PARTILHAR

Como fazer licor de jenipapo

Como fazer licor de jenipapo

O Jenipapo é uma fruta típica do nordeste brasileiro, embora seja encontrada em toda a América tropical, muito saudável e que se parece com um figo, mas com maior tamanho. A fruta do jenipapeiro é rica em cálcio, ferro e vitaminas do complexo B, e embora seja saudável por isso, vale acrescentar que ela também tem muitas calorias. Suas propriedades, no entanto, são diversas, tanto estimulantes quanto medicinais, podendo estimular o apetite e a digestão e combater males do fígado, asma e melhorar a circulação sanguínea do corpo.

Neste artigo, o umComo te ensina como fazer licor de Jenipapo.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer licor de chocolate
Passos a seguir:
1

Descasque os jenipapos e guarde apenas a polpa e a semente, que também serão usadas na maceração. Em seguida, corte-os em pedaços pequenos.

Como fazer licor de jenipapo - Passo 1
2

Coloque os jenipapos recém descascados e cortados junto com o álcool num vidro que não deixe muito espaço para o ar. Guarde o vidro num local seco e escuro durante 30 dias no mínimo, agitando o futuro licor de jenipapo duas vezes por dia, exceto no último dia de maceração.

3

Após os 30 dias mínimos, se quiser, abra o vidro e coe a mistura com um coador de pano. Agora você deve fazer a calda.

4

Para fazer a calda perolada você deve primeiro colocar o açúcar numa panela com a água, e levá-la ao fogo brando, nem muito alto, a ponto de queimar, nem muito baixo, para poupar um pouco de trabalho. Mexa a polpa o tempo todo para evitar deixar o açúcar queimar. O ponto é quando a calda se tornar mais homogênea e densa, cerca de 15 minutos após o acender do fogo.

5

Agora, retire do fogo e misture com a mistura que foi macerada durante trinta dias. É importante que o processo de fazer a calda seja logo após o término da maceração, e a junção das duas misturas deve ser feita no mesmo dia; mecha o licor de jenipapo até obter uma mistura moderadamente homogênea e deixe esfriar na panela sem tampa, porém coberta com um pano para evitar o contato com a luz.

6

Após a mistura atingir temperatura ambiente, sorva-a num pote e deixe decantar durante 24h. Não coloque o licor de jenipapo "recém-nascido" na geladeira ou no freezer por enquanto. Se for engarrafá-lo, tente usar garrafas escuras para protegê-lo da luz, até o consumo, lembrando que você deve esperar trinta dias desde este último processo até poder servir o licor de jenipapo, para manter a qualidade. Veja também, em nosso site, artigo sobre:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer licor de jenipapo, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
14 comentários
A sua avaliação:
Madalena
Amei as receitas só fiquei confusa com a de genipapo na hora de fazer a calda onde vc fala mexer a polpa essa polpa vai no cozimento tbem
A sua avaliação:
José Carlos de Oliveira Dias
Ainda vou fazer
A sua avaliação:
ajsatleticano@yahoo.com.br
Muito bom
A sua avaliação:
Nian
Fiquei muito curiosa com seu preparo de licor. Parabéns! Gostaria de mais dicas, para preparar o meu. Gosto muito do licor e da fruta tbm.
A sua avaliação:
CRISTIANE ACIOLI PEIXOTO
Excelente, as receitas de licor.
A sua avaliação:
Lu
Amei!!!
A sua avaliação:
Malu
Olá! Muito grata pela receita! Estou no segundo processo. Engarrafado hoje e fiquei em dúvida se vai pra geladeira agora ou tenho que esperar alguns dias? .. muito Obrigada pela atenção!
A sua avaliação:
LYRIO CABRAL FILHO
POR FAVOR ME PASSE A RECEITA PARA FAZER LICOR DE JENIPAPO.
GRATO
A sua avaliação:
Maria Nelma de Carvalho Macaúbas
Aprendi a fazer com minha mãe e já era receita da minha avó. Como é só pra mim, faço pouco.
5 jenipapos lavados , corto , ponho em 1 litro de cachaça e deixo por tres meses. Depois desse período retiro os jenipapos, espremo e descarto. Acrescento mais cachaça, faço uma calda com mais de meio kg de açúcar . O ponto da calda é quando começa a ficar em fio. Acrescento ao licor e guardo por mais um mês a um mês e meio. Dai coo e tomo e dou de presente. Tem gente que faz com álcoolas é horrível o sabor. O bom é cachaça
Adriana Correia de Oliveira
Olá! Eu não estou entendendo se Cia a mistura que ficou em infusão e descarta a poupa do jenipapo, ou se a polpa vai junto com o açúcar para fazer a calda
A sua avaliação:
tarcisio joao alves barbosa
depois de trinta dias,,, vc coa ;... bagaço da polpa pode ser aproveitado, como......
A sua avaliação:
Maria Benedita Conrado novak
Muito importante para quem é leigo na cozinha.
Kátia Simone
Muita vontade de fazer um. Licor de jenipapo. Grata pela dica. Agora terei que caçar jenipapo por aí...
Dennis
queria saber como fazer também o de maracujá que fica cremoso como musse e se tem como vc me falar como posso fazer isso
Editor umComo.com.br
A sua avaliação:
MARIA DE FATIMA DA SILVA BARRETO
posso fazer so com cachaça em vez de alcoolse poder me diz pos meu esposo e alergico a alcoolobrigada
Como fazer licor de jenipapo
1 de 2
Como fazer licor de jenipapo

Voltar ao topo da página ↑