Fazer pão em casa

Como fazer chapati

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 8 novembro 2019
Como fazer chapati

Chapati, também conhecido como pão ázimo ou pão indiano, é uma das receitas de pão mais antigas do mundo. A receita não leva fermento e é feita na chapa, sendo muito diferente do pão tradicional no Brasil e muito mais fácil de digerir. Este tipo de pão é ideal para comer com chutneys, pequenos molhos de diferentes sabores tradicionais da cozinha indiana. Essa receita é muito fácil de preparar e pode ser acompanhada de outros molhos e patês da sua preferência. Substitua o pão industrializado pelo chapati em qualquer refeição para um alimentação mais saudável, sem sacrifícios. Para saber como fazer chapati, continue lendo esse artigo do umComo.

10 convidados Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer pão
Passos a seguir:
1

Para fazer chapati, comece por misturar a farinha de trigo integral com o sal em uma tigela grande.

2

Adicione metade da água e misture tudo usando as mãos, de modo a formar uma farofa de consistência grossa. Acrescente o óleo e use as pontas dos dedos para misturar tudo muito bem.

3

Junte o restante da água, pouco a pouco e vá batendo a massa com a mão. Aperte, amasse, estique e volte a amassar por 5 minutos, sem remover a massa da tigela. Quando atingir uma consistência macia e elástica, está no ponto.

Dica: Se preferir sovar a massa na bancada, polvilhe um pouco de farinha na superfície. Tenha cuidado para não exagerar na quantidade e juntar mais farinha na massa.

4

Polvilhe a bancada com farinha de trigo branca e modele a massa até se tornar um rolinho. Divida o rolinho em dez porções, usando uma faca ou outro utensílio.

5

Enrole cada pedacinho com as mãos, formando uma esfera. Com o rolo de macarrão, abra a bolinha até se transformar em um disco fino. Se a massa grudar na bancada ou no rolo, polvilhe um pouco mais de farinha.

6

Aqueça uma frigideira anti-aderente em fogo médio, sem adicionar gordura. Quando estiver bem quente, coloque o disco na chapa durante 20 a 30 segundos até ver algumas bolhas. Vire-o ao contrário e deixe por mais 15 segundos. Acenda outra boca do fogão.

Como fazer chapati - Passo 6
7

Remova o pão da frigideira usando uma pinça e passe-o na chama da outra boca acabada de acender para chamuscar ligeiramente. Coloque o chapati num prato e repita o procedimento com os outros discos.

Nota: Se preferir, pode finalizar os chapatis na frigideira, deizando-os por mais tempo depois de virar.

8

Os pães estão prontos a servir. Para conservá-los durante mais tempo, guarde-os em um saco plástico até três dias.

Como fazer chapati - Passo 8
9

Agora que já sabe como fazer chapati, confira essas deliciosas receitas de comida indiana:

Bom apetite!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer chapati, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
1 de 3
Como fazer chapati