Partilhar

Como fazer ovo cozido no microondas

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 15 julho 2020
Como fazer ovo cozido no microondas

O microondas é um eletrodoméstico excelente para cozinhas. Além de esquentar os pratos que ficaram frios, possui outras funções como as de descongelar a comida e cozinhas determinados alimentos. É, hoje em dia, utensílio indispensável em qualquer tipo de cozinha, seja ela profissional ou caseira, e dependendo da sua experiência culinária, acaba sendo usado com maior ou menor frequência. Muitos alimentos podem ser preparados no microondas, de modo que verduras e ovos são bons exemplos. Caso você esteja com o fogão ocupado e quer cozinhar um ovo no microondas, ou se você quer apenas aprender como fazê-lo, saiba que é mais do que possível – e o resultado não deixa nada a desejar.

Se você quer saber como fazer ovo cozido no microondas com passo a passo, além de entender todos os detalhes desse processo, recomendamos que continue lendo esta receita aqui no umCOMO.

1 convidado Menos de 15 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Pode congelar ovo cozido?
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Antes de começar a cozinhar o ovo no microondas, certifique-se de que ele está fresco. Aqui, explicamos como saber se um ovo está podre.

2

Agora que você já sabe que o ovo está em boas condições, quebre o ovo e coloque-o em um recipiente próprio para cozinhá-lo no microondas. Usar uma forma própria é a maneira mais fácil de obter sucesso na rua receita, mas caso você não a tenha é possível também usar uma pequena tigela com água.

Como fazer ovo cozido no microondas - Passo 2
3

Para fazer um ovo cozido no microondas, antes de colocá-lo lá dentro, é importante furar duas vezes a gema com um palito de dente.

4

Sempre será mais fácil cozinhar um ovo no microondas usando papel filme, então faça questão de cobrir a tigela ou o recipiente em que você colocou o ovo, já perfurado, com o filme plástico. Se você não tiver esse material em casa, use um pequeno prato para cobrir o ovo. Caso você esteja usando uma forma específica para cozinhar ovos no microondas, basta deixá-la bem fechada.

5

Coloque o ovo no microondas e deixe-o cozinhando a uma potência média durante cerca de 45 segundos (no mínimo 40 segundos, no máximo 50). Controle o tempo e, principalmente, a potência: não coloque o aparelho em potência máxima, pois o resultado final será um desastre e você não irá conseguir seu ovo cozido no microondas.

Como fazer ovo cozido no microondas - Passo 5
6

Abra o microondas e comprove o estado do ovo após os 45 segundos iniciais de cozimento. Se estiver tudo bem, continue cozinhando o ovo em períodos de 15 segundos no microondas, usando metade da potência do aparelho. 4 ou 5 tempos de 15 segundos costumam ser suficientes (ou seja, a partir de 1 minuto), mas tudo vai depender do tamanho do ovo: quanto maior, mais tempo levará para ficar pronto.

De maneira geral, primeiro cozinhe o ovo por 45 segundos, e depois vá pausando em tempos de 15 segundos no microondas, em potência média. Dessa forma, você evitará que o ovo absorva muito calor e acabe explodindo, algo que aconteceria com períodos mais extensos ou usando maior potência.

7

Quando você abrir o microondas e perceber que o ovo está cozido do jeito que você queria, pode tirá-lo de dentro. Antes de comê-lo, porém, procure deixá-lo descansando por 1 minuto, para que você não acabe se queimando e consiga aproveitar bem a comida. Coloque um pouco de sal e azeite de oliva para temperar o ovo e, se quiser, adicione mais temperos de sua preferência.

Como fazer ovo cozido no microondas - Passo 7
8

Com a receita acima, você saberá exatamente como fazer um ovo cozido no microondas. Se você optar por fazer um ovo cozido com casca usando o aparelho, saiba que o tempo de cozimento será mais longo. Você precisará adicionar água até cobrir o ovo da melhor maneira possível, evitando assim que a casca exploda. Deixe o ovo cozinhar por cerca de 12 minutos, em potência média. Cozinhar um ovo com casca no microondas não é a maneira mais segura de fazê-lo, mas se você controlar todas as etapas do procedimento, acaba sendo mais uma alternativa.

9

Você pode adicionar seu ovo cozido no microondas nas mais variadas receitas: em saladas variadas, para elaborar pratos como os ovos cozidos recheados e gratinados, cafés da manhã nutritivos com torradas com ovo cozido e abacate, sanduíches com ovo cozido e até pizzas que contenham o ingrediente na receitam. Tudo isso, é claro, sem abrir mão do clássico ovo cozido com uma pitada de sal e azeite, uma receita tão simples quanto deliciosa.

10

Agora que você conhece todas etapas da receita sobre como cozinhar um ovo no microondas, também é importante fazer uma breve análise dos múltiplos benefícios desse alimento para o corpo.

Entre os benefícios do ovo cozido, destaca-se o fato de que um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteínas, ou seja, possui os aminoácidos essenciais para o nosso corpo. Além disso, o ovo contém a colina, um nutriente fundamental presente nas vitaminas do complexo B. Alguns estudos[1] já comprovaram que a colina ajuda a melhorar o humor, a memória e o tônus ​​muscular das pessoas.

O ovo também possui outras vitaminas, como a A, B2, B12 e D, além de ser fonte de minerais como o zinco e o fósforo para o organismo. Focando a atenção na gema, o ovo também fornece dois nutrientes (zeaxantina e luteína) que correspondem aos carotenóides, ou seja, antioxidantes que ajudam na prevenção de problemas de visão.

Todos esses benefícios do ovo não param por aí, pois eles também têm um impacto muito positivo nas mulheres grávidas e lactantes: a colina favorece, ainda, o desenvolvimento do sistema nervoso do feto, além de evitar possíveis problemas de saúde no bebê quando ele nasce.

Se você quer saber ainda mais, recomendamos este outro artigo que fala sobre os benefícios de comer claras de ovos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer ovo cozido no microondas, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Referências
  1. National Institutes of Health. Office of Dietary Supplements. Disponível em: <https://ods.od.nih.gov/pdf/factsheets/Choline-DatosEnEspanol.pdf/>. Acesso em: 17 de dezembro de 2019.

Escrever comentário sobre Como fazer ovo cozido no microondas

O que você achou da receita?

Como fazer ovo cozido no microondas
1 de 4
Como fazer ovo cozido no microondas

Voltar ao topo da página