Partilhar

Como fazer um limoncello caseiro

Como fazer um limoncello caseiro

O limoncello é um licor de origem italiana obtido pela maceração de limões no álcool. A origem exata da bebida encontra-se em Sorrento, uma cidade costeira a poucos quilômetros de Nápoles, na região da Campania, no Sul da Itália. Os limões de Sorrento são famosos pelo seu grande tamanho, sua cor amarela bem forte e seu sabor intenso.

O limoncello costuma-se tomar após as refeições como licor digestivo, apesar de que agora começa a ser tomado também em festas, em forma de shot. É importante consumir o limoncello bem frio depois de tê-lo deixado algumas horas no congelador, pois seus 25 graus de álcool não permitem que a bebida congele.

Além de ser uma bebida fácil de encontrar, o limoncello também pode ser preparado em casa. Quer saber como? Em umComo.com.br explicamos como fazer um limoncello caseiro.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer whisky caseiro
Passos a seguir:
1

Junte alguns limões e lave-os muito bem. Depois descasque de forma bem fininha cada limão, cortando só a parte amarela dele, que é a mais doce do fruto.

2

Em um recipiente grande coloque as cascas de limão e o álcool. Tape de forma hermética e guarde em lugar fresco, onde receba pouca luz.

3

Depois de misturar tudo, é importante deixar macerar as cascas no álcool entre 10 e 14 dias. O resultado deste processo de maceração deverá ser um líquido alcoólico tingido de amarelo e as cascas deverão ter perdido sua cor.

4

O seguinte passo será colocar no fogo um recipiente com um litro e meio de água e 875 gramas de açúcar aproximadamente, para depois deixar ferver por 15 minutos, mexendo frequentemente com uma colher de madeira.

5

Depois que o xarope estiver à temperatura ambiente você deve ir misturando com a maceração de álcool e limão, usando uma peneira para eliminar as cascas, pois elas já terão dado sabor ao líquido.

6

O último passo da preparação consiste em colocar o licor obtido em algumas garrafas de vidro com tampa. Você ainda deve armazená-lo por 5 dias mais (no mínimo) para acentuar o sabor antes de consumí-lo.

7

Antes de consumir a bebida é importante que ela esteja bem fria, ou seja, que fique algumas horas no congelador. Quando estiver frio, poderemos degustar finalmente nosso limoncello caseiro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um limoncello caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Servir e tomar frio

Escrever comentário sobre Como fazer um limoncello caseiro

6 comentários
A sua avaliação:
lourdes araujo
MUITISSIMO ORIGADO FOI MAIS QUE MIL AULAS ESTOU MUITO GRATA APRENDI MUITAS COISAS;
HUM MARAVILHA!!!!! MUITO GRATA ,AMEI TUDO DICAS RECEITAS REMEDIOS NATURAIS. _ LOURDES ARAUJO
Janice
Olá, tudo Bem? Poderia dizer se 10 limões é muito? Deu 1,5kg.
Editor umComo.com.br
Oi Janice! A receita apenas foi testada com 1 quilo de limões.
A sua avaliação:
Regina
Fiz a receita e adorei. Fiquei um pouco assustada já que misturei a calda de açúcar, mas depois de cinco dias ela ficou no ponto. Muito mais gostosa do que a comprada em empórios de produtos importados. Valeu.
Editor umComo.com.br
Oi Regina! Que bom que você gostou das dicas. Continue nos acompanhando :)
davi
Não se deve usar agua mineral para a fabricação de licores, deve-se usar agua filtrada ou destilada. Os minerais da agua vão reagir com o alcool e gerar off flavors
Editor umComo.com.br
Oi Davi! Valeu pela dica ;)
A sua avaliação:
João Bosco de Carvalho Melo
o limoncello, so pode ser feito com esse tipo de limão.
Maria fernandes
Fiz o limoncello mas ficou muito forte. Deixei 60 dias de infusão. Posso diluir com agua ainda, depois de pronto?

Como fazer um limoncello caseiro
Como fazer um limoncello caseiro

Voltar ao topo da página