PARTILHAR

Como fazer licor de menta

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 1 fevereiro 2018
Como fazer licor de menta

A hortelã é uma planta famosa por diversos motivos, como por exemplo, os seus mais diversos usos, desde um tempero a uma planta medicinal, sendo encontrada em sobremesas, sucos, balas, pratos, etc. É o uso terapêutico da hortelã que lhe garante o título de planta medicinal, e além disso, a sua folha também conta com vitaminas A e C, ferro e cálcio. Para saber mais, leia quais são as propriedades da hortelã.

Para saber como fazer licor de hortelã de forma fácil e simples, continue lendo este artigo que umComo preparou para você!

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer licor de chocolate
Passos a seguir:
1

Limpe bem as folhas de hortelã, principalmente se você pegou de sua própria horta, pois sabemos que é comum a gente ter pés de hortelã em casa. Tire os talos e se quiser, pique as folhas de hortelã antes de começar o preparo do licor. Depois, deixe-as escorrer.

Como fazer licor de menta - Passo 1
2

Num pote de vidro com tamanho suficiente para receber as folhas, o anis e o álcool, coloque todos estes ingredientes e feche bem. Este vidro deve ser escuro, ou, simplesmente guardado num local escuro, que de preferência também seja seco. O contato com a luz afeta o momento de maceração do licor, que é importantíssimo para fazer um bom licor.

3

Deixe o licor macerando por trinta dias. Você deve agitá-lo duas vezes por dia para ajudar o processo de maceração do futuro licor de hortelã; a primeira vez pode ser durante a manhã, e a segunda, ao início da noite. Repita o processo de agitar o vidro todos os dias, exceto no último dia, para que as impurezas se concentrem no fundo da garrafa, facilitando o processo de filtragem.

4

Ao término da maceração, coe o licor de hortelã com um coador de pano, o mesmo utilizado para coar o café.

5

Para fazer a calda do licor de menta, que será adicionada à primeira mistura que foi feita, coloque numa panela o açúcar e a água. Leve a mistura ao fogo brando por cerca de 15 minutos, lembrando que você não deve deixar de mexer a calda, para evitar que o açúcar queime no fundo da panela.

6

Ao retirar a panela do fogo, deixe-a esfriar naturalmente; não se deve colocá-la no congelador ou na geladeira numa tentativa de acelerar o processo de arrefecimento. A seguir, junte a calda do licor à mistura que esteve no período de maceração.

Mexa-a até que a mistura torne-se aparentemente homogênea e engarrafe. O licor de hortelã deve ficar em descanso por mais uma semana, ao menos, antes de ser servido, nas mesmas condições anteriores: no escuro, longe do calor e da luz. Veja também, em nosso site, artigo sobre:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer licor de menta, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
8 comentários
A sua avaliação:
Amilton da Silva João
Adorei e gostaria de receber todas vossas novidades
Grácia Nunes
Não percebi o que é "pinga de boa qualidade". A receita não menciona no processo. Por favor, pode explicar?
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Grácia! Pinga é o mesmo que cachaça. Para esta receita, recomendamos uma cachaça boa, um produto de qualidade.
NELSON JUNIOR
OLÁ GRÁCIA PINGA E CONHECIDA COMO CACHAÇA OU AGUARDENTE DERIVADO DA CANA DE AÇUCAR UMA BOA SUGESTÃO SERIA A CACHAÇA GABYRABA ENCONTRADA NA CIDADE DE GUANAMBI BAHIA .
Eurico
Bom dia. Eles não podem citar nomes de pinga, cachaça, mas pode usar smirnoff
Valéria de Jesus Leite
Anis, anis estrelado ou estrela-de-anis é uma planta que as pessoas usam pra fazer chá.
Valéria de Jesus Leite
Por favor, o que é anis ou anis estrelado? Tem outro nome?
Editor umComo.com.br
Oi Valéria! Também pode ser chamado de estrela-de-anis.
Neusa
O anis estrelado é uma semente em forma de estrela, usado muito pra decorar bebidas, vc encontra onde vende temperos , farmácia de ervas e mercados.
sandra
Desculpa a ignorância Mas oque seria folhas de anis?
Editor umComo.com.br
Oi Sandra! As estrelas de Anis são o mesmo que anis estrelado.
Elizangela
Boa noite! O que seria 3 estrelas de anis?
Editor umComo.com.br
Oi Elizangela! É o mesmo que 3 unidades de anis estrelado.
Iracy Matilde de França
Adorei tudo de bom
Editor umComo.com.br
Valeu Iracy! Continue acompanhando nossas receitas :)
Weliton Oliveira da Silva
300ml ou 300gr de açúcar?
Editor umComo.com.br
Oi Weliton! A receita já foi corrigida. Valeu pela atenção!
Como fazer licor de menta
1 de 2
Como fazer licor de menta

Voltar ao topo da página ↑