Confeitaria

Como fazer pasta de goma

Como fazer pasta de goma

A pasta de goma é uma massa muito doce e elástica que se utiliza para a elaboração de figuras, flores e outros elementos para decorar bolos. Ainda que seja parecido, não é mesma coisa que o fondant. A diferença entre estas duas massas de açúcar reside em que a pasta de goma é feita com CMC, ingrediente que dá mais densidade e elasticidade que o fondant, além de acelerar o processo de secagem. Desta forma, usaremos esta pasta para fazer decorações que requeiram peso, isto é, que não dobrem e sequem rapidamente. Para cobrir bolos, usaremos fondant. Continue lendo este artigo de umComo e descubra como fazer pasta de goma.

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer pasta americana
Passos a seguir:
1

O Carboximetilcelulose, mais conhecido como CMC, é um produto que é vendido em pó e utiliza-se, principalmente, no âmbito da confeitaria. Você pode encontrá-lo em qualquer loja especializada em produtos deste tipo. Se quiser saber qual é a equivalência entre colheres de sopa e gramas, neste artigo te contamos.

2

A primeira coisa que vamos fazer é peneirar o açúcar para que a pasta de goma fique o mais fina e lisa possível e misturá-lo com o CMC. Você pode fazer seu próprio açúcar de confeiteiro, mas é mais aconselhável adquiri-lo já preparado.

Como fazer pasta de goma - Passo 2
Imagem: leelalicious.com
3

Acrescente as colheres de sopa de água morna em outro recipiente à parte anterior e junte a glucose. Misture bem ambos ingredientes e, quando os tiver, comece a incorporar a mistura de açúcar e CMC pouco a pouco. Recomendamos que você comece acrescentando metade e mexa com a ajuda de uma espátula até começar a ganhar consistência.

4

Incorpore o resto do açúcar e, quando vir que a massa começa a ficar consistente, amasse com as mãos. Você deverá amassar até que a pasta de goma não fique grudada em seus dedos nem na tigela. O resultado será uma pasta similar ao fondant, mas mais elástica. Se quiser tingi-la, deverá aplicar um pouco de corante em creme ou pasta na massa final.

Como fazer pasta de goma - Passo 4
Imagem: chismesycacharros.com
5

Quando tiver a massa terminada, é aconselhável fazer uma bola, envolver em papel filme e reservar em uma sacola com fechamento hermético dentro da geladeira por um dia. Mas deverá voltar à amassá-la antes de usar. Se precisar usá-la urgentemente, você pode trabalhar com ela assim que fizer a pasta de goma, mas talvez o resultado não seja tão preciso. Se quiser saber como fazer fondant caseiro, não perca este artigo.

6

Você já tem sua pasta de goma caseira pronta para usar! Passado o dia de repouso, volte a amassá-la e comece a criar as figuras mais originais. Se ficar um pouco grudada entre seus dedos, unte suas mãos com um pouco de manteiga e você verá que ela logo volta à sua forma. Anime-se e crie seus próprios bolos de fondant e pasta de goma.

Como fazer pasta de goma - Passo 6
Imagem: todosloscomo.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer pasta de goma, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
7 comentários
Zuíla
Por quanto tempo posso guardar a decoração moldada com essa pasta?
Rosaria Simba
olá Sara o que significa CMC, e se eu não tiver açúcar de confeiteiro posso triturar o açúcar?
Editor umComo.com.br
Oi Rosaria! A diferença entre esta massa e o fondant reside em que a pasta de goma é feita com CMC, ingrediente que dá mais densidade e elasticidade que o fondant, além de acelerar o processo de secagem. Esse artigo explcia como fazer açúcar de confeiteiro caseiro: https://comida.umcomo.com.br/receita/como-fazer-acucar-de-confeiteiro-caseiro-4974.html
KATIA CARVALHO
Otima informação! Como faço para colorir esta massa?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Katia! Se você quiser tingir a pasta de goma, deverá adicionar um pouco do corante da cor que pretender na massa final. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
maria terezinha fe quadros
Dúvida: Glicose ou glucose?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! É glucose sim, tem um erro! Obrigada e valeu pela dica :)
Mateus Souza
posso fazer rendas com esta pasta?
Leonardo
por quanto tempo eu posso conservar a pasta de goma ?
MARIADE LOURDES ARAUJO
MARAVILHA!!!!!!!!!!!! AMEI TDO NO SEU SITE,OBRIGADO POOR DIVIDIR TUDO COM TODOS NÓS.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Mariade, muito obrigada pelo seu comentário valeu :) Continue acompanhando as nossas últimas novidades em http://www.umcomo.com.br/
Imagem: leelalicious.com
Imagem: chismesycacharros.com
Imagem: todosloscomo.com
1 de 4
Como fazer pasta de goma