Como fazer licor de jenipapo

Como fazer licor de jenipapo

O Jenipapo é uma fruta típica do nordeste brasileiro, embora seja encontrada em toda a América tropical, muito saudável e que se parece com um figo, mas com maior tamanho. A fruta do jenipapeiro é rica em cálcio, ferro e vitaminas do complexo B, e embora seja saudável por isso, vale acrescentar que ela também tem muitas calorias. Suas propriedades, no entanto, são diversas, tanto estimulantes quanto medicinais, podendo estimular o apetite e a digestão e combater males do fígado, asma e melhorar a circulação sanguínea do corpo.

Neste artigo, o umComo te ensina como fazer licor de Jenipapo.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Descasque os jenipapos e guarde apenas a polpa e a semente, que também serão usadas na maceração. Em seguida, corte-os em pedaços pequenos.

2

Coloque os jenipapos recém descascados e cortados junto com o álcool num vidro que não deixe muito espaço para o ar. Guarde o vidro num local seco e escuro durante 30 dias no mínimo, agitando o futuro licor de jenipapo duas vezes por dia, exceto no último dia de maceração.

3

Após os 30 dias mínimos, se quiser, abra o vidro e coe a mistura com um coador de pano. Agora você deve fazer a calda.

4

Para fazer a calda perolada você deve primeiro colocar o açúcar numa panela com a água, e levá-la ao fogo brando, nem muito alto, a ponto de queimar, nem muito baixo, para poupar um pouco de trabalho. Mexa a polpa o tempo todo para evitar deixar o açúcar queimar. O ponto é quando a calda se tornar mais homogênea e densa, cerca de 15 minutos após o acender do fogo.

5

Agora, retire do fogo e misture com a mistura que foi macerada durante trinta dias. É importante que o processo de fazer a calda seja logo após o término da maceração, e a junção das duas misturas deve ser feita no mesmo dia; mecha o licor de jenipapo até obter uma mistura moderadamente homogênea e deixe esfriar na panela sem tampa, porém coberta com um pano para evitar o contato com a luz.

6

Após a mistura atingir temperatura ambiente, sorva-a num pote e deixe decantar durante 24h. Não coloque o licor de jenipapo "recém-nascido" na geladeira ou no freezer por enquanto. Se for engarrafá-lo, tente usar garrafas escuras para protegê-lo da luz, até o consumo, lembrando que você deve esperar trinta dias desde este último processo até poder servir o licor de jenipapo, para manter a qualidade. Veja também, em nosso site, artigo sobre:

  • Como fazer licor de maracujá
  • Como fazer licor de abacaxi
  • Como fazer licor de chocolate
  • Como fazer licor de menta

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer licor de jenipapo, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.