Partilhar

Como fazer pão de alho com queijo

 
Por Ketlyn Araujo. 18 novembro 2020
Como fazer pão de alho com queijo

O pão é um alimento básico em uma grande variedade de culinárias. Pode ser encontrado em qualquer parte do mundo, mas sua versatilidade faz dele um alimento com variações que vão de acordo com a receita e a maneira de prepará-lo. Além disso, quando cortado de diferentes formas e acompanhado por ingredientes variados, você consegue obter receitas distintas para qualquer ocasião. Neste artigo do umCOMO te ensinamos uma receita de pão de alho com queijo, dois ingredientes que casam perfeitamente para serem usados como entrada, aperitivo e acompanhamento de pratos principais.

Se você quer saber como fazer pão de alho com queijo, com o que você pode acompanhar a receita e mais detalhes sobre ela, recomendamos que você siga lendo este artigo e anote o que for necessário antes de colocar a mão na massa. Você verá que delícia que o seu pão de alho vai ficar!

6 convidados Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receitas light com queijo quark
Passos a seguir:
1

Para começar a preparar esta receita de pão de alho com queijo crocante, em primeiro lugar, descasque e corte em pedaços pequenos os dentes de alho. Também há a opção de usar alho em pó.

Como fazer pão de alho com queijo - Passo 1
2

Pegue uma tigela para preparar o molho de manteiga e especiarias do seu pão de alho caseiro. Adicione a manteiga e o azeite de oliva, misturando ambos os ingredientes para que eles fiquem bem integrados. Depois, adicione o restante das ervas, junto com o sal. Opte por bater os ingredientes com um mixer, caso você tenha, para ter certeza de que eles estão bem misturados.

Como fazer pão de alho com queijo - Passo 2
3

Para terminar de misturar todos os ingredientes da sua receita de pão de alho, adicione à tigela os alhos descascados e cortadosno início do preparo e volte a usar o mixer até que você obtenha um molho completamente homogêneo e de cor branca.

4

Uma vez que você tenha o molho pronto, use-o para untar as fatias de pão. Previamente, você deve cortar o pão em diferentes fatias. Isso pode ser feito de duas formas: de maneira transversal (como se fosse preparar aperitivos, deixando a base do pão arredondada) ou longitudinal (como se fossem fatias planas, para preparar um pequeno sanduíche).

A forma de cortar o pão vai depender de como você quer servir o seu pão de alho com queijo, ou seja, como acompanhamento (que funciona melhor com o corte longitudinal) ou como aperitivo (transversal).

5

Quando você tiver untado as fatias com o molho do seu pão de alho, adicione o queijo ralado e acrescente um pouco mais de salsinha e orégano sobre cada fatia. Finalmente, coloque os pães no forno a uma temperatura de 225oC durante um tempo aproximado de 10 minutos.

Após esses dez minutos, comprove que o pão está torrado e que o queijo está derretido e dourado. Se você colocou as fatias na parte superior do forno, elas ficarão com um aspecto mais dourado, mas você terá de ficar de olho nos pães de tempos em tempos para que não fiquem passados e evitar que queimem. Sirva a receita ainda quente, e pronto! Você já pode aproveitar seu pão de alho com queijo.

Como fazer pão de alho com queijo - Passo 5
6

Esta receita vai resolver todas as suas dúvidas sobre como fazer pão de alho com queijo, mas nós do umCOMO também queremos te ajudar caso você não saiba com o que comer pão de alho com queijo. Estas são algumas ideias:

  • Você pode comer o pão de alho como entrada ou aperitivo antes do prato principal, no almoço ou jantar, acompanhado de uma cerveja ou qualquer outra bebida de sua preferência.
  • Acompanhamento para churrasco. A combinação de pão de alho com queijo e diferentes tipos de carnes na churrasqueira é outra que funciona super bem, sendo uma alternativa às clássicas fatias de pão francês, só que com muito mais sabor.
  • Você também pode combinar o pão de alho com um peixe ao forno, mas nesse caso você deve preparar a receita sem abusar do alho, para poder aproveitar melhor todos os sabores do menu.
  • Outra possibilidade é acompanhar essas fatias de pão de alho com uma salada elaborada com diferentes ingredientes, ou então uma salada leve e simples, de acordo com o seu apetite.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer pão de alho com queijo, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Agora que você aprendeu esta receita de pão de alho e queijo gratinado, é importante que conheça todos os benefícios e propriedades que ela possui. A começar pelos benefícios contidos no próprio pão: é uma grande fonte de energia, já que conta com altos níveis de carboidratos, além de ser fonte de vitaminas B2 e B6, magnésio, potássio, ferro e ácido fólico, contribuindo para regular o açúcar presente no sangue. É, também, uma fonte de fibras bastante interessante, melhorando dessa forma os problemas de prisão de ventre. Contém, ainda, propriedades antioxidantes que contribuem para evitar o envelhecimento das células.
  • Por outro lado, estão os benefícios referentes ao alho e ao azeite de oliva. O alho tem uma grande eficácia como antibiótico, pois ajuda a combater muitas bactérias que causam diferentes doenças. Já o azeite de oliva, quando cru, além de ser um alimento de origem natural, possui propriedades curativas: contribui para o combate da diabetes, regula o colesterol e previne possíveis danos mentais.
  • Por último, os benefícios do queijo envolvem as concentrações de cálcio em sua composição, que fortalece a saúde dos ossos, além dos aminoácidos presentes no alimento, que ajudam o organismo a ter um bom funcionamento. Além disso, a presença de vitamina B no queijo contribui para o auxílio na produção do leite materno para gestantes.
  • Tenha em mente que, aqui, nós demos algumas ideias de acompanhamento para você comer seu pão de alho com queijo, mas que as possibilidades são infinitas. Se você quer provar algo diferente das nossas sugestões, quando for comer este pão pense em outras coisas que você deseja consumir junto da receita e vá em frente. Ou, então, prepare-o como entrada para se surpreender com o sabor!

Escrever comentário

O que você achou da receita?

Como fazer pão de alho com queijo
1 de 4
Como fazer pão de alho com queijo

Voltar ao topo da página