Como fazer orelha de padre frita
Orelha de padre, cueca virada, orelha de pau... Não faltam nomes para apelidar essa espécie de panqueca frita. A massa não é tão fina quanto um crepe, lembra bastante a panqueca americana, mas também não chega a ser tão espessa. O diferencial está justamente nos ingredientes acessíveis e um modo de fazer descomplicado.
A receita é ideal para ser servida como lanche e não necessita recheio. Ficou com vontade? Aprenda na receita do umCOMO os truques essenciais sobre como fazer orelha de padre frita.
Ingredientes:
Vai precisar de:
- Frigideira grande
- Concha
- Liquidificador (opcional)
Passos a seguir:
Não existe muito segredo para fazer a orelha de padre frita. A massa bem preparada é a base para que a receita saia saborosa. Comece juntando todos os ingredientes secos da massa (farinha de trigo, açúcar e 1 pitada de sal) em um recipiente grande e misture.
Acrescente então os outros ingredientes com exceção do óleo para fritar (leite morno, ovo e manteiga) e mexa bem. Você pode realizar esse processo com as mãos ou com o auxílio de um liquidificador. O ponto da massa da orelha de padre frita é quando ela estiver lisa e pastosa.
Enquanto isso, deixe uma frigideira grande em fogo médio com óleo para esquentar. Vigie esse óleo até que esteja quente a ponto de fritar.
Então, com o auxílio de um concha, pegue uma concha da massa da orelha de padre e coloque para fritar. Cuidado com os respingos de óleo.
Quando você perceber que a massa já está dourada por baixo, vire com o auxílio de uma espátula e espere que o outro lado também fique dourado com a aparência de uma pequena panqueca.
Repita o procedimento com o que restar da massa de orelha de padre.
Quando toda a massa estiver frita, você finalmente tem pronta a sua orelha de padre frita!
Ela acompanha muito bem café com leite e para dar um toque extra você pode polvilhar açúcar com canela ou ainda servir acompanhada de geleia de frutas ou Nutella.
Aproveite!
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer orelha de padre frita, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.
Conselhos
- A temperatura ideal para fritar é entre 150°C e 190°C. Sem termômetro você consegue saber que o óleo chegou a esse ponto com uma colher de pau. Basta colocar a ponta da colher no óleo, se ele borbulhar, significa que já está no ponto certo para fritar.
- Óleos neutros com ponto de fumaça alto são os mais indicados para frituras. Óleo de girassol, de amendoim ou de canola são boas opções.