Como fazer licor de menta
A hortelã é uma planta famosa por diversos motivos, como por exemplo, os seus mais diversos usos, desde um tempero a uma planta medicinal, sendo encontrada em sobremesas, sucos, balas, pratos, etc. É o uso terapêutico da hortelã que lhe garante o título de planta medicinal, e além disso, a sua folha também conta com vitaminas A e C, ferro e cálcio. Para saber mais, leia quais são as propriedades da hortelã.
Para saber como fazer licor de hortelã de forma fácil e simples, continue lendo este artigo que umComo preparou para você!
Ingredientes:
Passos a seguir:
Limpe bem as folhas de hortelã, principalmente se você pegou de sua própria horta, pois sabemos que é comum a gente ter pés de hortelã em casa. Tire os talos e se quiser, pique as folhas de hortelã antes de começar o preparo do licor. Depois, deixe-as escorrer.
Num pote de vidro com tamanho suficiente para receber as folhas, o anis e o álcool, coloque todos estes ingredientes e feche bem. Este vidro deve ser escuro, ou, simplesmente guardado num local escuro, que de preferência também seja seco. O contato com a luz afeta o momento de maceração do licor, que é importantíssimo para fazer um bom licor.
Deixe o licor macerando por trinta dias. Você deve agitá-lo duas vezes por dia para ajudar o processo de maceração do futuro licor de hortelã; a primeira vez pode ser durante a manhã, e a segunda, ao início da noite. Repita o processo de agitar o vidro todos os dias, exceto no último dia, para que as impurezas se concentrem no fundo da garrafa, facilitando o processo de filtragem.
Ao término da maceração, coe o licor de hortelã com um coador de pano, o mesmo utilizado para coar o café.
Para fazer a calda do licor de menta, que será adicionada à primeira mistura que foi feita, coloque numa panela o açúcar e a água. Leve a mistura ao fogo brando por cerca de 15 minutos, lembrando que você não deve deixar de mexer a calda, para evitar que o açúcar queime no fundo da panela.
Ao retirar a panela do fogo, deixe-a esfriar naturalmente; não se deve colocá-la no congelador ou na geladeira numa tentativa de acelerar o processo de arrefecimento. A seguir, junte a calda do licor à mistura que esteve no período de maceração.
Mexa-a até que a mistura torne-se aparentemente homogênea e engarrafe. O licor de hortelã deve ficar em descanso por mais uma semana, ao menos, antes de ser servido, nas mesmas condições anteriores: no escuro, longe do calor e da luz. Veja também, em nosso site, artigo sobre:
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer licor de menta, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.