Pão de milho

Como fazer arepas venezuelanas

Como fazer arepas venezuelanas
Imagem: taringa.net

A arepa é, sem dúvida alguma, um dos pratos mais típicos e populares da Venezuela, sendo considerado ideal para um café da manhã energético e delicioso ou para um jantar simples em família. A base da sua preparação é a farinha de milho, sendo possível recheá-la com várias alternativas que a tornam uma escolha adequada para todos os gostos, orçamentos e necessidades. Quer saborear deliciosas arepas venezuelanas mas não sabe por onde começar? Em umComo, explicamos com detalhes como fazê-las.

Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer chapati

Passos a seguir:

1

A receita tradicional de arepas requer apenas farinha de milho, água e sal. No entanto, se deseja obter uma massa bem mais suave e saborosa, acrescente à mistura um pouco de leite e uma colher de chá de manteiga. Suas arepas ficarão simplesmente deliciosas.

2

A massa de arepa deve ficar sempre suave e fácil de moldar, se a mesma ficar dura, o resultado final será também uma broa dura e difícil de desfrutar e digerir.

Para obter arepas suaves e deliciosas, comece por misturar uma xícara e meia de água morna com meia xícara de leite normal, desnatado ou sem lactose (como preferir). Acrescente a colher de chá de sal e mexa. Se desejar, pode prescindir do leite e usar unicamente duas xícaras de água.

3

Acrescente a manteiga se deseja dar mais sabor à massa. Em seguida, acrescente pouco a pouco a farinha de milho enquanto mistura com a mão. Não faça de seguida ou correrá o risco de que a massa fique muito dura.

Deixe de acrescentar a farinha no momento em que a massa estiver compacta, mas ainda suave e fácil de moldar. Se sentir que ficou muito dura, basta acrescentar um pouco mais de líquido.

Como fazer arepas venezuelanas - Passo 3
4

Acenda o forno a 250º para pré-aquecê-lo e, simultaneamente, coloque uma frigideira antiaderente em fogo médio para esquentar, não se esquecendo de acrescentar azeite.

Chegou o momento de fazer as arepas. Faça as bolas de massa e amasse-as delicadamente para formar uma espécie de pão redondo da espessura de um dedo, aproximadamente. O tamanho da arepa será basicamente o desejado pelo cozinheiro.

Como fazer arepas venezuelanas - Passo 4
5

Coloque as arepas na frigideira em fogo médio baixo, a fim de dourarem e selarem externamente. É importante não fazê-lo em fogo muito alto, pois irão queimar por fora e permanecer cruas por dentro.

Uma vez douradas e seladas, introduza no forno por 5 minutos em cada lado. Embora muitas pessoas pulem esta etapa e a façam apenas no forno, este toque final permite que as arepas fiquem crocantes por fora e macias e cozidas por dentro.

Como fazer arepas venezuelanas - Passo 5
6

Quando suas arepas estiverem durinhas e douradas por fora, estarão prontas para serem consumidas. Agora só falta abri-las e recheá-las com o que quiser: presunto e queijo, frango, carne. Há uma longa lista de deliciosas possibilidades para fazer uma refeição extraordinária e muito completa. Bom apetite!

Como fazer arepas venezuelanas - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer arepas venezuelanas, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
7 comentários
A sua avaliação:
Elaine Parpinelli
Quero fazer tenho vontade , pq vejo nas novelas .me dá aba na boca de vê-las.
A sua avaliação:
Cyntia
No Brasil não existe farinha para arepas, então eu compro farinha de milho branuca em flocos, trituro e peneiro. Para mim tem dado certo...
FRANCISCO FILINTO- Téo
Bom dia,sim em Boa Vista - RR tem a farinha tanto de arroz quanto de milho própria para fazer as arepas Venezuelanas...
Noémia Pires
Boa tarde.
Quero evitar o pão de trigo porque engorda muito, e gostaria de saber fazer arepas e outros sem glúten nem lactose
Obrigada.
DANIELLE LIMA DE BRITO
A FARINHA SO ENCONTRA NA VENEZUELA , NUNCA ENCONTREI NO BRASIL
A sua avaliação:
ERIKA HAYRA RIBEIRO FERREIRA
Vou fazer desse jeito! Já estou com a harina pan ( farinha de milho) da Venezuela.
jose lourenço de azevedo
e muito bom arepas pena que aqui não existe harina da pan de maiz blanco e com esta farinha comum não presta moro no ce.
Angela Cardoso
Dá pra fazer com flocos de arroz?
Parece delicioso 😋
A sua avaliação:
Manotejo
Qual farinha de milho vc utilizou? Pq fiz com uma que tenho aqui e nao deu certo.
A sua avaliação:
Trathanius
A receita esta Ok. Mas esta farinha de milho para fazer arepas, tortillas e outros pratos latinos não existem no Brasil. O que chamam de farinha de milho aqui não é nada parecido com a farinha das arepas. Em espanhol Harina de Maíz é uma farinha de milho branco precozida muito fina e visualmente semelhante a farinha de trigo.
Imagem: taringa.net
1 de 5
Como fazer arepas venezuelanas