Confeitaria

Como fazer fondant líquido

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer fondant líquido

O fondant é uma massa de açúcar usada para a decoração de cupcakes, bolos, bolachas, cake pops, roscas e praticamente qualquer produto de confeitaria ou sobremesa que possa ser complementado com açúcar. Estamos habituados a trabalhar com ele em sua forma sólida, mas sabia que também existe o fondant líquido? A diferença entre um e outro se encontra no resultado final, pois o fondant sólido deixa um acabamento mate, enquanto o líquido, ao endurecer, fica brilhante e liso. Se quer saber como fazer fondant líquido de forma fácil em casa, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra.

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer fondant sem marshmallows

Passos a seguir:

1

A forma mais fácil de preparar o fondant líquido é a partir do sólido. Para isso, pegue um pouco de fondant branco, introduza em um recipiente apto para microondas e esquente alguns segundos até que amoleça. Você deve esquentá-lo até ficar quase líquido mas sem chegar a isso.

Como fazer fondant líquido - Passo 1
Imagem: myeuropeancake.com
2

Depois, acrescente uma colher de sopa de água quente e mexa bem até conseguir um creme líquido. É melhor ir colocando a água pouco a pouco para evitar que fique muito líquido; se faltar, você pode sempre colocar mais, mas se passar do ponto deverá deixar esfriar até ficar espesso ou acrescentar mais fondant.

Como fazer fondant líquido - Passo 2
Imagem: clubcookingcookies.blogspot.com
3

Agora, acrescente uma colher de sopa de xarope de milho, que dará um pouco de sabor. Se não gostar do xarope de milho, pode usar um de outro sabor. A vantagem que apresenta o de milho é que não tem cor e não altera o tom do fondant líquido. E se não tiver nenhum xarope, não se preocupe, você pode fazer seu fondant líquido apenas com fondant sólido e água, e o resultado será ótimo também.

Como fazer fondant líquido - Passo 3
Imagem: thekitchn.com
4

Agora você tem a opção de misturar uma colher de chá de glucose com um pouco de água e incorporar à mistura. Este não é um passo obrigatório, simplesmente dá um pouco mais de elasticidade e brilho à massa. Caso seja necessário, acrescente mais uma colher de chá de água quente. Quando tiver a massa pronta, pode acrescentar uma ou duas gotas do corante alimentar que quiser e deixar repousar um pouco até esfriar. Depois, já pode decorar suas sobremesas.

Como fazer fondant líquido - Passo 4
Imagem: joepastry.com
5

E se o que você quer é preparar seu fondant líquido partindo do zero, precisará de 500 g de açúcar comum, 140 ml de água, 350 ml de xarope de milho. Acrescente em uma panela todos os ingredientes e esquente até que se dissolvam, mas sem chegar a ferver. Se tiver um termômetro, a temperatura ideal a atingir é de 115º. Mexa bem para que se misture.

Como fazer fondant líquido - Passo 5
Imagem: joepastry.com
6

Quando os ingredientes estiverem dissolvidos, passe a mistura para um recipiente de beirada alta, apto para batedeira ou batedor elétrico, e deixe esfriar um pouco. Depois, bata à velocidade média-baixa. Se tiver batedor elétrico, melhor. Deverá bater até que fique espesso. Quando estiver pronto, introduza o creme em um saco plástico transparente, feche bem e deixe repousar um dia inteiro em um lugar livre de umidade e à temperatura ambiente.

Como fazer fondant líquido - Passo 6
7

Depois do tempo de repouso, você já pode esquentar alguns segundos no microondas e decorar suas sobremesas. Para decorar é muito simples, você pode colocar o fondant líquido em um recipiente e mergulhar as madalenas, por exemplo, ou deixar os bolinhos sobre uma bandeja com grelha, e com uma colher ou saco de confeiteiro colocar o fondant por cima.

Como fazer fondant líquido - Passo 7
Imagem: mreposteria.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer fondant líquido, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
Imagem: myeuropeancake.com
Imagem: clubcookingcookies.blogspot.com
Imagem: thekitchn.com
Imagem: joepastry.com
Imagem: joepastry.com
Imagem: mreposteria.blogspot.com
1 de 8
Como fazer fondant líquido