menu
Partilhar

Como fazer mexilhões à marinheira

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer mexilhões à marinheira
Imagem: vinosyrecetas.com

Os mexilhões são dos mariscos mais nutritivos e benéficos para o organismo que existem. Além disso, seu distintivo sabor fazem-no protagonista de muitíssimas receitas, mas uma das mais populares, sobretudo nas regiões costeiras, é a de mexilhões à marinheira. Há muitas variedades deste molho, e neste artigo de umComo mostramos-lhe uma forma simples de elaborá-lo, que agradará a todos. Descubra a seguir como fazer mexilhões à marinheira.

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer mexilhões na chapa
Passos a seguir:
1

Antes de começar a cozinhar os mexilhões à marinheira, você deve limpá-los muito bem. Este é talvez o passo mais trabalhoso da receita. Para fazê-lo bem, pegue uma faca e vá retirando as barbas e os pelinhos que saem das conchas dos mexilhões. Quando tiver extraído todas, passe-os na água para acabar de retirar qualquer resto de sujeira e deixe escorrer um pouco.

Como fazer mexilhões à marinheira - Passo 1
Imagem: comermarisco.com
2

Agora você deve cozinhar os mexilhões seguindo a receita de mexilhões ao vapor. No artigo pode ver o passo a passo. Basta colocar os mexilhões em uma panela com meio copo de água, as folhas de louro e um pouco de sal. Tampe a panela, deixe que ferva e retire do fogo quando as conchas abrirem.

Como fazer mexilhões à marinheira - Passo 2
Imagem: lacocinadelayaya.com
3

Separe as conchas, retirando aquelas que não contém o mexilhão e reserve a outra parte que tem a carne presa do mexilhão. Depois, é a vez de preparar o molho à marinheira. Primeiro, pique a cebola, os dentes de alho e corte o tomate em pedaços. Em uma caçarola com um pouco de azeite de oliva, coloque a cebola e o alho picado. Quando dourarem, acrescente também o tomate picado e cozinhe em fogo lento durante 3 minutos mais.

4

A seguir, acrescente na caçarola o molho de tomate, um copo de vinho branco, o pimentão doce, a salsinha bem picada e dois copos de água. Mexa todos os ingredientes com uma colher de pau, coloque os mexilhões espalhados por toda a caçarola, tampe e deixe que os mexilhões terminem de se fazer com o molho durante uns 15 minutos em fogo lento. Vá mexendo de vez em quando para que o molho engrosse.

5

Uma vez que tenha passado este tempo, os mexilhões à marinheira estarão perfeitamente cozidos e prontos para servir. No caso de que tenha cozinhado os mexilhões em uma panela de barro, pode servi-los diretamente nela. Se, pelo contrário, tem que colocá-los em um prato ou bandeja, tente deixar que os mexilhões fiquem bem condimentados pelo molho.

Como fazer mexilhões à marinheira - Passo 5
Imagem: thecookingplan.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer mexilhões à marinheira, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?

Como fazer mexilhões à marinheira
Imagem: vinosyrecetas.com
Imagem: comermarisco.com
Imagem: lacocinadelayaya.com
Imagem: thecookingplan.com
1 de 4
Como fazer mexilhões à marinheira

Voltar ao topo da página