menu
Partilhar

Como fazer panquecas

Por Redação umCOMO. Atualizado: 26 outubro 2020
Como fazer panquecas

As panquecas, procedente do inglês "pancakes", são muito comuns na gastronomia de muitos países, e podem ser servidas acompanhadas tanto de ingredientes doces, como salgados. Preparar panquecas é muito simples e você poderá fazê-las com ingredientes básicos que provavelmente já tenha em casa. Pode ser também uma grande ideia prepará-las com a sua família ou para um café da manhã com amigos. Todos com certeza vão adorar! Não espere mais e descubra neste artigo do umCOMO o simples passo a passo de como fazer panquecas.

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer panqueca de doce de leite
Passos a seguir:
1

O primeiro passo de como fazer panquecas na chapa ou frigideira é misturar a farinha com o fermento químico em um recipiente.

2

Em seguida, no mesmo recipiente, acrescente as duas colheres de chá de açúcar e uma pitada de sal e misture bem. Agora você tem um recipiente com os ingredientes secos.

Como fazer panquecas - Passo 2
3

Em outro recipiente, bata os ovos inteiros com um garfo ou batedor manual e coloque-os no recipiente com o resto dos ingredientes secos. Assim, você estará começando a formar a massa das panquecas.

4

Depois, acrescente o leite e bata um pouco mais, para que todos os ingredientes se integrem.

5

Por último, incorpore à sua mistura de panquecas a manteiga amolecida, ela pode, inclusive, ser derretida por 5 segundos no microondas, e bata tudo.

6

Os ingredientes secos e os líquidos agora formam a massa das panquecas.

7

Mexa bem para conseguir uma mistura homogênea e sem grumos e deixe repousar entre 10 e 15 minutos.

8

Após esse tempo, vamos ao passo de como fazer panquecas na chapa ou frigideira. Coloque uma frigideira sobre a boca do fogão, mas ainda não acenda. Com a ajuda de um guardanapo de papel unte a frigideira, ou a sua chapa, com um pouco de manteiga. Depois disso, pode acender para aquecer.

9

Com a ajuda de uma concha, acrescente massa suficiente, em função do tamanho e da espessura desejada, sobre a frigideira ou chapa.

Como fazer panquecas - Passo 9
10

Quando começar a borbulhar, vire a panqueca e deixe dourar do outro lado.

Como fazer panquecas - Passo 10
11

Repita o procedimento untando com manteiga e jogando a massa para preparar o resto das panquecas.

12

Ao finalizar o processo suas panquecas estarão prontas para comer acompanhadas com mel, chantilly, chocolate, geleia, frutas ou o que mais você preferir. Junto com um café ou chá inglês a experiência fica completa. Uma dica extra é: polvilhar as panquecas com açúcar de confeiteiro, fica uma delícia. E, se quiser variar o sabor da massa, aconselho que veja também nossa receita de panqueca de banana.

Como fazer panquecas - Passo 12

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer panquecas, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?

Como fazer panquecas
1 de 5
Como fazer panquecas

Voltar ao topo da página