Confeitaria

Como amassar o fondant

Como amassar o fondant
Imagem: manosmaravillosas.com

O fondant é uma massa de açúcar muito fácil de moldar e manipular se soubermos como fazê-lo. Se desconhecermos os truques para amassá-lo, pode colar em nossas mãos, na mesa ou nos utensílios que utilizemos, como o rolo. Se estivermos mais de uma semana sem utilizá-lo, endurece e o eliminamos porque achamos que já não podemos reutilizá-lo. E a verdade é que podemos continuar trabalhando com ele, apesar de ter endurecido, se soubermos como amassar o fondant corretamente. Se isso ocorreu várias vezes e gostaria de conhecer a solução para este problema, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra.

Também lhe pode interessar: Como fazer fondant sem marshmallows

Passos a seguir:

1

Amassar o fondant para que não cole

Para evitar que o fondant fique colado em nossa mesa de trabalho deveremos utilizar uma toalha individual com uma superfície antiaderente, que podemos encontrar em qualquer loja de produtos para o lar. Dessa forma, sempre é muito melhor usar um rolo de plástico que de madeira.

Mesmo que você utilize estes utensílios de cozinha, é possível que cole um pouco neles. Para evitar que isto ocorra há duas opções. A primeira é polvilhar um pouco de açúcar de confeiteiro ou maizena sobre a toalha e suas mãos (e o rolo quando esticar), mas não muito, já que um excesso pode fazer com que o fondant perca elasticidade, endureça e fique granulado. A segunda é untar um pouco de margarina nos utensílios ou manteiga vegetal. Esta última opção não altera as propriedades do fondant e lhe oferece um pouco de brilho. Em qualquer caso, mexa constantemente o fondant, quando estiver amassando com as mãos ou esticando com o rolo.

2

Amassar o fondant duro

Se o problema é que o fondant endureceu, há um truque muito eficaz para lhe devolver a elasticidade. Corte-o em pedaços pequenos e esquente-os no microondas alguns segundos, não mais de dez. Se continuar um pouco duro, volte a esquentar. Quando tiver amolecido, ponha um pouco de manteiga vegetal, ou margarina, e amasse com as mãos, não sobre a mesa, para hidratá-lo de novo. Se pelo contrário, o esquentou muito e ficou colado, utilize açúcar de confeiteiro ou maizena.

Como amassar o fondant - Passo 2
Imagem: magdalenacocina.com
3

Amassar o fondant para tingi-lo

Você pode comprar o fondant colorido ou tingir você mesmo. Para tingir o fondant sólido é aconselhável fazê-lo com corante alimentar em creme ou massa, já que o líquido ou gel demora mais para integrar e podem alterar ligeiramente a consistência da massa. Faça uma bola com o fondant, amasse-a para que fique plana, pegue um pouco de corante com um palito e reparta por vários pontos. Depois, comece a amassar com as mãos. Um truque muito eficaz para acelerar um pouco este processo é esticar a massa com as mãos, dobrá-la em forma de espiral e continuar amassando. Lembre-se que o fondant sólido não é uma tarefa rápida e deverá ter paciência.

Como amassar o fondant - Passo 3
Imagem: forofantasiasmiguel.com
4

Utilize estas técnicas para amassar o fondant e cubra seus bolos, faça flores, laços ou decore suas bolachas com ele.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como amassar o fondant, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
weverton
onde que e isto me fala o endereço dai eu vou ai
Imagem: manosmaravillosas.com
Imagem: magdalenacocina.com
Imagem: forofantasiasmiguel.com
1 de 3
Como amassar o fondant