desapareceu ou porque você eliminou a sua embalagem original, deixe-se guiar pelos seus sentidos. No geral, se não sabe a data de validade mas suspeita que ainda não venceu, cheire, observe e experimente o produto. Se tiver o seu aspecto habitual, cheirar como sempre e tiver o mesmo sabor, o produto estará em boas condições.

Como saber se o queijo está estragado - Passo 2
3

Para manter corretamente os queijos brancos, elimine a sua embalagem original e coloque em um recipiente plástico com fechamento hermético. Na parte de baixo, coloque um pedaço de papel de cozinha para absorver os líquidos do produto. Troque esse papel de vez em quando para não apodrecer. Além disso dependendo do tipo de queijo, a sua conservação deve ser uma ou outra:

  • Os queijos brancos para untar, apresentados em copos ou em embalagens como as de margarina, devem ser guardados na geladeira e consumidos antes de oxidarem.
  • Os queijos macios do tipo Brie ou Camembert devem ser guardados na geladeira em seus próprios recipientes, pois se conservam bem dentro deles.
  • Os queijos duros devem ser envolvidos em filme transparente e deixados na geladeira.

Em umComo damos mais conselhos sobre como conservar o queijo.

4

O queijo branco pode ser consumido assim que retirar da geladeira, mas no caso de outros tipos de queijos é melhor deixar uma hora aproximadamente à temperatura ambiente antes de consumir. O sabor do queijo é bem mais intenso e dessa forma poderá apreciar de maneira mais adequada as qualidades do produto.

Se esqueceu de retirar o queijo da geladeira, pode dar um toque de calor no microondas por poucos segundos. Nunca deixe que derreta, só deve eliminar o frio da geladeira.

Agora já sabe diferenciar quando o queijo está estragado ou não, como conservar e como consumir, portanto poderá desfrutar de um alimento saudável e natural que não deve faltar na sua dieta. Bom proveito!

Como saber se o queijo está estragado - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o queijo está estragado, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Silvana Cristina Almeida BLAGESKI
Gosto amargo quer dizer o quê
1 de 4
Como saber se o queijo está estragado